Financiar frota ou terceirizar: o que considerar para tomar a melhor decisão

Financiar frota ou terceirizar: o que considerar para tomar a melhor decisão

Independentemente do tamanho e da complexidade de sua operação, é possível que as alternativas de financiar frota ou terceirizá-la já tenham sido levantadas. E essa tomada de decisão do gestor de frota não é uma tarefa simples. Afinal, são muitos fatores que estão em jogo, e um passo errado pode refletir negativamente em seu empreendimento.

Arcar com os custos envolvidos ao financiar uma frota pode trazer problemas e demanda um robusto planejamento para o investimento. Muitas vezes, a mensuração dessas operações e processos, porém, não é clara para o gestor. Sem um direcionamento específico, como saber o que considerar? O que faz a terceirização ser mais vantajosa do que financiar frota? Como saber se a decisão de financiar frota faz sentido?

No artigo de hoje, destacaremos alguns fatores a serem considerados para identificar o momento correto de financiar frota ou terceirizá-la. Acompanhe.

1. Quantidade e modelos de veículos necessários

Já abordamos anteriormente a importância em considerar o modelo de automóvel ideal para sua frota. Quando se está pensando na padronização de seus veículos, a decisão de financiar ou terceirizar a frota pode ter um grande impacto na operação como um todo. A hierarquia de sua frota, bem como sua eficiência, é diretamente afetada por essa tomada de decisão.

A princípio, esse fator envolve uma série de considerações a serem feitas, e a gestão de manutenção, por exemplo, é uma delas. Considerar veículos econômicos, especialmente se a decisão pender a financiar frota, é altamente recomendável. Programas, como o PBE do INMETRO, custos, como IPVA, DPVAT, e taxas de licenciamento são parâmetros importantes para ser avaliados nessa decisão.

2. Papel e perfil do gestor de frotas ao terceirizar ou financiar frota

O modelo e comportamento da gestão ao terceirizar ou financiar frota é diferenciado. Para que seja tomada a melhor decisão, portanto, é preciso entender o papel que o gestor de frotas assumirá e agregará mais valor ao negócio.

Na gestão de uma frota financiada, a maior parte do tempo do gestor é despendida em funções operacionais. Ou seja, demandas burocráticas de documentação, regularização de seguros e manutenção de veículos são de responsabilidade do gestor ao financiar sua frota.

Por sua vez, em uma frota terceirizada, é comum acreditar que, pela transferência de funções operacionais, o papel do gestor seja excluído nessa mudança. Isso não poderia estar mais distante da verdade! O que acontece, na prática, é que a terceirização modifica o foco do gestor.

Se, ao financiar frotas, a gestão deve se encarregar dos trabalhos operacionais, na terceirização a ação se torna mais rentável. A figura do gestor de frotas fica mais estratégica, oferecendo recursos para que ele possa desenvolver sua operação da melhor forma possível, detectando gargalos e oportunidades de melhorias e atuando de modo mais proativa para elevar a lucratividade do negócio.

3. Custos e recursos

A necessidade de terceirizar ou financiar frota pode partir de vários pontos. Em alguns casos, o gestor pode achar mais vantajoso manter sua frota e terceirizar serviços de manutenção. Em outros, a demanda é por veículos específicos de carga pesada. A vantagem da terceirização, nesse caso, está na flexibilidade.

A escolha de financiar sua frota pode gerar despesas substanciais e imprevisíveis. A terceirização pode fazer com que custos de manutenção e demais serviços sejam mais bem controláveis e previsíveis, regularizando o orçamento da gestão.

Sendo assim, é importante planejar de antemão quais processos internalizar e como isso impacta seus fornecedores e o desempenho de sua equipe no dia a dia. O custo e os recursos envolvidos são os principais fatores a se considerar. Portanto, é importante calcular qual é o tempo gasto diariamente com as operações da frota e como ele poderia ser mais custo-eficiente.

Você ainda tem dúvidas entre financiar frota ou terceirizar? Existe algum fator que você precisa levar em consideração que não citamos aqui? Compartilhe conosco nos comentários. Até a próxima!

Fechar Menu