Como tornar sua frota pesada mais sustentável?

Como tornar sua frota pesada mais sustentável?

Empresas com iniciativas sustentáveis ganham cada vez mais a preferência do mercado. E isso inclui as organizações que gerenciam frota pesada em suas operações. 

No Brasil, segundo uma pesquisa da Union+Webster, quase 90% dos brasileiros preferem produtos e serviços de empresas que procuram ter iniciativas sustentáveis. Inclusive, os brasileiros não se importam em pagar a mais por isso, conforme a resposta de 70% dos entrevistados. 

Isso significa que, se a sua empresa ainda não está tomando medidas para tornar sua frota pesada mais sustentável, é preciso correr. A redução da pegada ecológica da sua frota será cada vez mais exigida e ela pode, ainda, ajudar em metas de redução de custos e incremento produtivo. Continue a leitura para compreender melhor esse cenário.  

O que é ser sustentável na gestão de frotas pesadas? 

A escassez dos recursos naturais tem aumentado de forma gradativa, mas de modo cada vez mais acelerado. Por isso, ser uma empresa sustentável é uma forma de apresentar ações que desenvolvam seu negócio minimizando os impactos no meio ambiente. 

De modo sucinto, ser sustentável na gestão de frotas pesadas é desenvolver os processos e ações da sua operação de modo a minimizar o uso de recursos naturais e o desperdício. 

É buscar maneiras de conduzir o negócio e a gestão de frota levando em conta as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. 

Como é possível tornar a frota pesada mais sustentável? 

As dicas a seguir podem ajudar sua organização a desenvolver e implementar práticas de gestão de frota pesada mais sustentáveis e que, ainda, irão gerar economia financeira. 

1. Treine os motoristas 

Instrua seus motoristas sobre como maximizar a eficiência do combustível enquanto eles estão na estrada. 

Os exemplos disso incluem aceleração mais lenta, menos tempo de marcha lenta do motor, desaceleração e frenagem mais suave e outros. Essas práticas ajudarão a diminuir o impacto ambiental e a reduzir custos operacionais.  

2. Utilize a telemática 

A implementação da telemática permitirá que o gestor de frota pesada acompanhe os eventuais problemas antes que eles escalem, especialmente em relação à necessidade de melhorar a eficiência da manutenção dos veículos.  

Assim, o gestor será capaz de identificar e corrigir problemas que contribuem para as emissões prejudiciais ainda nos estágios iniciais. 

3. Respeite os limites de carga 

Esta prática é essencial, afinal, quanto mais pesado estiver o veículo, mais combustível deverá ser consumido, aumentando custos e a pegada ecológica da empresa. 

Além disso, o excesso de peso impacta negativamente na segurança, prejudicando a estabilidade do veículo e gerando desgaste desnecessário.   

4. Realize manutenção preventiva regularmente 

Veículos com pneus com pressão insuficiente, motores defeituosos ou carroceria danificada usarão mais combustível do que aqueles que estão em boas condições, contribuindo para a emissão de mais gases poluentes e para o aumento dos custos. 

Assim, é importante implementar cronogramas de manutenção preventiva rígidos para todos os seus veículos e garantir que eles estejam em conformidade com as diretrizes fornecidas pelos fabricantes de seus veículos. 

5. Otimize as rotas dos caminhões 

Utilize tecnologias que permitam otimizar as rotas de todos os seus motoristas. Isso pode reduzir significativamente o número de quilômetros que a sua frota pesada percorre e diminuir o consumo de combustível. 

A otimização da rota também economizará tempo, permitindo que sua empresa preste um serviço de entrega mais eficiente aos seus clientes. 

6. Renove sua frota quando necessário 

Pode ser tentador permanecer com veículos antigos para economizar. No entanto, em comparação com os modelos mais novos, os veículos antigos têm maior probabilidade de apresentar emissões mais altas e uso ineficiente de combustível. Eles também tendem a exigir mais reparos, o que pode ser mais caro a longo prazo. 

Ainda, no momento de renovação, considere os veículos elétricos ou híbridos como uma alternativa aos modelos a gasolina ou diesel. 

Embora esses veículos possam vir com um preço inicial mais alto, a economia de combustível pode cobrir os custos adicionais no longo prazo.  

Esta é uma alternativa disponível também junto a alguns parceiros de terceirização de frota pesada, que disponibilizam veículos mais eficientes e modernos alinhados a práticas e a uma performance mais sustentável. 

7. Avalie terceirizar sua frota pesada 

Uma maneira eficiente e econômica de tornar a frota mais sustentável é optar pela terceirização. Essa solução permite um correto dimensionamento da frota, com a utilização da quantidade e dos perfis de veículos ideais para a sua operação, sem desperdícios ou ineficiências causadas por veículos antigos.  

Isso inclui contar sempre com veículos pesados que tenham uso otimizado de combustível e que apresentem menor emissão de resíduos.  

Para descobrir outros benefícios dessa alternativa, confira também nosso artigo com tudo o que você precisa saber sobre terceirização de frota pesada.

Fechar Menu