Quais os requisitos básicos de um carro de frota?

Quais os requisitos básicos de um carro de frota?

Saber identificar os requisitos básicos para um carro de frota é fundamental tanto para os veículos que serão destinados ao transporte de mercadorias quanto para aqueles que serão oferecidos como benefício ao colaborador para a retenção de talentos.

Assim, com o veículo certo, consegue-se garantir a disponibilidade da frota para a logística e o desempenho das operações do negócio ou, ainda, para fidelizar os funcionários-chave – especialmente nesse período, no qual ter a possibilidade do transporte individual é um cuidado adicional com a saúde e segurança dos colaboradores.

Por isso, neste artigo, falaremos mais sobre os principais requisitos básicos que devem orientar a escolha de carro de frota. Acompanhe a seguir.

6 requisitos importantes para a escolha de um carro de frota

Basicamente, o carro de frota forma o conjunto de veículos próprios ou terceirizados de uma empresa. Para tomar a melhor decisão, muitas empresas também utilizam a metodologia TCO (Total Cost of Ownership, ou Custo Total de Propriedade).

Esse método possibilita uma análise mais profunda do custo-benefício dos veículos, levando em consideração atributos e custos que vão além do valor de compra em si – incluindo, por exemplo, consumo de combustível, segurança, entre outros.

Hoje, há no mercado diferentes tipos de carro de frota, veja algumas dicas para orientar sua decisão.

1. O carro de frota deve estar alinhado à finalidade de uso do veículo

Um dos pontos principais para escolher adequadamente o carro de frota é ter um correto alinhamento entre tipo de veículo e finalidade de uso.

Por exemplo, incorporar à frota um carro executivo para atividades logísticas não será custo-eficiente nem mesmo seguro. Assim, é importante averiguar junto à concessionária ou parceiro de terceirização os tipos de veículos disponíveis e procurar a combinação ideal para as necessidades de utilização em seu negócio, levando em conta porte, modelos, categorias e marcas.

2. O carro de frota deve ser escolhido conforme o local de rodagem

Outro ponto a ser considerado na escolha dos veículos para a frota é ter bem claro seu ambiente de rodagem. Para circular no ambiente urbano, por exemplo, eles devem ser mais resistentes em termos mecânicos, tendo uma boa suspensão. Já se forem destinados a trajetos em estradas, a potência do carro pode ser determinante.

3. O carro de frota deve ser moderno

Por vezes, adia-se a atualização do carro de frota acreditando-se que essa é uma medida econômica. Acontece que, em boa parte dos casos, não ocorre desse modo e mais: depois de dois anos, a depreciação do veículo e seus custos com manutenção já serão expressivamente maiores.

Em contrapartida, os veículos mais modernos tendem a apresentar recursos que ajudam na economia de combustível, na segurança da carga ou do passageiro e contam com alta disponibilidade de uso, não precisando passar por manutenções corretivas frequentes, por inviabilidade por desgaste ou outros problemas comuns quando o veículo já atingiu determinada quilometragem.

No caso de carro de frota como benefício ao colaborador, há ainda a questão de o carro moderno apresentar mais conforto, praticidade e, mesmo, status na utilização.

4. O carro de frota precisa ser seguro

Segurança é um dos valores fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, e essa precisa ser levada em consideração na hora de avaliar os requisitos básicos para o carro de frota.

Assim, veículos que apresentem diferenciais que elevem a segurança, como sistemas de otimização de performance, freios ABS, telemetria, entre outros podem ser mais vantajosos.

5. O carro de frota deve ter um consumo de combustível reduzido

O gasto com combustível é um dos mais significativos na gestão de frota. Assim, na hora de avaliar as opções possíveis de carro de frota, é importante checar o consumo por litro. Os modelos mais recentes tendem a apresentar um consumo menor, em razão do uso de tecnologia mais avançada ou por não terem peças desgastadas, filtros sujos, pneus desalinhados, etc.

Para ajudar nessa avaliação, você pode consultar o site do Inmetro, lá, você poderá fazer comparações entre veículos semelhantes para encontrar o mais eficiente em termos de consumo de combustível.

6. O carro de frota deve ter boa disponibilidade de peças no mercado

Os carros de frota costumam ter um uso frequente e intenso, o que acaba demandando, eventualmente, a troca de peças. Assim, se a avaliação é para a compra de veículo próprio para a frota, um cuidado importante é fazer uma pesquisa sobre a disponibilidade de peças para reposição no mercado, averiguando também se não há nenhuma já obsoleta.

Assim, você evita que parte de sua operação fique paralisada, que o colaborador fique frustrado e que a produtividade de seu negócio seja reduzida em razão da dificuldade para compra de peças para o veículo.

Para ter mais insights sobre a escolha de carro de frota, confira também nosso e-book para ajudar a definir quanto custa a sua frota e tome a melhor decisão para seu negócio.

Fechar Menu