7 dicas para reduzir o consumo de combustível da frota em tempos de crise

7 dicas para reduzir o consumo de combustível da frota em tempos de crise

Os altos gastos com combustível da frota são sempre motivo de preocupação para os gestores de frota. Embora o Brasil ocupe posição intermediária no ranking internacional de países que mais cobram caro pelo combustível, esse é um insumo que, dentro da realidade do país, acaba pesando bastante no orçamento das empresas, sobretudo daquelas nas quais a operação do negócio depende em boa medida da frota veicular.

Portanto, encontrar maneiras de reduzir esse e outros custos é um desafio frequente dos gestores de frota para manter as contas no azul e viabilizar outros investimentos importantes – como a adoção de tecnologias, como a telemetria, por exemplo.

Então, se você também está buscando formas de diminuir esse custo, veja, a seguir, algumas dicas para reduzir os gastos do departamento com o consumo de combustível da frota. Acompanhe.

1. Realize a manutenção preventiva dos veículos

Antes de pensar em diminuir os gastos, é necessário encontrar maneiras de evitá-los, e a manutenção preventiva é uma delas. Ao realizar o acompanhamento dos veículos, você garante menos custos de modo geral, tanto com combustível como com possíveis reparos, acidentes, etc.

Entre os procedimentos comuns estão: lubrificações; aferição dos freios; checagem dos níveis de óleo e água; substituição do filtro de ar; limpeza ou troca do sistema de arrefecimento; alinhamento e balanceamento dos pneus e outros.

2. Para diminuir os custos com combustível da frota, otimize as rotas

Indiscutivelmente, a tecnologia é uma aliada importante em diversos departamentos, e com a logística não é diferente. Softwares para roteirização garantem acesso a mapas inteligentes capazes de avaliar e propor alternativas para oferecer caminhos mais curtos, rodovias mais seguras, vias com menos congestionamentos, locais com menos pedágio, ruas com condições melhores, etc.

Existem sistemas que coletam, organizam e disponibilizam em tempo real os dados sobre as atividades dos veículos e motoristas. E tudo isso reflete em otimização no uso do combustível da frota e no tempo de trabalho das equipes.

3. Abasteça em postos confiáveis

Preferencialmente, feche parceria com um posto de gasolina de confiança, assim, é possível ter mais controle e negociar melhores condições de pagamento. No entanto, em casos de imprevistos, tenha uma lista de outros postos seguros.

Ouça, também, seus motoristas. Por passarem muito tempo na rua, eles também podem contribuir com indicações de locais.

4. Avalie trabalhar com um único tipo de veículo

Frotas homogêneas, ou seja, com um único tipo de veículo, são mais fáceis de controlar, tendo gastos similares com manutenção e consumo de combustível da frota.

Quanto mais padronizada, mais fácil será identificar os parâmetros e garantir o menor consumo com o máximo de produtividade.

5. Faça o controle de quilometragem

Para quem deseja economizar, esse é um fator indispensável. Fazendo essa comparação, é possível verificar os veículos que estão rodando mais do que o necessário, o que ajuda a entender o consumo de combustível da frota e verificar os veículos que dão mais despesas.

6. Controle o peso da carga

Quanto mais pesado estiver o carro, mais combustível ele vai gastar. Por isso, é necessário realizar a distribuição de peso corretamente e ser rigoroso com a fiscalização desse aspecto na rotina de trabalho.

7. Estude fazer a terceirização da frota

Por fim, se você possui uma frota própria, considere estudar a terceirização. Assim, você poderá economizar não só com os gastos de combustível da frota, como também com toda a operação de modo geral. Além disso, contará com o apoio, o know-how e a tecnologia disponibilizados pelo parceiro de terceirização, proporcionando redução de custos global e melhorias expressivas no serviço prestado.

Para saber mais sobre como reduzir o consumo de combustível da frota, baixe gratuitamente o guia que preparamos com 10 dicas para economizar combustível.

Fechar Menu