Como fazer a desmobilização de frota de forma eficaz?

Como fazer a desmobilização de frota de forma eficaz?

Para muitos empresários que gerenciam frotas de veículos, o processo de desmobilização de frota recebe pouca atenção. Seja por falta de tempo, de mão de obra ou pela crença de que os veículos ainda têm muitos quilômetros a rodar, a tarefa de desmobilização de frota raramente está na lista de prioridades.

No entanto, a venda de veículos usados tem grande potencial para retornos financeiros elevados. Isso significa que você pode estar perdendo oportunidades para otimizar os recursos do seu negócio.

Assim, para maximizar o valor de seus veículos, você precisa pensar na questão da desmobilização de frota desde o período de compra, até o momento da venda.

Neste artigo, vamos detalhar algumas etapas para preparar sua frota para desmobilização e garantir que você obtenha os maiores retornos possíveis. Acompanhe.

Manutenção em dia é importante para a desmobilização de frota

Durante o período de propriedade do veículo, faça manutenções regulares nos carros, incluindo trocas de óleo, rodízio de pneus, bem como substituições de freios e para-brisa. Isso economiza dinheiro no longo prazo, evitando danos sérios e dispendiosos, além de melhorar potencialmente o preço de revenda.

Investimentos feitos na manutenção de pneus e para-brisa, por exemplo, costumam ter um retorno consideravelmente alto. Assim, toda e qualquer manutenção funcionará em conjunto para melhorar o valor geral dos seus veículos no momento da desmobilização de frota.

Por isso, gaste um pouco de tempo e dinheiro com o recondicionamento de seus veículos, incluindo limpeza, reparação e retoques de pintura. Compradores em potencial querem adquirir o veículo e, em seguida, utilizá-lo o mais rapidamente possível. Portanto, qualquer ação que você possa fazer para tornar essa mudança fácil para eles lhe dará uma vantagem competitiva para facilitar uma revenda lucrativa.

Certifique-se, ainda, de fazer um checklist completo do seu veículo, em busca de qualquer desgaste, deficiência mecânica ou estrutural. Isso mostrará aos potenciais compradores que o carro foi bem cuidado e não apresenta nenhum problema persistente.

Durante o ato da venda, também é importante fazer um checklist da entrega do veículo, com a ciência do comprador, evitando dores de cabeça futuras.

Cuidado com a documentação

A documentação do veículo também não deve ser relevada, evitando que vendedor e comprador sejam surpreendidos por multas e dívidas inesperadas.

O preenchimento da data e assinatura do CRV (Certificado de Registro do Veículo) deve ocorrer apenas após a conclusão de todas as operações bancárias. Vale lembrar de que a comunicação de venda deve ser realizada no prazo de 30 dias após a assinatura do documento.

Caso passe esse período, o ex-dono tem o direito de solicitar o bloqueio do veículo por falta de transferência – assim, evita-se o risco de cobranças indevidas. Ainda, é importante autenticar e guardar toda a documentação da venda.

Quanto ao seguro, ele não é cancelado automaticamente durante a venda. Entretanto, a seguradora precisa ser informada sobre a venda, para que seja providenciado o cancelamento da apólice.

Cuidados durante a venda de veículos

Com a internet, ficou mais fácil anunciar os veículos de sua frota. No entanto, é preciso procurar sites e plataformas idôneas, para evitar fraudes e golpes.

Ao receber um comprador no seu pátio de veículos, preste atenção na rua, nas calçadas e nas esquinas para evitar furtos ou roubos. Nunca receba sozinho pessoas estranhas no seu estabelecimento. Se você notar alguém com comportamento suspeito, informe imediatamente a polícia.

Também é muito importante fazer a entrega do veículo somente após a compensação do dinheiro. Não caia no golpe do cheque administrativo que compensa no fim do dia.

Independentemente de você decidir fazer a desmobilização de frota por conta própria ou contratar uma empresa para lhe ajudar nessa tarefa, cuidar da manutenção e documentação do veículo são fatores fundamentais para maximizar os valores de revenda.

Deu para perceber que a desmobilização de uma frota vai muito além de um anúncio dos veículos em um site de vendas na internet, não é mesmo?

Se você quer otimizar esse processo e deixá-lo mais rápido e seguro, fale conosco que lhe ajudamos nesta tarefa, sem cobrar nada a mais por isso. Clique aqui e entenda como isso funciona!

Fechar Menu