Custos de gestão de frota própria além do investimento nos veículos

Custos de gestão de frota própria além do investimento nos veículos

 Quando ser trata da gestão de frota própria, rapidamente os custos envolvidos priorizados são ligados aos veículos, não é mesmo? Afinal, é importante que as despesas sejam administradas de forma adequada, e o investimento no veículo seria o ponto central dessa questão, certo? Na realidade, as rotinas da área indicam algo mais abrangente: os custos na gestão de frota própria vão além desse valor.

Para que se tenha uma tomada de decisão assertiva na gestão de recursos e nos processos de sua frota, é preciso ter conhecimento sobre seus custos diretos e indiretos. Quando se avaliam gastos que vão além da superfície, isso é, aprofundados na realidade das operações, é possível ter um controle maior e mais opções de ações. A aquisição e renovação dos veículos expõem apenas uma parte do peso do investimento realizado.

Neste artigo, abordaremos os custos de gestão de frota própria que vão além do veículo em si. Assim, você poderá atentar-se a essas questões e implementar soluções mais custo-eficientes para seu negócio. Acompanhe a seguir.

1. Custos de manutenção na gestão de frota própria

Existem dois momentos distintos nos quais o custo de gestão de frota própria é voltado à manutenção: o esperado e o inesperado. Geralmente, um planejamento de manutenção concreto e preventivo auxiliaria na economia desse custo como um todo.

Com o tempo, a gestão de frota própria acaba fazendo com que seu custo de manutenção se eleve progressivamente. E quanto maior for o tempo dos seus veículos na estrada, maior deverá ser a possibilidade de que uma manutenção seja necessária.

2. Investimento no treinamento da equipe

A forma com que os veículos são conduzidos e as operações são realizadas são importantes na gestão de frota própria. A importância desse aspecto em seus custos é refletida no gasto com combustível, na manutenção e na própria segurança e saúde de seus profissionais.

Existem veículos e práticas na rotina de uma frota que necessitam maior atenção. Uma operação que exija um veículo de carga pesada, por exemplo, depende de uma direção preventiva e atenção em seu carregamento e descarregamento para obter eficiência e segurança máximas.

3. Contratação de seguro da frota

Quando se lida com a gestão de frota própria, encargos preventivos como a contratação de seguro são essenciais. Afinal, todos os dias de operação de sua frota seus veículos, cargas e profissionais estão sendo expostos a riscos e acidentes. Nesse caso, é altamente indicado que a gestão contrate uma seguradora que possa oferecer um serviço personalizado e que atenda às demandas da frota própria.

4. Impostos e taxas de licenciamento

A rotina de gestão de frota própria envolve também obrigatoriedades tributárias. Além dos encargos comuns a qualquer empreendimento, há um maior peso em IPVA, taxas de licenciamento, pedágios e demais tributos que devem ser considerados no planejamento da gestão e do orçamento do setor.

Então, a gestão de frota própria fecha com suas contas?

Como você pode ver, as contas dos custos de gestão de frota vão além do investimento nos veículos. E para quem atua na gestão de frota própria, pode ser um grande desafio ter controle sobre os processos que a internalização dessa frota desencadeia.

Uma solução que pode trazer benefícios para seu negócio é a terceirização da frota. Além de prática, a terceirização da frota impede que esses custos prejudiquem ou até inviabilizem a sua operação. Reduzindo sua exposição a esse risco, a oportunidade de economizar sem perder o desempenho de sua frota é grande.

Outra vantagem que a terceirização traz em relação à gestão de frota própria é seu controle de recursos. Funções administrativas podem ser modernizadas e a própria empresa terceirizada pode oferecer consultoria e soluções que facilitem o monitoramento e sua gestão. Ou seja, as responsabilidades do gestor de frota deixam de ser operacionais e passam a ser mais estratégicas, trazendo valor – e não custos – ao negócio.

Ainda tem dúvidas sobre os custos da gestão própria que vão além da aquisição de veículos? Procura um parceiro que possa ajudar você e sua frota nessa questão? A Maestro Frotas é referência nesse segmento e pode lhe ajudar nisso. Entre em contato conosco e saiba mais.

Fechar Menu