5 principais desafios da gestão de frota pesada

5 principais desafios da gestão de frota pesada

A gestão de frota pesada apresenta diversos desafios. Esse tipo de operação é caracterizado por elevados níveis de complexidade e responsabilização. Os gestores lidam constantemente com metas que envolvem elevar a eficiência, produtividade e segurança enquanto se minimizam riscos e custos.

E isso gera diversos desafios na gestão de frota pesada. Continue a leitura e saiba mais sobre eles e veja dicas para ajudar a vencê-los em sua rotina. Acompanhe a seguir.

5 desafios comuns na gestão de frota pesada e boas práticas para lidar com eles

Estar à frente de uma operação de frota com veículos pesados é uma grande responsabilidade. Esse tipo de negócio é vital para que a economia gire e para que pessoas físicas e jurídicas disponham de recursos para conduzirem melhorias em seu dia a dia.

Além disso, há desafios e particularidades inerentes a esse tipo de operação, que incluem:

1. Elevar a eficiência na gestão de frota pesada

Gestores de frota pesada são cada vez mais exigidos para otimizar resultados e elevar os níveis de eficiência operacional. E muito desse desafio está relacionado à substituição de práticas e processos antiquados e ineficientes.

Vivemos e trabalhamos na era digital e as soluções para sua frota pesada não devem ser diferentes. Durante anos, os gerentes de frota de veículos pesados confiaram em formulários e faturas em papel, planilhas complexas e quadros brancos para controlar sua frota. Você pode até estar usando essas ferramentas ainda hoje, mas cada uma delas apresenta um conjunto único de problemas que elevam os desafios na gestão de frota pesada.

Processos em papel, como formulários de inspeção de veículos, demoram para serem entregues em mãos pelos motoristas e são suscetíveis a erros e atrasos. Embora as planilhas tenham valor para certos aspectos do gerenciamento de frota, elas podem ser ineficientes quando se trata de administrar e integrar vários conjuntos de dados. Os quadros brancos são ótimos para criar fluxogramas visuais, mas não são ideais para recodificar e atualizar dados em massa.

Usar apenas esse tipo de ferramenta, portanto, pode estar prejudicando a eficiência de sua frota. Um software de gerenciamento de frota, que automatize tarefas e digitalize processos, contribuirá significativamente para vencer esse desafio.

2. Fazer um rastreamento apurado dos veículos pesados

A frota pesada, geralmente, realiza operações de amplo escopo geográfico. Fazer a administração e manter o controle de veículos que trafegam nessas condições é um desafio a ser vencido na gestão de frota pesada.

E uma das melhores maneiras de obter visibilidade em toda a sua frota de veículos pesados é por meio de rastreamento GPS ou dispositivos telemáticos. Os dispositivos telemáticos também se integram a determinados softwares de gerenciamento de frota.

Assim, os dados são transmitidos instantaneamente do veículo para dashboards do software. Isso permite que o gestor de frota controle com mais facilidade, agilidade e precisão todos os aspectos de sua operação a partir de uma única plataforma.

3. Reduzir custos

Reduzir os custos é um desafio constante na gestão de frota pesada. Uma das chaves para lidar com essa exigência é ter informações precisas à sua disposição e ferramentas de previsão.

Caso contrário, você pode acabar fazendo falsas economias. Por exemplo, não ter acesso a dados que indiquem a necessidade de manutenção preventiva pode acabar gerando uma pequena economia imediata, mas logo poderá levar a gastos elevados com procedimentos corretivos que poderiam ser evitados.

Outro fator que impulsiona o aumento dos custos da frota pesada é o alto investimento demandado na aquisição e renovação de veículos. Muitos gestores têm optado pela terceirização de frota para vencer esse desafio, reduzindo custos e elevando a eficiência da operação.

4. Ter melhor controle do uso e gastos com combustível

O combustível representa um dos maiores custos na gestão de frota pesada. Para lidar com o desafio de manter esse gasto sob controle, uma análise de dados é crucial. Afinal, só podemos alterar o que é acompanhado. Identificar tendências de consumo de combustível e avaliar a renovação, optando por veículos mais custo-eficientes em termos de consumo deste insumo é recomendado.

Ainda é fundamental o monitoramento do comportamento dos motoristas, treinando-os para adquirir bons hábitos, como reduzir partidas rápidas e paradas bruscas e evitar a marcha lenta excessiva. Tudo isso combinado ajudará a reduzir o gasto geral com combustível.

5. Dedicar-se mais à gestão estratégia

Na prática, muitos gestores acabam ficando imersos em tarefas que consomem muito tempo e pouco acrescentam aos resultados financeiros e à geração de valor para a empresa.

Pode não aparecer como um custo em seu demonstrativo financeiro, mas o tempo gasto em tarefas que não são atividades centrais do negócio é uma despesa que pode facilmente aumentar quando se trata de gerenciamento de frota, impactando nos resultados e na motivação do gestor.

É por isso que, para vencer esse desafio na gestão de frota pesada, cada vez mais empresas optam pela terceirização de frota. Dessa forma, atividades burocráticas, como administração de multas e seguro, passam a ser apoiadas pela terceirizada, liberando o gestor para que ele se dedique a atividades diretamente relacionadas à estratégia e à geração de receita.

E na sua empresa, quais são os principais desafios da gestão de frota pesada? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato com a Maestro Frotas. Disponibilizamos diversos serviços e soluções para ajudar gestores a vencerem os desafios comuns em operações com veículos pesados.

09/13/2021

Fechar Menu