Da medicina à educação, a IA está revolucionando os setores. A inteligência artificial na indústria automotiva também promete otimizar a fabricação dos veículos, trazer mais segurança e eficiência nas operações de frota, além de inovações na experiência de condução dos automóveis.
Neste artigo, entenda o que muda com a inteligência artificial na indústria automotiva. Acompanhe!
O que é inteligência artificial na indústria automotiva?
A inteligência artificial (IA) se refere à capacidade das máquinas de realizar várias tarefas, como aprendizado, raciocínio, ideação, design, tomada de decisão, etc., que, normalmente exigem, intervenção humana.
Assim, a inteligência artificial na indústria automotiva abrange uma ampla gama de tecnologias, como visão computacional, aprendizado de máquina, robótica e sistemas para integração de dados usados para a tomada de decisões em tempo real.
Tais tecnologias ajudam no desenvolvimento de carros autônomos e sistemas avançados de assistência ao motorista, na otimização dos processos de produção e no desempenho dos veículos. Logo, reduzem custos, elevam a segurança e tornam a indústria mais eficiente.
Quais são as tendências a partir do uso da inteligência artificial na indústria automotiva?
Conforme pesquisa da MindMiners, 70% dos participantes acreditam que a IA assumirá o controle do setor de automóveis em até 10 anos. De fato, o uso da inteligência artificial na indústria automotiva tem o potencial de transformar esse segmento, impulsionando inovações.
Enquanto algumas mudanças já estão em curso, outras ainda estão em desenvolvimento. Veja abaixo.
Fabricação de carros mais acelerada e eficiente
A IA tem um grande potencial para elevar a eficiência e reduzir custos e o ciclo de desenvolvimento de veículos.
Além disso, ela deverá ser cada vez mais utilizada nas linhas de produção, especialmente com a gestão de qualidade e com a facilitação de robôs autônomos para acelerar o ritmo de fabricação, trazendo mais padronização e precisão à qualidade das peças e dos produtos.
Aprimoramento da segurança no trânsito
Prevenção de acidentes, avaliação de risco, monitoramento da condução do veículo: a inteligência artificial na indústria automotiva pode, de diversas formas, ajudar a aprimorar a segurança no trânsito.
Sistemas de videotelemetria integrados à IA serão cada vez mais comuns para detectar e monitorar fatores como distração e sonolência do motorista, a fim de evitar acidentes. Ela também pode evoluir para emitir, também avisos sobre riscos próximos na estrada.
Além disso, veículos equipados com diferentes tipos de sensores, câmeras e com algoritmos de IA, são capazes de alcançar a precisão na detecção, tomando decisões em tempo real e fazendo intervenções automáticas em casos de emergências.
Direção autônoma em níveis mais avançados
Hoje, boa parte dos veículos podem ser classificados como nível 0 ou 1 de direção autônoma. Por isso, a inteligência artificial na indústria automotiva promete mais evoluções nesse aspecto.
Nos próximos anos, as montadoras devem avançar para que se veja modelos com IAs mais sofisticadas, capazes de tomar decisões em tempo real e com menores níveis de intervenção humana.
Além do objetivo de elevar a segurança, essa inovação integra-se a propostas como as de sistemas de controle de tráfego inteligente e de smart cities, reduzindo o congestionamento e tornando o trânsito mais conectado e eficiente.
Veículos elétricos e híbridos com melhor eficiência
A inteligência artificial na indústria automotiva também ajudará na fabricação de baterias com desempenho superior e a otimização do seu gerenciamento, ajustando dinamicamente o seu uso com base em padrões de direção e condições de tráfego. Com isso, elevará a eficiência energética e a autonomia desses veículos.
Comodidade elevada nos sistemas de assistência ao motorista
Tanto para elevar a segurança quanto para trazer conveniência na condução do veículo, a IA deve se fazer mais presente em diferentes sistemas de assistência ao motorista.
Já é possível ver exemplos de aplicações no controle de cruzeiro adaptativo (ACC), na assistência de faixa, no sistema de estacionamento automático, entre outros.
Impacto ambiental e consumo de combustível reduzidos
Algoritmos de IA têm tudo para se tornarem mais eficientes e exatos nas análises das condições da estrada, do comportamento do condutor e de outros fatores, a fim de fazer um uso mais inteligente de combustível.
Assim, é possível não apenas reduzir custos como, também, as emissões gás carbônico e a pegada ambiental da operação de frota.
Personalização elevada
Novos recursos de IA também serão aplicados para garantir uma experiência de condução muito mais personalizada. Isso pode incluir:
- ajuste automático da temperatura interna do veículo;
- escolha automática de músicas e de notícias considerando as preferências de cada usuário do veículo;
- ajuste de iluminação;
- suporte de assistentes virtuais feitos com IA generativa trazendo mais recursos e empatia para aprimorar a experiência e o relacionamento entre o veículo e o motorista. Por exemplo, sugestões úteis com base no comportamento aprendido e no contexto situacional.
Manutenção preditiva e mais precisa
A integração entre IA e a Internet das Coisas (IoT) traz mais precisão e confiabilidade para a manutenção preditiva.
Os sistemas de IoT auxiliam no rastreamento das condições dos veículos em tempo real e, conforme os sensores ou a IA integrada identificam riscos ou problemas em potencial, emitem alertas para que medidas preventivas sejam executadas.
Roteirização mais eficiente
Com a inteligência artificial na indústria automotiva, é possível reduzir a complexidade e aumentar a agilidade e a eficiência nas rotinas de roteirização nas operações de frotas.
Tarefas como o recálculo de rotas em tempo real, com adequação conforme as mudanças e riscos identificados, vão reduzir a carga de trabalho da equipe e oferecer um suporte mais rápido ao motorista na estrada.
O conteúdo foi útil para você? Então, continue acompanhando o blog da Maestro Frotas!