Responsabilidade ambiental de empresas com frota de veículos

Responsabilidade ambiental de empresas com frota de veículos

Para muitas empresas com frota de veículos, o conceito de responsabilidade ambiental tem ganhado cada vez mais força. No mundo atual, em que impera a competitividade, a busca pela inovação e a demanda por produtos “verdes”, além da adoção de práticas sustentáveis têm sido uma oportunidade para que as organizações possam aumentar a sua participação no mercado.

Assim, elas têm maiores chances de conquistar os clientes – que estão cada vez exigindo mais que as empresas adotem medidas socioambientais corretas. De fato, uma pesquisa aponta que o brasileiro ocupa o terceiro lugar no ranking de povos com maior consciência e preocupação com a sustentabilidade.

Hoje, existe uma demanda por “carros limpos”, produzidos em fábricas limpas. E o que significa esse conceito? Um carro que tem um baixo consumo de combustível sem perder em eficiência e autonomia. Ele deve ser produzido em indústrias com menor impacto ambiental possível, utilizando menos energia, água, resíduos e CO2. Além disso, após a sua vida útil chegar ao fim, é importante que o veículo possa ser reciclado, de forma a proteger o meio ambiente.

É um grande desafio, mas as grandes montadoras já estabeleceram metas para alcançar tais práticas sustentáveis. A Volkswagen, por exemplo, espera lançar cada novo veículo com, pelo menos, 10% mais eficiência do que seu modelo anterior. Já a Ford, conta com lançamentos que são 80% recicláveis.

No entanto, não são apenas as indústrias automobilísticas que precisam abraçar a responsabilidade ambiental. É necessário que as empresas com frota de veículos, e até mesmo os próprios motoristas, pratiquem a sustentabilidade.

A seguir, saiba mais sobre a responsabilidade ambiental de empresas com frota de veículos.

COMO SE DÁ ESSA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NAS EMPRESAS COM FROTA DE VEÍCULOS?

Para alguns empresários, a sustentabilidade ainda permanece no mundo teórico. A proteção do capital é o princípio universal que norteia os negócios, no entanto, quando a noção do sustentável se torna familiar aos gestores, é possível perceber o quanto ela é benéfica para as estratégias empresariais, enquanto protegem, sustentam e aprimoram os recursos humanos e naturais que serão necessários no futuro.

Dessa forma, uma maneira de buscar a responsabilidade ambiental é verificar como está sendo conduzida a gestão de sua frota de veículos. É preciso que exista uma consciência pela otimização de rotas para diminuição de poluentes no ambiente, a existência de um plano de manutenção corretiva e preventiva seguido à risca e a reposição por aqueles modelos mais econômicos e menos poluentes, de preferência flexíveis ou híbridos.

terceirização da frota pode ser uma solução, pois as locadoras se encarregam de comprar, gerenciar e fazer a manutenção desses veículos, promovendo economia substancial nos resultados da empresa e, inevitavelmente, contribuindo na responsabilidade ambiental.

Em boa medida, os impactos ambientais são ocasionados direta ou indiretamente por desperdícios, no uso incorreto de recursos e pela falta de manutenção preventiva. Corrigir esses desvios ajuda a reduzir consideravelmente o impacto ambiental nas empresas com frota de veículos e, ainda, pode representar economia e otimização de seus recursos e processos operacionais.

O PAPEL DO MOTORISTA NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE EMPRESAS COM FROTA DE VEÍCULOS

Tendência para as próximas décadas, alguns modelos de carros elétricos já começam a desembarcar em nosso país. Eles tendem a ser uma alternativa interessante para a diminuição do problema da poluição da atmosfera, mas, ainda assim, não resolverão totalmente o problema da mobilidade urbana em grandes cidades.

Com isso, nas empresas com frota de veículos, é fundamental que existam políticas e treinamentos para a conscientização dos motoristas a respeito das responsabilidades na direção.

É preciso dirigir de forma sustentável, praticando a economia de combustível. Pequenas práticas, como não acelerar e frear bruscamente, respeitar a troca de marchas, evitar de levar muito peso no carro e usar o ar condicionado com moderação promovem um menor gasto de combustível, o que contribui para a sustentabilidade do meio ambiente e a promoção da responsabilidade ambiental das empresas com frota de veículos.

E você, quer continuar informado sobre responsabilidade ambiental e a importância da terceirização de frotas? Continue acompanhando nosso blog para mais novidades! Até a próxima!

Fechar Menu