Como você planeja as rotas de frota pesada?

Como você planeja as rotas de frota pesada?

Os veículos de transporte de carga pesada são ativos de alto valor e que precisam ser otimizados para gerar o melhor retorno sobre o investimento. Dessa maneira, o planejamento de rotas de frota pesada é um ponto chave para se obter melhores resultados, atender aos prazos e fazê-lo da forma mais custo-eficiente possível.

Mas como os gestores de frota pesada podem planejar e programar as rotas de entrega e fazer um roteamento otimizado? Descubra algumas dicas no artigo de hoje.

Faça a melhor escolha entre planejamento de rotas de frota padrão, dinâmico e híbrido

Seus caminhões fazem as mesmas paradas todos os dias ou todas as semanas? Ou o roteamento está em constante mudança? A resposta pode encaixar sua frota pesada em uma das duas estratégias principais que as organizações usam para otimizar suas rotas: roteamento padrão e roteamento dinâmico.

O roteamento padrão é uma abordagem planejada em que um veículo visita os mesmos clientes diária, semanal ou quinzenalmente, por exemplo, utilizando o mesmo roteiro. Por sua vez, o roteamento dinâmico cria um novo conjunto de rotas e sequências de paradas a cada dia ou período para gerar economia de custos e criar rotas mais eficientes.

Rotas de frota padrão ou fixas geralmente são mais indicadas para empresas com entregas programadas em contrato com seus clientes regulares e nas quais se busca um relacionamento mais consistente entre motorista e cliente, já que as entregas são feitas comumente pelo mesmo motorista daquela rota padrão.

Já as rotas dinâmicas são normalmente recomendadas para operações também dinâmicas, marcadas por entregas mais pontuais que variam conforme a demanda. Também para negócios focados em redução constante de custos.

Há, ainda, uma terceira opção: o modelo híbrido. Esse geralmente é constituído por células de clientes agrupados em uma mesma rota, fazendo com que o atendimento próximo feito pelo mesmo motorista permaneça, mas que se aproveitem vantagens do roteamento dinâmico, incluindo novas paradas, alterações na ordem e minimização dos custos de entrega.

Dessa maneira, para planejar as rotas de frota pesada, é importante avaliar qual modelo é mais vantajoso para a sua operação e que oferece melhor relação custo-benefício.

Compare as rotas planejadas e os dados telemáticos

Outra técnica de otimização de rotas de frota pesada que pode ser bastante útil e inteligente é comparar as rotas planejadas com o que realmente acontece na prática. Afinal, nem sempre o que foi planejado funciona bem ou é aplicado corretamente no dia a dia.

É por isso que é comum que frotas pesadas utilizem tecnologias de telemática para coletar informações como a rota real que o motorista fez, a velocidade utilizada, o tempo para chegar ao destino e os horários de coleta ou entrega e, em seguida, alimentá-las de volta ao sistema de planejamento de rotas para identificar discrepâncias, gargalos e oportunidades de melhorias.

As discrepâncias podem ser ocasionadas porque o condutor não seguiu a rota planejada ou porque houve circunstâncias que não foram previstas. Comparar as rotas planejadas e as reais permite assim que o gestor de frota pesada identifique as lacunas, replaneje e atualize o roteamento e o treinamento dos motoristas a partir de dados concretos.

Dessa maneira, ao observar histórico e cruzá-lo com o planejamento das rotas de frota, o gestor de frota pesada pode adotar uma abordagem estratégica para otimizar rotas futuras de modo a garantir melhor eficiência e reduzir custos.

Utilize um bom sistema de gerenciamento de rotas

Ganha-se muito em inteligência e eficiência ao se utilizar um sistema com recursos avançados de planejamento e gestão de rotas.

Rapidamente, o gestor poderá perceber uma redução no consumo de combustível como benefício adicional desse trabalho. No entanto, o planejamento de rotas da frota pesada com o uso de um bom sistema especializado, traz vários outros benefícios, como melhor gerenciamento dos motoristas, planejamento mais fácil do fluxo de trabalho e clientes mais satisfeitos.

Esse tipo de tecnologia oferece uma gama completa de relatórios que permitem análises e gerenciamento eficazes. Por meio do estudo das informações, os gestores de frota conseguem planejar com eficácia a rota e o fluxo de trabalho de cada condutor.

Além disso, podem utilizar os dados para analisar quais rotas são menos eficientes e considerar rapidamente outras alternativas para cada veículo da frota pesada. Isso aumenta a produtividade e ajuda a empresa a reduzir seus custos operacionais.

E na sua empresa, como você planeja as rotas da sua frota pesada? Para mais dicas para otimizar esse trabalho, continue acompanhando o blog da Maestro Frotas.

 

Fechar Menu