Como você usa a telemetria na gestão veicular na frota?

Como você usa a telemetria na gestão veicular na frota?

A utilização de telemetria veicular na frota e a aplicação de outras tecnologias no dia a dia de trabalho são capazes de melhorar a forma como os processos diários são conduzidos no negócio e, assim, impactar positivamente nos resultados do setor e da organização.

Para quem não está familiarizado, a telemetria trata-se, basicamente, de uma tecnologia sem fio de transmissão para emissão e recepção de dados. Esse sistema de monitoramento é capaz de rastrear, medir e, inclusive, enviar comandos a algum equipamento que esteja distante.

Assim, ao implementar a telemetria veicular na frota, é possível capturar e transmitir as informações dos veículos para uma central de controle, que gerencia o acompanhamento dos dados coletados, melhorando suas operações.

Neste artigo, saiba mais sobre a telemetria veicular e os benefícios de utilizá-la em sua frota. Acompanhe a seguir.

Principais vantagens de utilizar telemetria veicular na frota

Entre os benefícios possíveis, podemos destacar:

1. Redução de custos

Os custos são preocupações constantes do gestor de frotas. Por isso, medidas que o ajudem a identificar economias possíveis, sem comprometer a qualidade do serviço, são bastante pertinentes.

Nesse contexto, a telemetria permite o acompanhamento de manutenções periódicas e condições adversas de funcionamento de veículos, o que, consequentemente, ajuda a diminuir a necessidade de gastos com serviços de manutenção corretiva e a ocorrência de sinistros relacionados a panes e falhas mecânicas.

Outra informação valiosa para os gestores é o gasto relacionado ao combustível. Com a telemetria veicular na frota, é possível descobrir quanto cada motorista gastou, em quais horários e viagens. Com esses detalhes e outros indicadores em mãos, fica mais fácil criar um plano de ação mais eficiente e reduzir custos com esse insumo.

2. Acompanhamento em tempo real

Saber como cada veículo da sua frota está desempenhando as funções exigidas faz com que a gestão possa identificar oportunidades de melhoria e pensar em outras questões estratégicas.

Por exemplo: a telemetria fornece o tempo de direção, que indica a duração do trabalho do motorista. Cruzando essa informação com a sua posição geográfica, é possível alertá-lo para a necessidade de terminar o seu turno e minimizar o acúmulo de horas extras, entre outras práticas.

3. Mais segurança no trânsito

Ao acompanhar os veículos em tempo real, é possível identificar a forma como os motoristas conduzem os veículos da frota empresarial e, se necessário, criar regras de conduta para reduzir infrações e acidentes de trânsito, além de priorizar a segurança dos colaboradores.

Com isso, toda a vez que alguma conduta diferente for tomada – como ultrapassar a velocidade permitida, fazer freadas bruscas, etc. -, o sistema emitirá um alerta para a equipe de monitoramento, que poderá fazer contato com o condutor para checar se ele está seguro.

Outra medida de segurança é referente ao desvio de rota. Quando um veículo sai do caminho determinado, o gestor é automaticamente avisado. Esse controle pode ser feito por meio de computadores e até mesmo de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

4. Gestão inteligente

Adotar a telemetria veicular na frota garante ao gestor indicadores importantes para que ele consiga obter melhor custo-eficiência com os veículos e sua equipe.

Uma série de relatórios, tanto de carros como de condutores, é colocada à disposição do gestor para que ele tenha uma visão abrangente e detalhada do que está acontecendo em sua frota.

O sistema também permite controles e otimizações das rotas, diminuindo tempo de realização e facilitando o cumprimento de prazos. Tudo isso com poucos cliques, interface intuitiva e disponível em qualquer dispositivo para ser acessado via web.

E então, você já utiliza a telemetria veicular na frota de sua empresa? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua mensagem nos comentários.

Fechar Menu