Quais os impactos de uma frota terceirizada na logística da sua empresa?

Quais os impactos de uma frota terceirizada na logística da sua empresa?

Contar com uma frota terceirizada de veículos pode trazer diversos benefícios para as empresas. O custo de ter e gerenciar uma frota própria, atender uma demanda crescente por entregas rápidas a preços competitivos e as inovações tecnológicas em veículos, pode se tornar um grande desafio logístico para uma organização.

Quando uma empresa opera uma frota própria, que movimenta funcionários, clientes, os bens de consumo, matérias-primas ou produtos industriais, ela precisa dominar a maioria (senão todos) os aspectos logísticos dessa operação.

Pensando nisso, a seguir, saiba mais sobre as vantagens de operar uma frota terceirizada para a logística da sua empresa. Acompanhe.

Os benefícios de uma frota terceirizada

Uma frota de veículos próprios representa uma espécie de “negócio dentro do seu negócio”, que demanda uma quantidade significativa de tempo, esforço e dinheiro para seu gerenciamento e operação. Já quando você terceiriza sua frota, a administração pode se concentrar nas partes mais importantes do seu empreendimento, ou seja, dominar produtos, construir relacionamentos com clientes e gerenciar os processos estratégicos do negócio.

Uma empresa pode assumir um risco considerável ao empregar uma frota de veículos própria e em tempo integral. A depreciação dos veículos, os custos de renovação, a manutenção preventiva e corretiva – tudo isso pode gerar surpresas em seu orçamento.

No mercado competitivo atual, muitas empresas que desejam obter o máximo de potencial em atendimento ao cliente, publicidade e a capacidade garantida para executar operações de frota optam por alugar veículos, e não comprá-los.

Hoje, as locadoras contam com uma variedade de marcas e modelos para atender às necessidades de cada negócio – e muitas dessas empresas também cuidam da gestão administrativa e até oferecem manutenção dos veículos por um custo mensal.

Quando você elimina a necessidade desses gastos, pode investir melhor o seu capital em áreas importantes, como desenvolvimento de produtos, inovação, processos e despesas pertinentes.

O impacto da frota terceirizada no setor de logística

Devido às complexidades de administrar uma frota interna, muitas empresas terceirizam suas frotas, de modo a gerar eficiência em seus processos logísticos. Uma frota privada só pode ser benéfica se a sua formação e operação não tirar a capacidade de o negócio prosperar.

Se a operação de uma frota privada depende de recursos humanos ou financeiros necessários para a sobrevivência e o crescimento do core business, não é uma estratégia de negócios viável.

Quando sua frota interna estiver ocupada e não puder atender a uma demanda urgente, imposta por algum cliente, é provável que seja gerado um gargalo nos processos logísticos, pois muitos clientes podem ficar de mãos vazias ou insatisfeitos com a velocidade e a qualidade de seu serviço.

Por outro lado, uma frota terceirizada permite que ela seja redimensionada rapidamente, atendendo demandas pontuais ou urgentes. Dessa forma, a empresa consegue moldar a frota para atender à demanda atual com o olhar no futuro.

Com a terceirização, sua equipe de logística se preocupará apenas com suas remessas e recebíveis. Tanto sua empresa quanto seus clientes se beneficiarão da experiência de uma frota terceirizada. Movimentação de sua equipe, entregas mais rápidas e um nível de operação mais eficiente podem ser vantagens competitivas importantes para seu negócio.

Terceirizar sua frota é uma decisão importante. Pode parecer uma perda de controle de seus ativos, mas, a partir de uma análise mais apurada, é possível perceber seus benefícios: quando você adota uma frota terceirizada, o fluxo de caixa poderá aumentar, bem como a possibilidade de escalar seu negócio.

E você, tem interesse em investir em uma frota terceirizada? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem ou entre em contato conosco e até a próxima!

Fechar Menu