Como melhorar a gestão da frota em 2020?

Como melhorar a gestão da frota em 2020?

O ano já começou e são nestes primeiros meses que as empresas organizam suas demandas, mudam alguns processos, alinham expectativas, fazem revisões de planos. Neste período, também vale a pena avaliar pontos fundamentais para melhorar a gestão da frota em 2020.

Gerir uma frota assertivamente envolve uma série de elementos abrangentes. Além de se preocupar com o desempenho do setor, o gestor de frotas precisa se atentar a outras questões estratégicas para que o ano seja produtivo, com custos reduzidos e resultados mais satisfatórios.

Preparamos o artigo de hoje para ajudá-lo nesse importante desafio. A seguir, confira nossas dicas e tenha uma gestão da frota ainda melhor em 2020.

1. Para melhorar a gestão da frota, mapeie os processos do setor

Antes de realizar qualquer mudança ou tomar alguma decisão importante, é necessário estudar o departamento e as áreas envolvidas, para entender o processo e fluxo de trabalho integrado.

A partir dessa visão geral, ficará mais fácil identificar gargalos e corrigi-los, bem como enxergar oportunidades e aproveitá-las.

2. Avalie os indicadores de desempenho

Para tomar decisões assertivas, é preciso analisar os resultados que já foram obtidos. Assim, para conseguir mensurar de forma tangível os processos e detectar pontos de melhoria, utilize indicadores comuns como: gastos com manutenção de veículos e combustível, veículos parados, multas recebidas, etc.

3. Institua ou reveja a política de gestão de frota

Para melhorar o gerenciamento de sua operação, é fundamental criar uma política de gestão de frotas. Trata-se de um documento que contém todas as diretrizes e procedimentos para execução do trabalho, utilização dos veículos e convivência da equipe.

Ter esse documento como premissa é estipular regras e alinhar expectativas entre empresa e colaboradores.

4. Atenção à segurança é fundamental para melhorar a gestão da frota

Investir em segurança é uma forma de se proteger contra possíveis fatalidades, lesões, acidentes, problemas legais e preocupar-se com a saúde e o bem-estar dos colaboradores, o que contribui para a produtividade e a motivação da equipe.

Cumprir as Normas Regulamentadoras (NRs) – conjunto de requisitos e procedimentos de segurança e medicina do trabalho – é um dever de todas as empresas. Algumas dessas normas estão diretamente ligadas ao setor de transporte e cargas.

Outras questões como adotar e seguir um calendário de manutenção de veículos, realizar cursos rápidos de segurança no trânsito, aplicar o DDS (Diálogo Diário de Segurança), entre outras medidas, são ações válidas para evitar problemas, prejuízos e acidentes e melhorar a gestão da frota em 2020.

5. Aproveite as vantagens da tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada no desenvolvimento e crescimento dos negócios. Por meio dela, fica mais fácil otimizar, integrar e monitorar processos, garantindo mais assertividade, agilidade e resultados positivos.

Contar com softwares para realizar trabalhos operacionais e outras funções permite que o gestor de frotas consiga pensar e atuar mais estrategicamente. Softwares de gerenciamento, por exemplo, ajudam a cumprir mais rápida e eficientemente as demandas enquanto rastreiam dados que podem ser utilizados para controlar os custos operacionais e melhorar a gestão da frota de modo mais global.

Outra vantagem que a tecnologia pode oferecer é auxiliar no monitoramento da frota, seja por meio da telemetria ou outra tecnologia que seja capaz de rastrear, medir e, inclusive, enviar comandos a algum equipamento que esteja distante, entre outras funcionalidades.

6. Estabeleça canais de comunicação com os colaboradores

Uma das formas de melhorar a gestão de frota em 2020 é criar vínculo e estabelecer canais formais de comunicação com os colaboradores. Os motoristas, por exemplo, geralmente estão fora do escritório, mas nem por isso podem estar por fora das informações do setor e da empresa de modo geral.

Motivar e engajar os funcionários é importante para que eles compreendam que realmente são parte-chave da empresa. Por isso, para melhorar a comunicação, crie canais para troca de informações, além dos murais e e-mails, pense em outras estratégias como grupo de WhatsApp, intranet, etc.

Realizar reuniões e sessões frequentes para dar e receber feedback também é importante para manter a produtividade, o engajamento e a boa comunicação com seu time de funcionários.

E então, pronto para adotar estratégias para melhorar a gestão da frota em 2020? Além das ideias que apresentamos, você já pensou em terceirizar sua frota para reduzir custos e ter mais eficiência na operação?

Para saber mais sobre essa proposta, confira também as 6 questões burocráticas solucionadas com a terceirização de frotas.

Fechar Menu