10 motivos que levam você a terceirizar uma frota

10 motivos que levam você a terceirizar uma frota

A terceirização de uma frota,  modalidade de aluguel e gestão de veículos realizada por locadoras,,é um bom negócio para as empresas que, antes, costumavam arcar com os custos de uma operação própria. Isso porque as locadoras de veículos, por ter frota numerosa, fazem melhores negociações com prestadores de serviços (concessionárias, seguradoras e oficinas) e conseguem, assim, reduzir os custos com a aquisição e manutenção dos veículos, seguros, entre outros benefícios.

Porém, muitas vezes, não é possível mensurar os custos diretos e indiretos de algumas operações e processos que ocorrem dentro de uma empresa..Você sabe quais fatores contribuem para que seja mais vantajoso alugar um veículo do que comprá-lo? Qual é a taxa de depreciação? Quais são os custos dos juros de financiamento? O custo de oportunidade? Os gastos com impostos e documentação?

No artigo a seguir, responderemos a essas perguntas e mostraremos o porquê pode sair bem mais em conta terceirizar uma frota do que comprar os veículos. Confira.

1. Avalie os custos de aquisição e entenda que terceirizar uma frota é vantajoso

Ao avaliar o custo de aquisição do bem, é importante levar em consideração, além do valor nominal de compra, a forma de pagamento. A compra de um veículo, por exemplo, sempre envolve outros custos, seja ela financiada ou não.

Os juros de financiamento são os valores cobrados pelo agente financeiro (banco, financeira, etc.) por conta da antecipação do capital que será utilizado na compra do bem. Além da taxa de juros aplicada, geralmente são acrescidos aos valores das parcelas mensais algumas cobranças de impostos (IOF, por exemplo) e tarifas de serviço como a TAC (Taxa de Abertura de Crédito), por exemplo, o que reforça a ideia de que a terceirizar uma frota é o melhor negócio para empresas.

2. O custo de oportunidade

Ainda que sua empresa decida adquirir os veículos de sua frota com recursos próprios em vez de fazer um financiamento, essa aquisição gera custos que precisam ser levados em conta.

Isso porque os recursos destinados à compra dos veículos poderiam ter sido utilizados na própria cadeia produtiva da sua empresa e alavancar resultados significativos. Esse valor é conhecido como custo de oportunidade.

3. Revisão dos custos de aquisição a cada compra

Muitas empresas adotam uma política de aquisição de bens permanente e ficam anos sem revisar os cálculos. Isso é um erro, pois os preços de compra direta e locação praticados no mercado são muito voláteis.

Além disso, é preciso levar em conta que a empresa pode ter uma oportunidade de retorno maior ou menor em intervalos curtos de tempo. Tudo isso deve ser levado em conta ao avaliar os custos de aquisição dos bens e de terceirizar uma frota.

4. Faça o cálculo, também, para reduzir prejuízos

Mas o que ocorre se a empresa em questão estiver gerando prejuízo? Neste caso, podemos pensar em duas situações:

a) Quanto este capital ajudou a minimizar este prejuízo?

b) É possível quitar alguma linha de crédito com este capital? Se a resposta for sim, o custo desta linha de crédito é que pode ser usado em seus cálculos como custo de oportunidade.

5. Atente para o custo da depreciação do veículo

Ao longo do tempo, o valor dos veículos adquiridos sofre uma desvalorização. Por mais bem cuidados que sejam, eles não terão o mesmo valor de quando saíram novinhos da concessionária, e essa diferença é chamada de depreciação.

Quando você terceiriza uma frota, a contratada é quem é a responsável por esse custo, não a sua empresa.

6. Considere os gastos com impostos e documentação

Outro fator a ser considerado são os custos com impostos e taxas anuais para documentação e licenciamento do veículo comprado, custos que, ao terceirizar uma frota, não são de responsabilidade da sua empresa.

7. Lembre-se dos custos de manutenção

Mesmo que veículos novos tendam a não demandar reparos, as manutenções preventivas são indispensáveis para qualquer carro ao longo do tempo de uso.

E vale lembrar que, ao comprar uma frota, esses valores tendem a aumentar gradativamente ao longo do tempo e da utilização.

8. Acrescente, ainda, o valor do seguro

Se você não terceirizar uma frota, cada veículo necessitará, também, de seguro. Considerando um valor médio de R$ 1.600 por ano, teremos um custo de R$ 4.800,00 por veículo ao final dos 36 meses de utilização.

9. Atente para o intervalo entre a compra e a entrega do veículo

Quando sua empresa adquire um veículo 0km, existe um intervalo entre a data de pagamento até a entrega, em função do faturamento, da documentação e do frete do veículo.

Neste intervalo, sua empresa já pagou pelo carro, mas não usufrui dele. Da mesma forma, ao término do ciclo de utilização desses veículos, levam meses para que sejam feitas as negociações de venda e documentação necessárias para que o dinheiro esteja novamente disponível em caixa.

Todo esse período em que sua empresa não usa o carro de forma operacional e nem tem os recursos financeiros disponíveis para uso implica em um custo, que deve ser levado em conta no cálculo do custo de aquisição, e que reforça as vantagens de terceirizar uma frota.

10. Considere, finalmente, os custos administrativos

Não terceirizar uma frota demanda horas de trabalho e dedicação para que tudo funcione bem desde a primeira cotação para compra até a documentação necessária para venda dos veículos.

Quantas pessoas são necessárias e quanto tempo elas se dedicam para gerir multas, documentos, negociações de compra e venda, manutenções, sinistro e tudo mais que estiver relacionado a sua frota? Esse item também é variável e deve ser divido pela quantidade de carros, caso você opte por não terceirizar uma frota.

Levando em consideração todos os fatores acima mencionados, fica claro que fazer o cálculo do custo de uma frota de veículos envolve muito mais do que o valor de compra dos mesmos. Na maioria dos casos, após um estudo personalizado das características e necessidades de cada negócio, chega-se à conclusão de que é muito mais eficiente e barato terceirizar uma frota do que adquirir os carros.

Ficou interessado sobre o assunto e quer entender melhor as vantagens de terceirizar uma frota? Baixe o nosso e-book sobre o custo de uma frota e até a próxima. 

Fechar Menu