Você sabe controlar os custos da frota?

Você sabe controlar os custos da frota?

Os gestores ou profissionais que cuidam dos custos da frota empresarial sabem o quanto é importante que essas despesas sejam bem administradas, a fim de não se prejudicar o andamento do setor e os lucros da organização.

Quanto mais conhecimento sobre as rotinas da área, mais recursos os profissionais terão para terem assertividade em seu processo de tomada de decisões. Por isso, é extremamente importante entender o cenário atual do departamento, avaliar os principais gastos e desperdícios e, assim, criar novas estratégias para economizar e aumentar a produtividade.

Para ajudá-lo nessa tarefa, confira, neste artigo, dicas para controlar os custos da frota. Acompanhe.

Principais custos da frota e como controlá-los

1. Manutenção

Naturalmente, não existe a possibilidade de os custos com manutenção serem cortados, já que quanto mais os carros rodam, mais probabilidade pode haver de ocorrer algum problema inesperado.

No entanto, para economizar um pouco nesse quesito, basta elaborar e seguir corretamente o plano de manutenção preventiva de cada veículo.

2. Combustível

Um dos maiores custos da frota diz respeito ao abastecimento dos veículos. Para economizar, vale adquirir carros mais modernos (ou terceirizar sua frota), adaptar a frota para uso de um combustível mais econômico – como o gás natural veicular (GNV) – , otimizar rotas com ajuda da tecnologia, entre outras iniciativas.

3. Treinamento

A forma como os motoristas conduzem os veículos tem total influência nos custos da frota. Isso porque suas atitudes podem gerar mais ou menos gastos com combustível, manutenção e mesmo com a própria saúde dos profissionais.

Portanto, treinar os envolvidos nessa etapa garante maior conhecimento sobre os veículos e as melhores práticas para serem adotadas no dia a dia laboral.

4. Seguros

Contar com um seguro para os veículos da sua frota é um investimento fundamental. Para economizar e encontrar o melhor custo-benefício, é preciso entrar em contato com diversas seguradoras, apresentar as suas reais necessidades e só depois de avaliar muitas possibilidades, fechar negócio.

5. Impostos e taxas

Além de se preparar para o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), outras taxas como licenciamento devem ser consideradas anualmente na rotina da gestão de frotas.

6. Custos ocultos

Os custos ocultos, também chamados de custos não previstos ou não mensurados, são aqueles relacionados à falta de um bom planejamentos e de uma boa organização. Entre os mais comuns, podemos destacar: colaboradores ociosos, combustível ruim, ferramentas inadequadas de trabalho, etc.

Outras atitudes para economizar com os custos da frota

Usar a tecnologia a seu favor é sair ganhando em diversos quesitos. Por exemplo, contar com ferramentas que otimizem os processos e, consequentemente, assegurem um controle maior, ajudam a ter mais domínio sobre os processos, alinhar trabalhos e aumentar a produtividade.

Outra ação benéfica é a terceirização da frota, ação que vem sido muito adotada pelas empresas, já que, com essa modalidade, praticamente todos esses custos rotineiros serão gerenciados pela terceirizada. Assim, você garante não só mais economia e menos preocupação, como também tem mais tempo livre para focar em outras funções estratégicas e oportunidades de negócio para a empresa.

E então, pronto para colocar em prática essas dicas para controlar os custos da frota? Tem alguma outra boa prática para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários.

Fechar Menu