Como o gestor de frota pode melhorar seu desempenho?

Como o gestor de frota pode melhorar seu desempenho?

O gestor de frota, cada vez mais, deve assumir um papel estratégico nas organizações. Ele está à frente de um dos setores mais complexos e necessários para a operação e o sucesso do negócio.

Por isso, sua atuação deverá conquistar uma vitrine cada vez maior, o que demanda também um cuidado extra para entregar resultados ainda mais qualificados e relevantes para a empresa.

Para ajudá-lo a vencer esse desafio, preparamos este artigo. A seguir, confira algumas ideias de como melhorar seu desempenho.

5 formas de o gestor de frota melhorar seu desempenho

Há diversos caminhos para elevar o desempenho nesse segmento. Entre eles, estão:

1. Aprender mais sobre finanças

Hoje, o gestor de qualquer departamento precisa ter entendimento sobre finanças. Na logística, isso torna-se ainda mais crucial. Nesse setor, lida-se rotineiramente com muitos números, índices e metas.

Compreendê-los e saber analisá-los criticamente irá ajudá-lo a detectar formas de reduzir custos, otimizar recursos, dimensionar mais assertivamente a frota, fazer um bom planejamento de gastos, evitar desperdícios e potencializar os resultados da frota.

2. Aperfeiçoar sua habilidade de comunicação e liderança

O gestor de frota lida diariamente com sua equipe administrativa, motoristas, fornecedores, diretoria e até mesmo clientes. Por isso, saber comunicar-se bem é fundamental para orquestrar as relações com todos esses públicos.

É importante também desenvolver suas habilidades de liderança, a fim de motivar, engajar, inspirar e orientar a equipe. Cada vez mais o estilo de gestão “comando e controle”, baseado em imposição e em autoritarismo, mostra-se ineficaz.

Hoje, compreende-se que o gestor precisa ser um líder-facilitador, que proporcione condições para que sua equipe trabalhe bem e motivada e permaneça produtiva e engajada. Para isso, pode-se utilizar recursos como feedbacks constantes, aplicação de pesquisa de clima organizacional, estruturação de um plano de benefícios, políticas de segurança do trabalho, treinamentos e cursos de reciclagem, entre outros.

 

3. Atualizar-se sobre novas tecnologias

A velocidade com que surgem novas tecnologias é realmente alta. Por isso, é importante manter-se sempre em busca de atualização para não ficar para trás. 

Na gestão de frotas, muitos dados são gerados, precisam ser monitorados, analisados e consolidados para gerar inteligência de mercado. E, para fazer isso, o gestor precisa do apoio de tecnologias. 

Saber utilizar sistemas ERP, ferramentas de automação, telemetria, recursos compartilhados na nuvem é algo que fará com que o gestor de frota melhore seu desempenho e otimize seu trabalho.

4. Aprender a desenhar processos e a inovar

Sabe aquela máxima de que não se mexe em time que está ganhando? Nos negócios realmente competitivos, ela perde cada vez mais lugar. A verdade é que os mercados estão cada vez mais dinâmicos, novas demandas exigem novas formas de se trabalhar, o consumidor espera inovações e melhorias constantes. Tudo isso faz com que as empresas tenham de rever frequentemente seus processos, as metodologias de trabalho e sua forma de fazer negócios.

Por isso, para o gestor de frota melhorar seu desempenho, ele precisa estar aberto a mudanças. Não é porque a frota sempre foi administrada de certa maneira que isso deverá continuar sendo aplicado. Não é porque sempre operou com frota própria que a terceirização não deva ser considerada. É preciso analisar com cuidado todas as práticas e cada etapa dos processos do setor para identificar o que está dando certo, o que pode ser melhorado e o que precisa ser abandonado ou ressignificado.

Com isso, o departamento e a frota da empresa serão muito mais custo-eficientes, o gestor poderá detectar oportunidades latentes para gerar resultados e contribuir para o sucesso da empresa de modo mais amplo.

5. Deixar de ser “apagador de incêndios”

A rotina de um gestor de frota pode ser mesmo corrida e extenuante. Isso leva alguns profissionais a agirem muito mais no operacional e a terem um comportamento preponderantemente reativo. Com isso, o seu potencial estratégico pode ficar escondido e subaproveitado.

Para evitar isso, é preciso desenvolver suas habilidades de gestão do tempo – adotar técnicas como Getting Things Done (GTD), Pomodoro e matriz de Eisenhower pode ajudar e muito. Ainda, é importante saber planejar suas principais ações no curto, médio e longo prazo.

Estabelecer meios para cumprir metas e priorizar o que realmente merece sua atenção, delegar tarefas mais operacionais, adotar logística proativa, trabalhar alinhado ao planejamento estratégico organizacional, interpretar KPIs, informar-se sobre as tendências do mercado – essas são algumas ações que poderão ajudá-lo a agregar muito mais valor às suas entregas e qualificar seu desempenho.

E então, o que achou das dicas para o gestor de frota melhorar seu desempenho? Tem alguma outra ideia para colaborar com essa discussão? Deixe sua mensagem nos comentários!

Fechar Menu