Terceirização de frota como vantagem estratégica

Terceirização de frota como vantagem estratégica

Cada vez mais a tendência de alugar bens, ao invés de adquiri-los, vem se consolidando. Com o avanço frenético da tecnologia, é natural que as empresas apostem na terceirização de frota, permitindo que elas sempre estejam com os veículos mais modernos e econômicos disponíveis no mercado, sem que isso afete consideravelmente os seus balanços financeiros.

Essa economia na aquisição também pode ser ampliada para a manutenção preventiva e corretiva desses veículos ao fazer a terceirização de frota. Além disso, permitindo que a locadora administre sua frota, os gerentes e sua equipe podem focar em áreas mais estratégicas da empresa, ajudando a melhorar consideravelmente sua produtividade, eficiência e resultados nos negócios.

É importante ressaltar que, ao optar pela terceirização de frota, apesar de transferir a responsabilidade para um terceiro, você terá controle total sobre ela, garantindo que seja exatamente do jeito que sua empresa precisa.

Para ajudá-lo a compreender melhor a questão, confira, a seguir, quatro das principais vantagens da terceirização de frota de veículos.

1. Redução de custos operacionais

Manter uma frota de veículos próprios é um investimento alto. Despesas com manutenção, como peças e mão de obra, podem aumentar rapidamente quanto mais velhos forem os veículos. Além disso, gerenciar a manutenção e os reparo requer a contratação de uma equipe de funcionários especializados e de modernos softwares de gestão.

Ao terceirizar a frota, sua empresa reduz significativamente seus custos operacionais. Sem uma equipe interna de manutenção, uma série de despesas relacionadas à folha de pagamento são evitadas.

2. Minimização das flutuações do fluxo de caixa

A terceirização de frota pode ser uma forma de diminuir as flutuações do caixa na hora de adquirir veículos, e fazer manutenção ou contratação de funcionários para ajudarem a gerenciar a frota. Quando a demanda por seus produtos ou serviços aumenta, é natural que o investimento em veículos também cresça, e, com ele, estão os gastos com manutenções, ocupação física de peças no almoxarifado, contratação de seguros e de pessoal, entre outras despesas.

Esses picos de consumo tendem a desequilibrar o fluxo de caixa, o que pode levar o empresário a ter que buscar crédito em instituições financeiras para manter a empresa em operação. Ao terceirizar a frota, além da economia, as despesas se mantêm regulares, sem sustos no orçamento.

3. Ajuda a aumentar satisfação dos seus clientes

Ao tentar gerenciar a disponibilidade de peças, manutenções e outros aspectos da sua frota, é possível que a produtividade dos seus funcionários seja afetada negativamente. Quando sua equipe se sente pressionada, ocupada com tarefas que poderiam ser executadas por terceiros, a qualidade da produção ou da prestação de serviços diminui, deixando seus clientes insatisfeitos.

As melhores empresas adotam essa prática como forma de manter sua equipe focada na satisfação de seus clientes. Com isso, a terceirização da frota garante um serviço de excelência, o que gera diferenciais de mercado importantes para sua empresa.

4. Terceirização de frota melhora a eficiência da frota

A terceirização de frota permite que seu negócio tenha acesso a uma consultoria especializada de como manter uma frota que atenda a todas as suas necessidades, contando com veículos modernos, confortáveis e eficientes.

Você se beneficiará com a capacidade de especialistas do ramo de ajudarem a planejar e minimizar riscos potenciais, como acidentes, falhas mecânicas ou gastos excessivos com combustível. Além disso, locadoras de veículos contam com contratos de seguradoras e oficinas de serviços mecânicos, o que agiliza a substituição, no caso de sinistros.

Com uma eficiência mensurável, maior fluxo de caixa, segurança garantida e disponibilidade de veículos, a terceirização de frota tem se mostrado a melhor opção para o sucesso nos negócios, independentemente do ramo ou porte da sua empresa e do tamanho de frota demandado.

E você, quer conhecer mais dicas para melhorar a gestão da sua frota de veículos? Continue acompanhando nosso blog para mais novidades! Até a próxima!

Fechar Menu