Monitoramento de veículos é importante na gestão de frotas?

Monitoramento de veículos é importante na gestão de frotas?

O monitoramento de frota está associado ao controle, ou seja, um acompanhamento dos veículos em suas respectivas atividades diárias. Essa ferramenta de gestão de frotas se caracteriza pela observação do comportamento dos motoristas e do desempenho de seus veículos, bem como dos dados sobre uma determinada viagem.

O processo de monitoramento também diz respeito ao fluxo de informações, bem como ao acompanhamento das rotinas e dos processos que demandam as atividades da sua empresa. Assim, esses dados podem ajudar a aperfeiçoar o planejamento e a criar ações estratégicas para o seu negócio.

Muitas empresas adotam esse procedimento para um melhor gerenciamento dos seus veículos, e é por meio dele que é possível identificar o que pode estar ocasionando algum impacto, seja ele positivo ou negativo em seus processos. A tecnologia usada para monitorar frotas é capaz de acompanhar prazos, gastos, e muito mais – tudo por meio de plataformas criadas exclusivamente para a gestão de veículos.

Existem inúmeros motivos para que você também invista em monitoramento da frota, por isso preparamos esse artigo para evidenciar melhor esse tema. Acompanhe.

Como funciona o monitoramento de veículos em uma gestão de frotas?

O rastreamento de frota apresenta inúmeras vantagens, tanto para pequenas quanto para as grandes empresas no setor de transporte. Existem diversos meios para desenvolver o monitoramento dos veículos, porém, os provedores desses serviços, geralmente, operam com comunicação via satélite, radiofrequência ou celular (GPRS e GPS). Todas essas tecnologias permitem fazer um rastreamento de forma eficaz, preciso e em tempo real dos veículos nas estradas.

É importante ressaltar que os equipamentos de rastreamento devem conter o certificado emitido pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) ou pela Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento (GRISTEC). Também é obrigatória a aprovação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Quais são as principais vantagens do monitoramento para a gestão de frotas?

Entre tantas vantagens de monitorar a frota, a principal delas é a redução dos custos. Isso ocorre, pois essas tecnologias de comunicação permitem reconhecer o que deve ser melhorado, definindo pontos que estão drenando o dinheiro da sua empresa. Com isso, o monitoramento melhora a sua gestão de frotas, otimizando suas atividades operacionais e potencializando a sua produtividade.

Esses dispositivos também permitem que os gestores de frota identifiquem facilmente quais veículos não estão em uso e aqueles que estão prestes a se tornar disponíveis. Essa informação é fundamental para melhorar o aproveitamento da sua frota, reduzindo o tempo de inatividade de veículos e evitando o atraso nas entregas ou no serviço.

Rastrear veículos manualmente é um trabalho desafiador, mas, a partir disso, o monitoramento de ativos e o inventário são facilitados, garantindo a segurança da frota durante viagens em rotas pré-programadas.

Outro benefício é que você pode melhorar a qualidade dos seus serviços, permitindo um controle mais prático e ágil de sua frota, pois ter conhecimento de tudo que está acontecendo com seus veículos ajuda a identificar gargalos e aproveitar oportunidades de melhoria em seus serviços. Esse cuidado será bem-visto por seus clientes, aumentando a confiança e, também, a credibilidade da sua marca.

A detecção de velocidade também é um importante recurso de segurança. O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes rodoviários no Brasil, mas com o monitoramento por GPS, isso pode ser evitado. É possível definir um limite de velocidade para cada veículo, e se o motorista ultrapassá-lo, o gerente de frota será informado e, em seguida, as ações necessárias poderão ser tomadas.

Dessa forma, a tecnologia deve sempre ser usada a seu favor. Com a evolução dos meios tecnológicos, o uso deles é essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa que tenha o desejo de crescer e manter uma boa imagem no mercado.

E você, já conhecia as vantagens do monitoramento para a gestão de frotas? Quer saber mais dicas de gestão de veículos? Então, continue acompanhando as atualizações do nosso blog e até a próxima.  

Fechar Menu