Como a terceirização pode impactar o seu negócio?

Como a terceirização pode impactar o seu negócio?

Nos últimos anos, a terceirização tem ganhado força no mercado empresarial. À medida que as organizações se conscientizam a respeito dos custos e da qualidade dos seus produtos e serviços, elas têm terceirizado cada vez mais seus diferentes processos, desde aqueles menos essenciais até mesmo os mais prioritários.

De forma geral, a terceirização é uma alocação de processos específicos dentro de uma empresa para um provedor de serviços externo especializado. Com a aprovação da nova lei da terceirização (PL 4.302/98), o governo ampliou a possibilidade de empresários contratarem funcionários e empresas, independentemente do seus ramos de atuação.

A principal vantagem da nova lei é a possibilidade de contratar profissionais e empresas para trabalhos temporários, evitando que a organização tenha que contratar funcionários internos para executar tarefas que são esporádicas.

A partir do momento em que o trabalho é terceirizado, a empresa contratada assume a responsabilidade de realizar as atividades ou mesmo manter ativos da organização pelo tempo contratado.

A seguir, saiba mais sobre como a terceirização pode impactar o seu negócio. Acompanhe.

Foco no que realmente importa

Conforme uma empresa cresce, é natural que as suas operações também aumentem. Essa expansão pode acabar sobrecarregando recursos (humanos e financeiros) às custas das atividades principais que tornaram a empresa bem-sucedida.

Com a terceirização de algumas atividades, é possível reorganizar os processos internos, sem sacrificar a qualidade do seu produto final. Por exemplo, em uma empresa de marketing, serviços de limpeza, gestão de impressão ou mesmo TI podem ser terceirizados, fazendo com que os gestores tenham foco total e exclusivo nas atividades principais da organização, em seu core business.

Simplificando, a empresa estará terceirizando os problemas e as responsabilidades envolvidas em ter que contratar e administrar funcionários para essas atividades que, mesmo que não sejam consideradas essenciais, ajudam a manter as operações do negócio funcionando.

No entanto, a terceirização não significa apenas contratar empresas para trabalhos não essenciais. Às vezes, um negócio pode precisar com urgência de um profissional especializado para um alto cargo de gestão e não tem tempo para fazer todo o processo seletivo de um candidato à vaga, ou os devidos treinamentos e cursos necessários. A terceirização simplifica todo o processo, com menores custos e com a garantia de que a empresa será atendida naquilo que ela contratou.

A manutenção de ativos com a terceirização

Os custos indiretos para as empresas também têm se tornado extremamente elevados. Considerando um negócio que precisa de um maior espaço em sua matriz, mas está situado em uma localização muito cara e sem espaço de expansão, a terceirização de algumas operações simples pode ajudar a reduzir a necessidade de espaço no escritório.

É o caso do telemarketing ou do serviço de atendimento ao consumidor, por exemplo, que podem ser executados remotamente de outra localização, não necessariamente no espaço físico da matriz do negócio.

Outro exemplo é o gerenciamento da frota de veículos. É inevitável a pressão constante sobre a redução de custos, preocupação com a manutenção dos veículos, contratação de seguros, entre outros problemas administrativos, o que faz com que empresas privadas e públicas optem por terceirizar sua frota.

Ao terceirizar a compra, o gerenciamento e a manutenção de veículos a um especialista do setor, a empresa terá uma economia expressiva em seus resultados financeiros. As locadoras especializadas lidam com fornecedores diariamente e, inevitavelmente, podem obter um acordo muito melhor na compra desses veículos, oferecendo preços de locação mais vantajosos.

A terceirização tende, até mesmo, a resultar em um número reduzido de funcionários, de modo que outras despesas relacionadas à folha de pagamento, administração e recursos humanos possam ser eliminadas completamente.

Dessa forma, a terceirização pode fornecer resultados para inúmeras empresas. Entregar a responsabilidade para uma empresa que tem a expertise no seu ramo de atuação apresenta o potencial de transformar, ou até mesmo revolucionar, a forma como a sua empresa ou organização atua nos negócios.

Quer continuar informado sobre terceirização de frotas? Continue acompanhando nosso blog e até a próxima. 

Fechar Menu