Como adotar uma logística proativa?

Como adotar uma logística proativa?

Reduzir custos e otimizar as operações estão entre os desafios comuns a qualquer empresa. Nesse contexto, os investimentos demandados com transporte – seja por meio de frota própria ou terceirizada – tendem a ser expressivos. Para ajudar os gestores de frota a lidarem com essa questão há diversas abordagens, técnicas e metodologias – e uma delas é a logística proativa.

Você sabe o que é, quais benefícios e como implementar uma logística proativa? Compreenda melhor essas questões a seguir.

O que é logística proativa?

Em linhas gerais, a logística proativa é uma tática para lidar de modo preventivo e antecipado com ocorrências em potencial. Por meio de sua adoção, as organizações utilizam seus recursos de modo mais inteligente e consciente, os direcionando como uma espécie de suporte para o monitoramento de gargalos operacionais, erros e falhas que possam gerar problemas no curto, médio e longo prazos.

Desse modo, a logística proativa é aquela que ajuda na prevenção de problemas na operação e, também, no planejamento antecipado de soluções para situações que apresentem risco em potencial, sempre tendo a redução de custos e a excelência operacional como norteadoras. Fazendo um paralelo bem generalista, a logística proativa agrega benefícios à empresa, como o faz a manutenção preditiva para negócios que até então focavam apenas na corretiva de veículos.

Ainda, outro benefício adicional da adoção da logística proativa é a satisfação do cliente. Problemas com transporte e entregas podem realmente comprometer a relação com o cliente, sua fidelização e satisfação. Em contrapartida, adotando estratégias preventivas de problemas como esses, a perspectiva é de que os índices de satisfação e retenção cresçam.

Dicas para implementar uma logística proativa na empresa

1. Mapeie os processos logísticos da empresa

Somente é possível melhorar aquilo que conhecemos e conseguimos mensurar. Por isso, para que todos os potenciais gatilhos geradores de problemas possam ser neutralizados, é preciso, primeiramente, conhecer a fundo seus processos logísticos.

Deve-se compreender como ocorre cada etapa das operações, seu tempo atualmente demandado, custos e pessoal envolvido, se há redundâncias, quais são os cenários de risco, melhores roteirizações, deficiências, oportunidades de melhorias, etc.

2. Remodele seus processos para serem mais previsíveis e custo-eficientes

Após mapear seus processos logísticos atuais, é hora de repensá-los para que sejam blindados contra erros e problemas que podem ser previstos.

A partir disso, desenhe um fluxograma que traduza as melhores práticas para direcionar as decisões rotineiras de seus colaboradores em relação à sua operação logística.

3. Utilize a tecnologia a favor de seus processos logísticos

Hoje, a tecnologia disponibiliza recursos valiosos para incrementar a produtividade e a eficiência nas empresas. Softwares do tipo warehouse (WMS), que automatizam operações, TMS (Sistema de Gestão de Transporte e Logística), que ajudam no monitoramento e na gestão dos transportes ou de BI (Business Intelligence), que disponibilizam recursos de análise, consolidação e análise de dados e da gestão do transporte, podem facilitar bastante a implementação e a operacionalização da logística proativa.

4.  Divulgue as mudanças e motive os colaboradores a adotá-las

Processos otimizados e bem desenhados no papel não geram resultados se sua equipe não aplicá-los na prática. Por isso, é preciso envolver seu time para que ele compreenda a importância da logística proativa, da adoção dos novos processos e de uma mentalidade de trabalho mais ativa e menos “apagadora de incêndios”.

5. Ouça as contribuições de seu cliente

Seu cliente poderá prover insights valiosos para tornar sua logística ainda mais eficiente. Por isso, não fuja das críticas ou das sugestões. Ouça-as respeitosamente, demonstrando que as contribuições são apreciadas, e leve-as, de fato, em consideração.

6. Monitore e reavalie

Mesmo depois de todos esses cuidados, é natural que ainda haja espaço para melhorias. A logística é uma área bastante dinâmica, e suas demandas e necessidades podem ser atualizadas com celeridade, o que faz com que seja preciso, também, reavaliar seus processos com frequência.

Mensure os resultados que você obteve ao agir de modo mais proativo, colha sugestões, aperfeiçoe suas operações. Esse ciclo ajudará sua logística a ser mais custo-eficiente e a reduzir significativamente a incidência de falhas e prejuízos em seus processos logísticos.

E então, o que achou dos benefícios da logística proativa? Pretende adotá-la em sua empresa? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

Fechar Menu