Terceirização de frota pesada: diferenças e particularidades

Terceirização de frota pesada: diferenças e particularidades

A demanda crescente por entregas rápidas a preços competitivos, a exigência quanto à inovação tecnológica e aos custos de propriedade e operação de veículos são alguns dos fatores que têm levado muitos gestores optarem pela terceirização de frota pesada.

As organizações que terceirizam suas frotas estão obtendo resultados positivos do ponto de vista de despesas e atendimento ao cliente. Quando o custo total de propriedade da frota privada é considerado, a terceirização geralmente se mostra muito mais acessível e eficiente.

Portanto, se você está avaliando adotar a terceirização de frota pesada em sua empresa, continue a leitura do artigo de hoje!

Por que terceirizar?

A terceirização de frota pesada tem sido um caminho cada vez mais trilhado por empresas em busca de melhor custo-eficiência em sua operação, qualificação do atendimento ao cliente, otimização operacional e redução do risco corporativo ao abandonar a desmobilização de sua frota privada.

Com essa alternativa, fornecedores terceirizados disponibilizam caminhões 100% personalizados para sua demanda e orçamento. Quando os proprietários de frotas particulares consideram o tempo e o dinheiro desperdiçados em custos diretos e indiretos da frota própria, descobrem que a terceirização torna o negócio mais competitivo em termos de custo e eficiência.

O maior risco associado à terceirização é apenas saber escolher o parceiro certo para suas necessidades de transporte.

Quais são as particularidades da frota pesada?

A crescente complexidade do gerenciamento de frotas pesadas, com a necessidade de sistemas sob demanda e medida, relatórios em tempo real, avaliação da pegada de carbono, análise da frota, suporte a condutores, verificação de licenças, gerenciamento de acidentes, riscos e outros problemas relacionados, é um grande desafio para qualquer gestor de frotas.

Com a frota pesada estando mais tempo na estrada e viajando para mais longe do que os veículos leves, os desafios tendem a ser ainda maiores. Por mais que os carros também precisem de atenção especial, a entrega mais rápida e um nível mais alto de operação eficiente podem ser fundamentais para atingir o sucesso com uma frota de caminhões.

Nesse contexto, a terceirização de frota pesada permite que a empresa se beneficie não apenas sob o ponto de vista financeiro, como também por contar com o apoio de uma equipe altamente especializada e de tecnologia de ponta para modernizar sua gestão de frota e tornar o negócio mais competitivo.

Quando optar pela terceirização de frota pesada?

O primeiro passo é considerar todas as despesas, como aquisição, manutenção, entre outras. Se os seus custos parecem excessivamente altos, é hora de pensar na terceirização.

Geralmente, manter uma frota própria significa que o gestor ficará responsável por várias tarefas que o impedem de contribuir efetivamente para o core business da empresa. Com a gestão da frota terceirizada, o gestor deixa de executar atividades operacionais e passa a aplicar seu conhecimento e experiência na tomada de decisões estratégicas, adotando uma logística proativa.

A terceirização da frota pesada não é uma decisão simples, ela precisa ser estudada com atenção para trazer uma ampla série de benefícios. Encontrar o parceiro certo, que tenha reconhecimento de mercado, expertise com veículos pesados e forneça todo o suporte demandado por seu negócio é essencial para que essa iniciativa gere os melhores resultados possíveis. A partir disso, redução de custos, eficiência operacional e incremento na receita devem ser alguns dos frutos a serem colhidos.

E você, ficou interessado na terceirização de frota pesada? Entre em contato com a Maestro Frotas e fale com nossos consultores!

Fechar Menu