Como definir o perfil e tamanho de uma frota ideal?

Como definir o perfil e tamanho de uma frota ideal?

O desenvolvimento de uma empresa passa pelo aumento ou aquisição de uma frota. Por isso, é fundamental encontrar a frota ideal, que vai auxiliar para que a empresa continue tendo benefícios significativos, no lugar de trazer prejuízos.

Dessa maneira, passa a ser interessante saber dimensionar adequadamente sua frota, de acordo com as necessidades da sua empresa. Isso garante eficiência, redução dos custos e a obtenção de resultados consistentes. Investir em um modelo ideal pode ser a receita de sucesso necessária para o bom desempenho de um empreendimento.

Portanto, neste artigo, reunimos dicas de como refletir sobre o tipo de frota, a quantidade de veículos necessários e a forma de aquisição de veículos, possibilitando que se tenha o melhor resultado com essas escolhas. Acompanhe!

COMO ESCOLHER O MELHOR MODELO DE AUTOMÓVEL PARA A SUA FROTA?

Para escolher a frota ideal, é fundamental planejar o modelo de veículo que será adequado ao tipo de operação da sua empresa. Para isso, deve-se levar em consideração algumas características importantes.

A padronização da frota é um item essencial. Afinal, quanto menor a quantidade de modelos diferentes ela tiver, mais fácil será a sua gestão. Leve em consideração fatores como hierarquia, ou seja, diferencie os modelos dos vendedores e dos gestores de vendas, por exemplo.

Assim, é possível ter uma frota padronizada, de acordo com a hierarquia, de forma que você tenha que lidar com modelos semelhantes, o que facilita a gestão da manutenção desses veículos.

É interessante dar preferência aos veículos mais econômicos. É possível fazer isso através do PBE do INMETRO. Praticamente todos os novos veículos já têm esta classificação. Ela é semelhante à classificação de consumo de energia que encontramos em eletrodomésticos.

O custo de manutenção de cada modelo também deve ser levado em consideração. A maioria das montadoras informa o custo das manutenções preventivas.

Além disso, é preciso decidir entre adquirir os carros da frota ou fazer a terceirização dos veículos. Para isso, pesquise o valor do seguro e considere custos com despachante, IPVA, taxa de licenciamento e DPVAT, além da depreciação do veículo.

Após avaliar todos estes itens, você pode refletir sobre a proposta de locação e comparar com todos os custos acima, para descobrir qual opção apresentará melhor custo-benefício para a sua empresa.

TERCEIRIZAR OU COMPRAR OS VEÍCULOS DA FROTA?

Muitos gestores passam por essa dúvida para definir a frota de sua empresa. Nessa hora, além das questões que vimos anteriormente, outro fator importante a ser levado em consideração é a quantidade de veículos que a empresa vai precisar. Assim, será possível projetar a frota ideal, seja alugando ou comprando.

Além disso, os custos com a manutenção de uma frota própria também é um aspecto que se deve considerar.

Na terceirização de frota, é possível ganhar descontos, além de evitar os gastos com manutenção e desgaste dos veículos. Outra vantagem é contar com carros reserva, algo inviável quando se pensa em uma frota própria.

COMO DEFINIR A QUANTIDADE DE VEÍCULOS PARA UMA FROTA IDEAL?

Para escolher a quantidade de veículos em uma frota ideal, é recomendado pensar na dinâmica de crescimento da empresa (anual), além do tipo de carga transportada (peso, volume e assim por diante).

Para escolher a quantidade de veículos, é interessante analisar o modelo e a capacidade dos mesmos (escolhendo os que melhor se adequam ao transporte desejado), os dias de trabalho e as rotas a serem utilizadas.

É necessário, também, levar em consideração os tempos de carga e descarga dos veículos, junto com o tempo da viagem.  Dessa forma, é possível mensurar a quantidade de veículos para uma frota ideal, que vai atender às necessidades da sua empresa.

Portanto, para encontrar a frota ideal, é necessário levar em consideração as características da sua empresa, seu orçamento disponível e o que trará maior economia e otimização de sua operação também no longo prazo.

Dessa forma, será mais fácil gerenciar a sua frota e fazer com que o seu empreendimento continue a se desenvolver.

E você, quer saber mais sobre dimensionamento e terceirização de frotas? Então, continue acompanhando nosso blog para mais novidades e até a próxima!

Comentários do Facebook
Fechar Menu