Qual o plano de manutenção ideal para sua frota?

Qual o plano de manutenção ideal para sua frota?

Cada frota de veículos tem suas próprias particularidades, e o plano de manutenção deve estar ajustado e dimensionado para que sejam previstos e evitados custos de repasse. Dessa forma, um bom planejamento do plano de manutenção evita surpresas no decorrer de um contrato de terceirização.

Para qualquer empresa, garantir o gerenciamento e o desempenho da frota é fundamental para impulsionar o crescimento do negócio. Dessa forma, a simplificação da manutenção é um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores de frota.

Pensando nisso, a seguir, saiba como implementar um plano de manutenção preventiva de frota. Acompanhe.

A importância de um bom plano de manutenção

A manutenção preventiva das frotas é a melhor maneira de reduzir – e até mesmo evitar – as avarias nos veículos. Ela é baseada na quilometragem, nas horas do motor ou na quantidade de combustível utilizado.

Quando os limites predefinidos são atingidos, os planos de manutenção preventiva entram em ação, com atividades de inspeção, limpeza, testes, reparos, substituição de peças, lubrificação e outros serviços periódicos.

Ao realizar a manutenção de rotina da sua frota, é possível reduzir os riscos de sérios problemas no futuro, além de melhorar a qualidade de condução dos veículos e a segurança dos funcionários.

Até mesmo os motoristas com conhecimento não especializado são capazes de realizar tarefas de manutenção rotineira, como verificar a pressão dos pneus, trocar o óleo e averiguar outros fluidos do motor – mas, para isso, é preciso ter uma política clara de manutenção da frota.

A implementação de um plano de manutenção

Manter a eficiência da frota é fundamental para garantir a boa prestação de serviços. A implementação de estratégias preventivas e a definição de indicadores-chave para medir a performance pode lhe ajudar a controlar a manutenção dos veículos.

Para isso, um dos principais deveres gerenciais inclui o estabelecimento de cronogramas regulares de manutenção de veículos, que envolve a definição de uma lista de verificação clara e abrangente. Ela deve incluir todos os aspectos mecânicos dos veículos, como motor, freio, direção, sistema de refrigeração, transmissão, componentes elétricos, pneus e rodas, bem como outras peças.

Em boa parte das frotas, os veículos rodam sob severa operação, o que significa que eles exigem uma manutenção mais frequente. Plataformas tecnológicas podem simplificar o agendamento dessas manutenções, principalmente nas frotas maiores. A criação de uma fonte centralizada de dados permite que a manutenção da frota seja executada da melhor maneira possível.

Se os motoristas, mecânicos e gerentes de frota tiverem acesso às mesmas informações, fica fácil ver quando os problemas reportados foram corrigidos, quando um determinado veículo está fora de serviço ou a manutenção programada foi concluída.

Os requisitos de um bom plano de manutenção

Um plano de manutenção ideal para uma frota considera o conhecimento e a experiência de todos os funcionários que trabalham para manter os veículos em operação.

A responsabilidade pela gestão de uma frota segura, legal e eficiente deve incluir todas as partes, desde os motoristas até a administração. Aqueles que usam veículos da empresa todos os dias devem realizar verificações regulares de manutenção da frota.

A regularidade dependerá da quilometragem e do uso. Não faz sentido, por exemplo, fazer uma verificação mensal em um veículo com baixa quilometragem anual. No entanto, há muito a ganhar com a implementação de um robusto programa de manutenção de frota para um veículo que viaja longas distâncias ou em terrenos acidentados.

Para criar um programa detalhado de manutenção da frota, trabalhe em parceria com seus fornecedores na elaboração de uma lista de verificação. É preciso manter registros de todos os custos e verificações, e manter processos claros para que você possa consultar quem assinou o trabalho, identificou um problema ou até mesmo quem o causou.

Assim, manter um plano de manutenção significa pensar no planejamento de frota ao longo prazo. Com ele, você poderá fazer investimentos inteligentes em futuros veículos e construir uma frota que promova o crescimento do seu negócio.

E então, já conhecia a importância de um bom plano de manutenção para sua frota? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Fechar Menu