Para alcançar os objetivos financeiros em seu negócio, é necessário realizar um gerenciamento inteligente de ativos e investimentos. Nesse contexto, saber detectar o momento ideal para trocar de frota, torna-se fundamental para que você consiga escalar sua operação e mantê-la competitiva mesmo em momentos de incertezas mercadológicas.
No entanto, saber determinar o melhor período para trocar de frota exige conhecimento a respeito de diversos fatores cruciais. Fatores esse que, além de impactarem nos resultados dessa troca, podem fornecer orientações valiosas para o investimento mais custo-eficiente para sua gestão de frota.
Um planejamento sólido é de grande valia para que não se perca dinheiro de forma desnecessária. Trocar de frota sem ter métricas e indicadores precisos pode fazer com que essa ação ganhe um aspecto emergencial negativo. Ou seja, a frota da empresa renovada se transformaria na única alternativa possível.
No artigo de hoje, falaremos mais sobre alguns pontos a serem considerados antes da tomada de decisão de trocar de frota. Quer saber mais sobre como identificar e até mesmo prever o momento ideal para realizar a atualização de seus veículos? Confira a seguir.
Cheque as condições gerais de seus veículos ao trocar de frota
Com o passar dos anos, o impacto financeiro dos veículos nas despesas de uma empresa cresce. Em uma organização cuja operação depende de sua frota, negligenciar as condições de cada carro ou caminhão pode ser nocivo. Afinal, a depreciação tende a aumentar a medida em que os veículos são utilizados.
É papel da gestão da área manter-se atenta à condição geral dos veículos antes de trocar de frota. Além do aspecto financeiro, isso também atinge a percepção de seus clientes. Um veículo danificado ou em péssimo estado estético e de conservação, envelopado com o logo de sua empresa, pode impactar negativamente na imagem de sua marca e na percepção de qualidade do serviço percebida pelo cliente.
Realize um planejamento de custos de manutenção
Saber identificar o momento ideal para trocar de frota parte também de uma análise profunda dos valores direta e indiretamente relacionados à manutenção. Considerando que gastos tendem a aumentar com o tempo, como vimos, é importante que esse desgaste seja relacionado ao custo e benefício das manutenções, sejam essas emergenciais ou preventivas.
Em um levantamento comum, uma manutenção acima de 10% do preço médio de um veículo pode indicar a necessidade de trocar de frota. Outro ponto a ser monitorado para o planejamento de custos de manutenção está no tempo de utilização da frota. Veículos especializados em cargas, por exemplo, costumam ter uma vida útil de 5 a 8 anos, sem considerar os gastos de manutenção.
Antes de trocar de frota, analise o mercado ao seu redor e alternativas como a terceirização de frota
O investimento para a troca de frota, muitas vezes, depende de fatores que estão além das informações internas de sua empresa. As condições de financiamento e valores praticados podem mudar e justificar o momento para trocar de frota.
Com isso, busque no mercado quais são as melhores condições de pagamento e descontos disponíveis em determinadas linhas de veículo. Assim, sua empresa ganha maior poder de negociação. É importante, também, ter uma estimativa do tempo de rodagem e manutenção que novos veículos trarão para sua folha de gastos.
As opções alternativas disponibilizadas pelo mercado também são um importante ponto a ser considerado. A terceirização de frota, por exemplo, oferece vantagens diferenciadas para a gestão. Com esse tipo de serviço, é possível, sem arcar com os custos diretos de aquisição do veículo, ter uma visão mais estratégica de sua operação e uma frota sempre moderna, com custos bem mais competitivos para dar tração ao crescimento de seu negócio em momentos de incerteza como o que vivenciamos agora.
Lembre-se: quanto mais informações e dados sua empresa organizar, melhor será a estimativa e mais assertivo o investimento será. Trocar de frota no momento ideal é resultado de uma administração preparada e que monitora constantemente seus ativos, evitando surpresas desagradáveis no longo prazo. E isso inclui trocar de frota trocando do modelo de veículos próprios por terceirizados. Faça as contas e veja quanto sua empresa pode economizar terceirizando sua frota. Compare ambos os modelos e defina o mais benéfico para manter a lucratividade e competitividade de sua empresa.
Você ainda tem dúvidas sobre o momento certo para trocar de frota? Gostaria de saber mais sobre terceirização ou sobre como otimizar sua gestão? Ligue para um de nossos consultores da Maestro Frotas e confira nossas soluções customizadas para as necessidades de seu negócio.