Como fazer um bom negócio com terceirização de frotas?

Como fazer um bom negócio com terceirização de frotas?

Em alguns círculos, ainda é comum a mentalidade de que a terceirização de frotas é uma opção mais cara do que manter veículos particulares. Principalmente nas empresas menores, nas quais o papel de um gerente de frota pode ser compartilhado com outras funções de negócio, raramente se tem tempo para fazer uma comparação adequada para verificar as vantagens da terceirização.

Geralmente, ter uma frota própria significa investir um bom tempo e dinheiro com aquisição, renovação, manutenção, inspeções, seguros, documentações, entre outros. As empresas pagam, de forma rotineira, por essas tarefas e serviços, direta e indiretamente, por meio dos salários do pessoal empregado para essas funções.

No entanto, quando esses serviços são terceirizados para um parceiro especialista, sua empresa ganha com eficiência, produtividade e redução de custos e sua tarefa de gestor de frota torna-se menos operacional e muito mais estratégica, por meio da interação com a locadora e supervisão de todo o projeto.

Por isso, nesse artigo, vamos apresentar o porquê considerar a terceirização de frotas e como você pode fazer um bom negócio com ela. Acompanhe.

Os benefícios da terceirização de frotas

A terceirização não significa que a empresa desiste do controle de sua frota ou que ela desaparece completamente do foco da administração do negócio. Uma frota terceirizada para uma empresa especializada, com uma alta quantidade de informações, estratégias e consultoria na gestão de veículos e redução de custos, na verdade, fornece a você um controle de frota ainda maior.

O foco do gestor de frota pode, então, mudar das atribuições operacionais do gerenciamento diário de veículos para a gestão do contrato com o parceiro terceirizado, tendo a possibilidade de ter um posicionamento mais estratégico sobre como desenvolver e manter uma frota – e um negócio – cada vez mais eficiente.

A taxa mensal que você paga a uma locadora de veículos, incluindo os custos de manutenção futuros e outros serviços, pode tornar as despesas da frota um item regular em seu orçamento, garantindo que você não terá mais que pagar por uma despesa imprevisível.

Além disso, a terceirização de frotas é extremamente flexível, de modo que uma empresa possa optar por terceirizar somente a propriedade e a manutenção de um veículo. Conforme o negócio cresce, você pode incrementar as funções terceirizadas, como assistências em estradas, inspeções veiculares, monitoramento de veículos, entre outros serviços.

Como terceirizar a sua frota?

Às vezes, as empresas só querem ter uma quantidade de veículos em sua frota e terceirizar o controle de manutenção, porque sabem que sempre terão à disposição os meios para manter seu negócio operando.

Esses contratos podem incluir aquisição de veículos, manutenção preventiva/corretiva, administração de frota, conformidade legislativa, gerenciamento de combustível, gestão de acidente, entre outros serviços.

Por isso, antes de fechar negócio, é preciso que o gerente de frota defina claramente seus objetivos para ajudar a identificar quais áreas da operação de veículos ele precisa terceirizar.

É importante pensar se há alguma parte do processo de gestão que você gostaria de manter internamente e se questionar se isso está em conformidade com os objetivos de longo prazo do negócio. Além disso, é preciso ter em mente que manter alguns processos internos pode, inadvertidamente, criar uma camada de complexidade para sua equipe e seus fornecedores.

Isso significa que é preciso fazer uma revisão completa dos processos da sua frota, garantindo que todos os pontos estejam incluídos na terceirização. Para tanto, é fundamental o envolvimento de departamentos, como finanças, RH, seguros e instalações, acompanhado da equipe de gerenciamento de frota e de seus condutores.

As empresas devem considerar o tempo gasto em questões de frota por dia ou por semana para chegarem a um custo monetário e ao nível, em horas ou dias, do recurso envolvido.

Dessa forma, se a sua frota de veículos está afetando a performance das suas equipes ou a satisfação do cliente, isso é um motivador para considerar a terceirização de frotas.

E então, você já pensou em investir em uma estratégia de terceirização de frotas para sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários e até a próxima!

Fechar Menu