6 questões burocráticas solucionadas com terceirização de frotas

6 questões burocráticas solucionadas com terceirização de frotas

Conforme o mercado se torna cada vez mais complexo e competitivo, a terceirização de frotas pode resolver vários problemas que sua empresa enfrenta no dia a dia. Como resultado da terceirização, as organizações se tornam mais aptas a se concentrar em suas principais metas e atividades estratégicas do negócio.

A terceirização é a melhor opção quando você tem uma alta demanda de transporte, mas o tamanho da empresa o impede de investir na compra, manutenção e renovação da sua frota.

O maior benefício é o relacionado à economia de gastos, além de manter suas operações a um preço acessível e com alta qualidade. No entanto, a terceirização de frotas pode resolver, também, uma série de questões burocráticas. A seguir, listamos as principais delas. Acompanhe. 

1. Altos custos de manutenção

Ter uma frota própria é uma opção cara: despesas com manutenção, como peças e mão de obra, são constantes e podem aumentar rapidamente. Gerenciar reparos internos requer a contratação de uma equipe de funcionários bem treinados e o envio de veículos regularmente a um fornecedor para reparos corriqueiros e manutenções preventivas.

Já ao terceirizar o gerenciamento e a manutenção de sua frota, sua empresa pode reduzir significativamente seus custos operacionais. Isso diminui, ou até mesmo elimina, uma série de atividades burocráticas  e despesas relacionadas à folha de pagamento e às tarefas administrativas.

2. Equipe com baixa produtividade

Ao tentar gerenciar a disponibilidade de peças, reparos contínuos e outros aspectos da manutenção de sua frota própria, é provável que você acabe exigindo demais dos seus colaboradores. Quando sua equipe está se sentindo pressionada, a qualidade de sua prestação de serviços vai cair, o que impacta na satisfação de seus clientes.

Por outro lado, quando as responsabilidades burocráticas da sua frota são terceirizadas para uma organização dedicada, sua equipe pode se concentrar nas prioridades do negócio, o que pode melhorar drasticamente a produtividade, eficiência e resultados para a sua empresa.

3. Baixo desempenho operacional

Uma empresa de gerenciamento de frotas analisa as métricas da sua frota e estabelece os principais indicadores de desempenho, o que pode levar a uma maior precisão e garantir sucesso futuro.

Os objetivos financeiros e operacionais relacionados ao treinamento de motoristas, à compra de veículos, custos, tempo de inatividade e paradas de reparo podem ser constantemente examinados e comparados com outras empresas, eliminando e otimizando etapas burocráticas dessa tarefa.

4. Gastos com combustíveis

Com a disparada do preço dos combustíveis, é preciso contar com veículos modernos, que apresentem uma maior economia. Ao fazer a terceirização de frotas, sua empresa terá a substituição e atualização periódica de veículos.

Dessa forma, sua organização terá à disposição veículos econômicos, sem ter que se preocupar em pesquisar e investir regularmente com a renovação da frota própria.

5. Gestão de sinistros é reduzida com a terceirização de frotas

Caso algum veículo fique indisponível por determinado motivo, seja por reparos, acidentes, furto ou roubo, a locadora pode oferecer um veículo reserva e cuidar de todas as questões burocráticas, seja com seguradoras ou seja com oficinas mecânicas.

Isso contribui para aumentar a taxa de disponibilidade da sua frota de veículos, permitindo que as suas operações tenham um menor índice de interrupção.

6. Dimensionamento do tamanho da frota

Geralmente, se uma empresa decide comprar veículos, ela precisa fazer um estudo para saber qual é o tamanho correto da frota para atender a demanda atual e futura. Esse planejamento é complexo, pois nem todas as frotas dedicadas podem garantir que a disponibilidade de veículos aumentará na mesma velocidade que o crescimento da empresa.

Já ao optar pela terceirização de frotas, o empresário pode contratar novos veículos conforme a sua demanda aumenta. Com isso, é possível ter um maior nível de flexibilidade, ampliando a frota conforme o negócio prospera, evitando, assim, investimentos desnecessários.

E você, já conhecia os benefícios da terceirização de frotas? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Maestro e saiba mais sobre como otimizar sua frota de veículos!

Fechar Menu