Como ter 100% de controle da frota de veículos?

Como ter 100% de controle da frota de veículos?

Ter 100% do controle da frota de veículos não é tão simples quanto pode aparentar em um primeiro momento. Trata-se de um trabalho que exige qualidade na gestão e um planejamento que gere bons resultados.

Alguns profissionais da área podem pensar, por exemplo, que basta investir em uma frota e em veículos próprios que o controle é garantido. Mas a gestão de departamento passa por desafios mais complexos a todo momento.

Atingir 100% de controle da frota não significa, simplesmente, ter a posse de todos os custos da operação. Existem processos a serem acompanhados, corrigidos e otimizados. Há setores que devem ser alinhados com a dinâmica da operação da frota da empresa. Inclusive, existem até possibilidades de contratações e terceirizações que podem lhe auxiliar nesse e em outros objetivos.

Por isso, no artigo de hoje, preparamos algumas dicas de como ter controle da frota de veículos. Saiba como ter um gerenciamento completo sem que isso comprometa a efetividade ou qualidade de seus serviços. Confira a seguir.

1. Estruturar uma política consistente de controle da frota

O desafio de ter 100% de controle da frota de veículos se inicia na base. Serviços ou condições fora dos padrões, geralmente, acabam dificultando o desenvolvimento de seus motoristas, gerentes e demais setores.

Uma política de gestão de frota permite que você possa definir processos de rotina. Por consequência, isso possibilita ter um controle maior de forma orgânica da frota. Isso significa que, durante a comunicação e o agendamento de serviços e rotas, tem-se um ganho e eficiência maiores.

2. Ter uma agenda de manutenção que cubra todos os recursos

É papel da gestão de frota que a manutenção veicular seja executada em dia e proativamente. Alguns gestores acabam pecando ao negligenciar a rotina de manutenção, por enxergá-la somente como um custo. Na verdade, ter a certeza do bom funcionamento dos veículos é um investimento mensurável, e parte do processo de ter 100% de controle da frota.

Para isso, é imprescindível que, ao agendar manutenção preventiva ou corretiva, tenha-se uma parceria especializada antes dos veículos saírem da garagem. Em uma frota terceirizada, esse controle pode ser ainda mais facilitado, unindo a contratação de veículos já com serviços de manutenção e checagem de motores e parte elétrica, por exemplo.

3. Gerenciar as rotas de forma estratégica e inteligente

Um serviço ágil nem sempre está ao alcance de um controle total da empresa responsável pelas frotas. Afinal, acidentes, eventos externos e a condição das estradas sempre podem interferir negativamente nesse planejamento. No entanto, ter 100% de controle da frota de veículos significa antecipar e trabalhar a partir desse cenário.

O gestor de frotas, ao realizar um estudo das melhores rotas, deve ter o controle da informação. Isso significa roteirizar com base em serviços realizados, tempo alcançado e, até mesmo, na eficiência de sua linha de frente. Sem uma organização e monitoramento adequados, esse gerenciamento pode não ser implementado e fazer com que custos e resultados saiam do controle.

4. Investir no treinamento e qualificação de funcionários

Controle não parte apenas de um bom planejamento, monitoramento e gestão de recursos. Para ter 100% de controle da frota de veículos, é preciso considerar, também, o recurso humano – ou seja, os profissionais que se arriscam e garantem que sua frota possa operar com eficiência. Por isso, é preciso ter a certeza de que boas práticas estão sendo seguidas.

A forma de condução e o perfil e atitude profissional caminham lado a lado. Portanto, ter o treinamento básico e a bateria de exames é algo essencial. Porém, mais do que isso, é preciso entender as aspirações desses profissionais e oferecer aos seus talentos as melhores ferramentas para que eles se tornem mais motivados naquilo que fazem.

Quer saber mais sobre como ter 100% de controle da frota de veículos e alavancar seus resultados? Descubra como a Maestro Frotas pode lhe auxiliar nisso!

 

Fechar Menu