5 aspectos que dão segurança ao negócio com frota terceirizada

5 aspectos que dão segurança ao negócio com frota terceirizada

O gestor de frota lida com o resultado de operações que sofrem com diversos contratempos e ameaças a cada frete ou carga realizada. Para uma gerência sem uma experiência mais sólida com frota terceirizada, pode parecer que delegar veículos e serviços a terceiros possa significar um comprometimento do negócio ou clima de insegurança. Na realidade, é exatamente o contrário.

Com a terceirização de frotas, é imprescindível que se tenha um serviço que mantenha a gestão sempre à frente do monitoramento e cumprimento das normas ideais de segurança para a circulação de seus veículos.

Mas como se garante isso? É possível ter mais segurança em seu negócio? Como isso influencia a gestão? É o que discutiremos no artigo de hoje. Saiba mais a seguir.

1. Prevenção de riscos e de mera reatividade com a frota terceirizada

Atuar apenas minimizando possibilidades e consequências de acidentes e riscos não é o mais indicado. Quando se trabalha com frota terceirizada, porém, é possível fazer com que sua gestão vá além do comportamento reativo. Ou seja, trabalhando com uma parceira comprometida e com serviços de gestão personalizados, é possível implementar práticas de segurança preventivas, evitando focos potenciais de riscos diversos com os veículos, a equipe, a carga e a operação de modo geral.

Ações como treinamento de reciclagem em uma frota própria, poderiam competir com operações e ações emergenciais. Em uma frota terceirizada, sua gestão torna-se mais estratégica e menos operacional e essa mudança de paradigma é fundamental para sair de uma postura reativa “apagadora de incêndios” e assumir uma mais proativa que gere valor estratégico ao negócio.

Tudo isso gera muito mais segurança e vantagens com a terceirização de frotas para sua gestão e operação de frotas.

2. Otimização de recursos

Não existe crescimento de empresa sem dores particulares. O aumento de operações caminha lado a lado com maior disponibilidade de veículos, necessidade de renovação e diversificação de frota, entre outras questões. E a reorganização de recursos, quando falha, pode limitar o potencial de todo esse crescimento. A frota terceirizada permite essa expansão.

Desenvolvendo processos internos com foco em sua organização, responsabilidades do seu core business tornam-se mais seguras. Seu negócio mantém-se eficiente e operando com a performance desejada.

Além disso, em caso de situações em que serviços especializados são demandados, seu negócio estará protegido e a frota terceirizada poderá implementar uma política de segurança rápida e qualificada pensada para esta demanda específica.

3. Monitoramento e valorização de condutores

Muitas das responsabilidades de acidentes e sinistros em operações de frota representam grande peso para a gestão também em termos de atividades burocráticas. Uma frota terceirizada permite que serviços de monitoramento e classificação de sua equipe logística e de transporte sejam mais bem rastreados, diminuindo ocorrências e garantindo maior confiabilidade para seu negócio.

O monitoramento permite também que a gestão reduza custos desnecessários, otimizando o uso do combustível e investindo em ciclos de manutenção preventivos. O pensamento a longo prazo garante que sua empresa possa ter uma imagem de segurança atrelada a seu negócio a partir desses ganhos proporcionados com a frota terceirizada.

4. Melhoria contínua com a frota terceirizada

Não basta que se espere segurança em seu negócio sem que haja consistência e um pensamento de continuidade. O engajamento em práticas seguras de condução, bem como incentivos para o bom aproveitamento da frota terceirizada, torna-se uma responsabilidade estratégica para a gestão da frota.

Para isso, é importante que se tenha uma parceria que garanta autonomia para sua gestão, ao mesmo tempo que oferece soluções com foco na segurança de seu negócio.

5. Celeridade nos processos administrativos

Problemas administrativos partem de uma morosidade ou limitação de acesso da gestão e de sua equipe a ferramentas que permitam que o negócio possa ser alavancado e processos otimizados.

Com uma frota e serviços de apoio terceirizados, seu negócio pode ganhar segurança não somente nas operações, como também nas rotinas burocráticas. Isso é possível pois o gerenciamento da frota passa a contar com soluções especializadas, como planejamento e dimensionamento de frota, serviços de telemetria, gestão de multas, sistema de B.I. (Business Intelligence) e outros, o que eleva a eficiência, a produtividade e a segurança da operação com processos mais padronizados, previsíveis, enxutos e otimizados.

Confira na prática de que forma uma frota terceirizada especializada como a Maestro Frotas pode dar segurança a você e a seu negócio! Converse com um de nossos consultores!

 

Fechar Menu