A evolução tecnológica tem alterado o cenário de gestão de frota nas empresas. Hoje, softwares de gerenciamento estão ajudando gestores de frota a cumprir rapidamente a demanda de veículos pela empresa enquanto rastreiam dados que podem ser utilizados para controlar os custos operacionais.
Unindo Big Data com a terceirização, o papel do gestor de frota se torna ainda mais estratégico, gerando um fluxo constante de inteligência de negócios (BI) e ajudando a simplificar, otimizar e automatizar processos.
Pensando nisso, neste artigo, confira os principais benefícios de integrar uma solução de gestão de frota aos seus negócios. Acompanhe a seguir.
O que são dados de gerenciamento?
Os dados de gerenciamento de frota são uma coleção de métricas que fornecem informações sobre o estado da manutenção de veículos, quantidade de combustível consumido, tempo de deslocamento, hábitos de condução dos motoristas, entre outros.
Ao avaliar esses dados, a empresa pode acompanhar de modo mais ágil e estratégico os gastos, o desempenho e a eficiência de sua frota. Com a correta análise, o gerente pode otimizar as operações, ajudando a manter os negócios operando de modo eficaz e mais custo-eficiente.
No entanto, se você não acompanha os dados de gerenciamento, pode não entender o real estado da sua frota, seja ela própria ou terceirizada.
Por que prestar atenção aos dados de gestão de frota?
Saber como aproveitar efetivamente os dados de gestão de frota é fundamental. A partir do momento que você presta atenção aos dados estratégicos da operação, é possível identificar pontos fracos e de sucesso a serem replicados, além de oportunidades de melhoria.
Com isso, extrair e integrar dados brutos de uma solução de gerenciamento de frota em seus outros sistemas de informação ajuda a expandir o valor em seus negócios. A tecnologia de gestão de frota atual permite coletar dados de valor, medir o que importa e orientar o gestor na tomada de decisões de forma prática e rápida.
Desse modo, ao utilizar o BI, é possível resolver uma série de problemas que pode estar impedindo que sua frota atinja o seu máximo potencial. Com a coleta e integração de dados, sua empresa:
-
Melhora a segurança da sua frota.
-
Maximiza a eficiência de combustível.
-
Reduz despesas de manutenção.
-
Identifica oportunidades para melhorar as operações.
-
Evita horas extras desnecessárias de motoristas.
-
Cumpre as legislações vigentes.
-
Diminui os custos de operação.
-
Retém funcionários.
Como maximizar os resultados na gestão de frota?
A maximização dos dados de gerenciamento de frota exige não apenas softwares, como também uma estratégia inteligente. Uma empresa de tecnologia que investe em soluções que podem ajudar sua organização a rastrear e usar Big Data com facilidade e eficiência se destacará entre a concorrência.
Nessa tarefa, um parceiro terceirizado pode ajudá-lo a reconhecer os pontos mais importantes para rastrear, priorizar seus objetivos e obter dados em um formato viável.
Como o gerente de frota comumente está sobrecarregado com tarefas emergenciais, aproveitar os dados e terceirizar a frota é uma das melhores maneiras de realmente beneficiar o seu negócio e tornar a atuação desse profissional ainda mais estratégica.
Ainda, definir metas permite que você identifique os pontos mais importantes e colete dados que podem fornecer soluções reais para seus problemas no timing adequado.
Dessa forma, se você tem ignorado os dados da frota, está perdendo uma grande oportunidade de melhorar a eficiência, aumentar a segurança da sua frota e economizar muito dinheiro. Portanto, investir na tecnologia certa é um ótimo caminho para otimizar a gestão da sua frota.
Você já conhecia a importância dos dados na gestão de frotas? Quer receber mais materiais como este? Acompanhe nossos perfis nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.