O que seu planejamento de frota deve abranger?

O que seu planejamento de frota deve abranger?

O ano já começou! Novos desafios, mudanças de cenário, metas para cumprir: tudo isso demanda um planejamento de frota atualizado para dar suporte à gestão de frota nesse novo ciclo.

Então, se você ainda não fez o seu planejamento de frota, é hora de se organizar. E, para quem já fez, vale a pena executar uma revisão geral para ter certeza de que todos os principais pontos foram contemplados adequadamente.

Esse planejamento é tão importante quanto a execução de qualquer projeto. Isso porque ele ajuda a orientar o caminho da empresa para conquistar os objetivos planejados, prever possíveis falhas, gargalos operacionais, prejuízos e oportunidades.

Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje. Confira, a seguir, dicas do que não pode ficar de fora do seu planejamento de frota para 2020.

1. Diagnóstico e histórico são cruciais no planejamento de frota

Antes mesmo de começar efetivamente o planejamento de frota, o primeiro passo é buscar informações sobre o histórico dela. Ao fazer um levantamento completo de gastos, estrutura, recursos utilizados, pontos fortes e fracos, etc., ficará muito mais fácil ser assertivo neste ano.

Lembre-se: é somente sabendo onde você está que você conseguirá traçar metas factíveis e táticas viáveis para chegar até seus objetivos.

2. Análise de mercado 

gestor de frotas deve estar sempre atento às novidades do segmento e, principalmente, aos concorrentes. Identificar quem são eles, seus pontos fortes e fracos ajudará a posicionar sua frota e sua empresa sempre à frente no mercado.

Nessa análise, é importante levar em conta fatores e tendências que possam tornar sua empresa mais custo-eficiente, profissionalizar ainda mais sua gestão, aumentar a satisfação e fidelização dos clientes e gerar diferenciais de mercado. Nesse sentido, vale estudar questões como a terceirização de frota, o uso de telemetria e de sensores de pneus, uma frota sustentável, entre outras.

3. Objetivos

Uma das principais funções do planejamento de frota é traçar seus objetivos para um novo ciclo. Definir um objetivo principal e criar caminhos para alcançá-lo é fundamental para direcionar toda a equipe em prol de um único propósito.

Para facilitar e até mesmo compreender se a estratégia utilizada tem trazido benefícios, trabalhe apenas com objetivos mensuráveis. Afinal, como diz a máxima empresarial, “só o que pode ser medido pode ser melhorado”

4. Orçamento

Seja própria ou terceirizada, as frotas geram custos para o departamento. Por isso, defina um orçamento anual, assim é possível trabalhar dentro do budget definido, aproveitando oportunidades de investimento por ter reserva de capital e evitando custos desnecessários.

5. Calendário de manutenção preventiva

Esse é um cuidado que poderá ajudar a evitar a indisponibilidade de veículos na frota própria, a reduzir riscos e custos, na manutenção de um ciclo de vida longevo ao equipamento e impactar na satisfação do cliente (já que, com uma frota em dia, problemas de atrasos, por exemplo, tornando-se menos favoráveis). E, mesmo que você já tenha terceirizado a frota, cheque com seu parceiro como essa questão será gerenciada junto aos veículos terceirizados.

6. Treinamento de funcionários

A equipe é uma variável fundamental para que seu planejamento de frota gere os resultados esperados. É preciso que todos sigam as diretrizes e padronizações adotadas, além das leis de trânsito.

Por isso, investir em cursos e treinamentos para equipe é uma forma de manter os funcionários motivados, aumentar a produtividade, diminuir erros e evitar acidentes. Durante os treinamentos, é possível abordar diversas questões como leis de trânsito, bom uso dos veículos, medidas de segurança, etc.

7. Automatização de processos

A tecnologia tem contribuído para a evolução de diversos nichos e, também, pode ser muito útil para esse departamento. Portanto, em seu planejamento de frotas anual, considere a contratação de softwares que possam agilizar as tarefas, integrando outras áreas que precisam trabalhar em parceria e ter acesso aos dados da frota.

Com a automatização de processos, o gestor ganha mais tempo para pensar em soluções estratégicas ao invés de perder tempo executando tarefas operacionais e burocráticas.

Lembre-se: você não precisa esperar acabar o ano para analisar novamente o seu planejamento de frotas. Estabeleça uma periodicidade para entender se os processos e os objetivos estipulados estão dando certo – se não estiverem, não hesite em alterá-los, afinal, nosso mercado é caracterizado pela dinamicidade e precisamos acompanhá-lo nesse mesmo ritmo.

Por fim, não se esqueça de envolver algumas pessoas da equipe para ajudá-lo no planejamento anual de frota, é sempre bom ter outras ideias e percepções para enriquecer o trabalho e torná-lo mais preciso.

E então, pronto para finalizar seu planejamento de frota para este novo ciclo? Para outras dicas que ajudam sua empresa a atingir suas metas em 2020, continue acompanhando o nosso blog.

Fechar Menu