Como escolher o melhor rastreador de veículos para frota?

Como escolher o melhor rastreador de veículos para frota?

Um dos maiores problemas do gestor de frota é o controle sobre os veículos. Por isso, tem se tornado uma prioridade saber escolher o melhor rastreador de veículos para compor uma frota.

As empresas que utilizam um sistema de rastreamento por GPS aproveitam uma série de benefícios em suas operações. Se o negócio é, por exemplo, uma empresa de gestão de resíduos, aluguel de veículos ou empreiteira, há inúmeras maneiras por meio das quais o rastreamento de frota pode ajudar e melhorar a eficiência.

Neste artigo, você vai conhecer as vantagens de investir nessa tecnologia e dicas de como escolher o melhor rastreador de veículos para sua frota. Acompanhe.

As razões para investir no melhor rastreador de veículos

Uma boa gestão da frota consiste em manter o controle sobre todos os veículos e saber, em tempo real, para que eles estão sendo usados. Um sistema de rastreamento por GPS pode informar a que horas seu motorista começou a dirigir, quanto tempo está sendo gasto em intervalos e se o veículo está sendo usado para realizar atividades não relacionadas ao trabalho.

Ao saber quanto tempo cada motorista está na direção, a administração pode estruturar o cronograma de cada funcionário com mais eficiência e aproveitar melhor a sua jornada de trabalho. Ao receber incentivos para trabalhar com mais eficiência, os motoristas se sentem mais capacitados e, portanto, mais valorizados e engajados para alcançar um melhor desempenho.

Nesse contexto, os sistemas de rastreamento podem ser eficazes em empresas que operam 24 horas por dia, sete dias por semana, em várias localidades. Todos os dados podem ser coletados e agrupados para que quaisquer problemas possam ser identificados e, assim, as soluções sejam encontradas mais rapidamente. Um sistema automatizado também pode reduzir a necessidade de contratação de pessoal adicional.

Para empresas que precisam atualizar continuamente os clientes sobre seus serviços, o rastreamento em tempo real é uma maneira fácil de obter e compartilhar informações.

Apesar do investimento inicial, ao optar pelo melhor rastreador de veículos, você pode ajudar a empresa a economizar dinheiro no longo prazo, aumentando a eficiência do veículo e de suas operações. Ao controlar a velocidade, é possível economizar com combustível e desgaste de veículos. Dessa forma, o valor de revenda aumenta e as multas de excesso de velocidade são evitadas.

Além disso, as seguradoras oferecem descontos para uma condução mais segura, e os sistemas de rastreamento aumentam significativamente as chances de recuperação do veículo após um roubo.

Como escolher o melhor rastreador de veículos?

Se você precisa apenas rastrear onde seus veículos estão em um mapa, a solução de rastreamento por GPS é a opção mais barata.

No entanto, se está procurando uma análise profunda das operações da sua frota e um alto retorno do seu investimento, você deve buscar uma empresa que seja capaz de fornecer diferentes funções, opções de personalização, suporte e instalação profissional.

Ao tomar decisões de negócios importantes, os gerentes dependem de registros. Um bom sistema de rastreamento precisa fornecer às empresas informações precisas, para que elas ajudem em suas tomadas de decisão.

Essas informações podem incluir dados sobre o comportamento de direção, rotas, paradas ou destino, bem como o tempo gasto na estrada, e o ajuda a tomar decisões que realmente beneficiem sua empresa.

O combustível representa um alto custo operacional, e uma ideia comum para economizar esse ativo é controlar o tempo ocioso. Muitas frotas têm uma política de não-inatividade, e precisam de uma solução para aplicar a política. Com os softwares de rastreamento de veículos, as frotas conseguem estabelecer limites de marcha lenta e conscientizar motoristas que excederem esses limites.

Ainda, alguns sistemas contam, também, com módulos para criação de rotas inteligentes. Para empresas que respondem a várias chamadas de serviço diárias, um desafio é descobrir qual é a maneira mais eficiente de organizar o dia do motorista. Os planejadores de rota calculam o trajeto e quanto tempo de deslocamento será necessário. Como resultado, a organização ganha eficiência produtiva.

Dessa forma, adquirir o melhor rastreador de veículos é um investimento valioso para a gestão de frotas. Além de economizar e identificar funcionários que estejam adotando más condutas, o rastreamento permite melhorar o atendimento aos clientes.

E então, gostou das dicas de como escolher o melhor rastreador de veículos? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Fechar Menu