Qual a diferença entre telemetria e rastreamento de veículo?

Qual a diferença entre telemetria e rastreamento de veículo?

Quem trabalha com frotas de veículos sabe o quanto é importante garantir a segurança dos carros, das cargas e dos condutores. Por isso, nos últimos anos, as ferramentas de telemetria e de rastreamento de veículo têm se tornado cada dia mais indispensáveis para a operação dos negócios.

Engana-se quem acredita que basta apenas contratar uma ferramenta de segurança para garantir um serviço confiável e eficaz. Para usufruir de todos os benefícios que cada recurso oferece, é necessário entender as particularidades do seu negócio, além de avaliar o dia a dia e a rotina da operação de sua frota.

Preparamos este artigo para ajudá-lo a saber mais sobre a diferença entre os dois sistemas. Afinal, o que distingue a telemetria do rastreamento de veículo? Descubra a seguir.

O que é o rastreamento de veículo?

Trata-se de um dos sistemas mais comuns utilizados nas frotas de veículos. Como o próprio nome sugere, esse recurso tem a função de monitorar a localização do veículo em tempo real. Além disso, também é possível identificar paradas realizadas, por meio de parâmetros como tempo e localização.

Existem dois modelos de rastreamento que permitem visualizar dados de localização dos veículos ao vivo. O GPS/GPRS, que é o modelo mais utilizado e mantém comunicação com uma rede de satélites, posicionados estrategicamente, que circulam pela órbita da Terra, e a radiofrequência, na qual a comunicação é realizada por meio de ondas de rádio que captam e enviam sinais para redes de antenas receptoras em um perímetro já determinado.

Independentemente do modelo escolhido, o veículo é monitorado 24 horas por dia, e é possível identificar facilmente situações de risco quando, por exemplo, o carro sai da rota estabelecida ou fica parado por muito tempo em locais suspeitos. Assim, a central de relacionamento poderá tomar as devidas providências o mais rápido possível.

O procedimento de instalação do rastreamento de veículos é relativamente simples, e com valores acessíveis.

O que é a telemetria veicular?

O princípio de segurança é o mesmo do rastreamento de veículos, porém, além de transmitir informações via radiofrequência ou GPS, a telemetria proporciona um acompanhamento mais detalhado.

Nesse sistema, rastreadores e sensores também são instalados nos carros, que coletam dados e os transmitem automaticamente para softwares especializados.

Assim, é possível ter informações muito mais completas e detalhadas, tais como tempo de frenagem, parada e de utilização da embreagem, falha no sistema de injeção, distância percorrida, temperatura do motor e, inclusive, outras questões relacionadas ao motorista, como tempo de condução, etc.

Assim, pode-se dizer que, com a utilização da telemetria, é possível que o gestor de frota tome decisões mais assertivas, já que ela é capaz de cruzar diversos dados referentes ao desempenho das partes mecânicas, eletrônicas e aerodinâmicas dos carros, resultando na geração de relatórios mais completos e, consequentemente, melhorando a gestão da frota na empresa.

É importante ressaltar que a escolha entre sistemas de rastreamento de veículo ou telemetria veicular depende de uma série de fatores, que devem ser avaliados de acordo com a rotina de cada frota.

E então, ficou mais clara a diferença entre telemetria e rastreamento de veículo? Você utiliza algum desses recursos em sua frota? Deixe sua mensagem nos comentários.

Fechar Menu