O ano já começou! Novos desafios, mudanças de cenário, metas para cumprir: tudo isso demanda um planejamento de frota atualizado para dar suporte à gestão de frota nesse novo ciclo.
Então, se você ainda não fez o seu planejamento de frota, é hora de se organizar. E, para quem já fez, vale a pena executar uma revisão geral para ter certeza de que todos os principais pontos foram contemplados adequadamente.
Esse planejamento é tão importante quanto a execução de qualquer projeto. Isso porque ele ajuda a orientar o caminho da empresa para conquistar os objetivos planejados, prever possíveis falhas, gargalos operacionais, prejuízos e oportunidades.
Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje. Confira, a seguir, dicas do que não pode ficar de fora do seu planejamento de frota para 2020.
1. Diagnóstico e histórico são cruciais no planejamento de frota
Antes mesmo de começar efetivamente o planejamento de frota, o primeiro passo é buscar informações sobre o histórico dela. Ao fazer um levantamento completo de gastos, estrutura, recursos utilizados, pontos fortes e fracos, etc., ficará muito mais fácil ser assertivo neste ano.
Lembre-se: é somente sabendo onde você está que você conseguirá traçar metas factíveis e táticas viáveis para chegar até seus objetivos.
2. Análise de mercado
O gestor de frotas deve estar sempre atento às novidades do segmento e, principalmente, aos concorrentes. Identificar quem são eles, seus pontos fortes e fracos ajudará a posicionar sua frota e sua empresa sempre à frente no mercado.
Nessa análise, é importante levar em conta fatores e tendências que possam tornar sua empresa mais custo-eficiente, profissionalizar ainda mais sua gestão, aumentar a satisfação e fidelização dos clientes e gerar diferenciais de mercado. Nesse sentido, vale estudar questões como a terceirização de frota, o uso de telemetria e de sensores de pneus, uma frota sustentável, entre outras.
3. Objetivos
Uma das principais funções do planejamento de frota é traçar seus objetivos para um novo ciclo. Definir um objetivo principal e criar caminhos para alcançá-lo é fundamental para direcionar toda a equipe em prol de um único propósito.
Para facilitar e até mesmo compreender se a estratégia utilizada tem trazido benefícios, trabalhe apenas com objetivos mensuráveis. Afinal, como diz a máxima empresarial, “só o que pode ser medido pode ser melhorado”.
4. Orçamento
Seja própria ou terceirizada, as frotas geram custos para o departamento. Por isso, defina um orçamento anual, assim é possível trabalhar dentro do budget definido, aproveitando oportunidades de investimento por ter reserva de capital e evitando custos desnecessários.
5. Calendário de manutenção preventiva
Esse é um cuidado que poderá ajudar a evitar a indisponibilidade de veículos na frota própria, a reduzir riscos e custos, na manutenção de um ciclo de vida longevo ao equipamento e impactar na satisfação do cliente (já que, com uma frota em dia, problemas de atrasos, por exemplo, tornando-se menos favoráveis). E, mesmo que você já tenha terceirizado a frota, cheque com seu parceiro como essa questão será gerenciada junto aos veículos terceirizados.
6. Treinamento de funcionários
A equipe é uma variável fundamental para que seu planejamento de frota gere os resultados esperados. É preciso que todos sigam as diretrizes e padronizações adotadas, além das leis de trânsito.
Por isso, investir em cursos e treinamentos para equipe é uma forma de manter os funcionários motivados, aumentar a produtividade, diminuir erros e evitar acidentes. Durante os treinamentos, é possível abordar diversas questões como leis de trânsito, bom uso dos veículos, medidas de segurança, etc.
7. Automatização de processos
A tecnologia tem contribuído para a evolução de diversos nichos e, também, pode ser muito útil para esse departamento. Portanto, em seu planejamento de frotas anual, considere a contratação de softwares que possam agilizar as tarefas, integrando outras áreas que precisam trabalhar em parceria e ter acesso aos dados da frota.
Com a automatização de processos, o gestor ganha mais tempo para pensar em soluções estratégicas ao invés de perder tempo executando tarefas operacionais e burocráticas.
Lembre-se: você não precisa esperar acabar o ano para analisar novamente o seu planejamento de frotas. Estabeleça uma periodicidade para entender se os processos e os objetivos estipulados estão dando certo – se não estiverem, não hesite em alterá-los, afinal, nosso mercado é caracterizado pela dinamicidade e precisamos acompanhá-lo nesse mesmo ritmo.
Por fim, não se esqueça de envolver algumas pessoas da equipe para ajudá-lo no planejamento anual de frota, é sempre bom ter outras ideias e percepções para enriquecer o trabalho e torná-lo mais preciso.
E então, pronto para finalizar seu planejamento de frota para este novo ciclo? Para outras dicas que ajudam sua empresa a atingir suas metas em 2020, continue acompanhando o nosso blog.