Vale a pena apostar em uma frota sustentável para sua empresa?

Vale a pena apostar em uma frota sustentável para sua empresa?

Na posição de gestor de frota, com certeza você tem tomadas de decisão que impactam diretamente não apenas na dinâmica da frota da empresa, como também em seus resultados macro. Mas, dentre elas, você já parou para pensar na sustentabilidade de sua operação? Possivelmente, entre a logística e a estratégia de seu negócio, uma frota sustentável não é exatamente uma preocupação constante. No entanto, mais do que nunca, deveria ser.

Isso porque, além da preocupação com uma operação mais ambientalmente correta, a sustentabilidade é um atributo cada vez mais valorizado pelo mercado. Conforme um estudo da Nielsen, o meio ambiente já é uma das 10 principais preocupações do brasileiro, estando atrás somente de questões como violência, economia e educação.

Desse modo, apostar em uma frota sustentável pode fazer com que sua empresa não apenas contribua para a questão ambiental, como torne-se mais competitiva. É isso mesmo: medidas sustentáveis estão alinhadas com o sucesso de seu negócio em relação à concorrência. E, independentemente do tamanho e da estrutura de sua empresa, uma frota sustentável é possível e pode ser mantida com práticas simples.

Nesse artigo, você entenderá melhor porque vale a pena investir no caminho de uma frota sustentável. Confira a seguir.

O que significa ter uma frota sustentável?

Primeiramente, é preciso entender com clareza o que significa ter uma frota sustentável. O primeiro ponto da sustentabilidade não está em sua divulgação como marca ou qualquer coisa do tipo. A sustentabilidade é um assunto sério, e seus principais clientes sabem disso.

A concentração do dióxido de carbono representa 50% do aquecimento do planeta. Em um cenário em que as gerações futuras dependem de práticas sustentáveis e no qual incentivos surgem de toda parte, empresas que lidam com transporte precisam fazer sua parte. Isso pode ser realizado de várias formas, como:

Condução consciente

Reduzir o consumo de combustível está ligado à forma como os motoristas de sua frota dirigem no trabalho. Cursos de capacitação podem fazer com que a velocidade e rotações sejam controladas sem prejudicar o desempenho da frota.

Atenção à renovação da frota

A sustentabilidade da frota torna-se mais facilitada com o uso de modelos atualizados dos veículos. Caminhões e veículos pesados de modelos ultrapassados podem demandar um grande consumo e emissão de poluentes de seus combustíveis.

Otimização da operação

Repensar rotas e otimizar o itinerário de sua operação também pode contribuir para uma frota sustentável. Manter veículos rodando de forma eficiente e cumprindo serviços com agilidade faz com que o consumo seja melhor controlado.

Como buscar uma frota sustentável?

Diminuir a emissão de carbono, enxofre e demais poluentes não é uma exclusividade de grandes empresas. Em sua própria gestão, é possível reduzir os custos de operação e garantir que sua empresa contribua para a sustentabilidade.

Uma boa prática para alcançar uma frota sustentável está em selecionar modelos de veículos que sejam apropriados para sua demanda. Porém, muitas vezes, isso pode não ser financeiramente possível para uma frota reduzida. Por isso, a terceirização de frota é uma saída sustentável e que torna sua gestão mais enxuta, otimizada e produtiva.

Ainda, associar-se a empresas que tenham práticas de diminuição da emissão de carbono e do efeito estufa é prioritário para uma frota sustentável. Isso pode ser feito por meio de ações sustentáveis simples, como reutilização de água e plantio de árvores.

A Maestro Frotas, desde o ano passado, trabalha em sua operação interna neutralizando o carbono. Essa ação é pioneira no setor e, além de contribuir para uma frota sustentável, representa uma economia em seu investimento melhorando a qualidade de sua gestão.

Você utiliza práticas para tornar sua frota sustentável? Já pensou que vale a pena apostar em uma frota sustentável para sua empresa ter maior credibilidade e reduzir custos? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários. Até a próxima!

Fechar Menu