Qual o melhor tipo de caminhão para o seu negócio?

Qual o melhor tipo de caminhão para o seu negócio?

Para que a gestão de sua frota seja eficiente e atenda às necessidades de seus clientes, investe-se em veículos para viabilizar e otimizar a operação. Em relação aos caminhões, são muitos os modelos disponíveis no mercado e suas particularidades. Você sabe como escolher o melhor tipo de caminhão para o seu negócio? Confira nossas dicas a seguir.

O melhor tipo de caminhão e seu custo-benefício

Para que a logística de sua frota funcione, é recomendável se atentar a cinco fatores determinantes no momento de escolher o melhor tipo de caminhão para seu negócio. A saber:

  1. Consumo de combustível.
  2. Relação entre a capacidade de carga do veículo e a demanda de carga de sua frota.
  3. Custos de manutenção.
  4. Qualificação do motorista.
  5. Distância e rotas dos trajetos mais comuns da frota.

Considerando isso, vamos falar mais sobre cada uma das categorias comuns no mercado. Assim, você poderá definir com assertividade o melhor tipo de caminhão possível para as necessidades dos clientes de sua frota.

Veículos utilitários

Aqui entram furgões, vans e picapes. Não são caminhões, mas é importante saber quando utilizá-los em combinação com seus caminhões.

Com até dois metros de largura, e suportando até 1.500 kg de carga (exceto picapes, que suportam 1.030 kg), um veículo utilitário pode ser a solução para grandes centros urbanos. Seu custo de manutenção é baixo e ocupa pouco espaço em estacionamentos.

VUCs (Veículos Urbanos de Carga)

Também conhecido como caminhão 3/4, é o melhor tipo de caminhão para rápidas entregas locais. Com limite de carga de três toneladas e de fácil estacionamento e descarrego, os VUCs são ideais e alinhados com as restrições municipais – que outros modelos podem ter. Foi lançado em 1985, justamente para ser um veículo que pudesse transportar mantimentos sem causar congestionamento.

Em contrapartida, os veículos VUCs não são o melhor tipo de caminhão para estradas, sendo limitados a fretes pequenos. Caso sua frota tenha necessidade de percorrer estradas e lidar com fretes regionais, é importante levar em consideração a quantidade de VUCs ideal, além de considerar a legislação específica de certas regiões em relação à dimensão máxima.

Tocos (semipesados)

Categoria de caminhão semipesado, bastante popular no país. O Constellation, da Volkswagen, é o modelo mais vendido nessa categoria. Ele conta com eixo simples e carrocerias de baú, slider, frigorífico e tanque.

Os caminhões semipesados medem 14 metros e apresentam peso bruto máximo de 23 toneladas, podendo transportar de 10 a 14 toneladas. Isso faz com que eles sejam o melhor tipo de caminhão para clientes do segmento industrial, por exemplo.

Sua versatilidade nas carrocerias permite diferentes categorias de frete. Inclusive, é o modelo de menor custo para fretes entre municípios.

Apesar disso, o toco ainda não é a opção ideal para trajetos mais longos e estradas de terra, consumindo mais combustível, sendo menos seguro e exigindo mais manutenção. Outro ponto que merece atenção é o limite de carga. Caminhões semipesados costumam ser os mais multados por motoristas que não notam que excederam o limite de peso.

Trucks

Caminhões pesados ou chamados popularmente de 6×2 (em função das 6 rodas e dos 2 eixos motorizados). Podem medir até 14 metros de comprimento e carregar até 14 toneladas. Esse tipo é indicado para cargas maiores do que aquelas dos veículos semipesados, além de ser o melhor tipo de caminhão para serviços inter-regionais.

Sua desvantagem é o alto custo e a necessidade de utilizar toda sua capacidade para que seu investimento valha a pena. Nesse caso, a terceirização de frotas se torna ainda mais atrativa para categorias acima do modelo semipesado.

Carretas

São definidas pelo semirreboque que transportam, podendo ser cavalos mecânicos (cabine com eixo simples), com 2 ou 3 eixos ou, ainda, cavalos mecânicos trucados (LS), que permitem diferentes arranjos de semi-reboques:

  • Carreta Cavalo Trucado: trucado + 3 eixos.
  • Treminhão ou bitrem: dois semirreboques com 7 eixos.
  • Rodotrem: dois semirreboques com 9 eixos.
  • Tritrem: três semirreboques com 9 eixos.

Com grande número de variações e combinações, carretas vão de 16 a até 30 metros. É o melhor tipo de caminhão para grandes cargas, podendo carregar até 77 toneladas. Clientes da indústria mineradora, canavieira e graneleira têm grande demanda de fretes de carreta.

Como cargas e distâncias grandes exigem o maior e melhor tipo de caminhão possível, lembre-se de que a terceirização de frotas é uma importante decisão estratégica para economizar e, ainda, expandir a ação de sua frota.

E então, ficou mais fácil definir o melhor tipo de caminhão para o seu negócio? Você considera utilizar caminhões terceirizados em sua operação? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

Fechar Menu