Manutenção de caminhão nas frotas: o que considerar?

Manutenção de caminhão nas frotas: o que considerar?

Como proprietário de uma empresa que confia nos seus ativos para realizar um bom trabalho, você precisa cuidar muito bem da manutenção de caminhão e de outros veículos de sua frota para garantir que sua operação nunca desaponte um cliente ou perca um prazo importante.

A manutenção de veículos comerciais não apenas evita trabalhos excessivos e não planejados de manutenção de sua frota, como também minimiza interrupções não programadas em suas operações, quando os seus caminhões estão fora da estrada por longos períodos de tempo.

Assim, a manutenção do veículo é indicada não apenas para reduzir os seus custos operacionais, como também para manter a satisfação de seus clientes.

Por isso, antes de se comprometer com a manutenção regular de veículos, é importante entender como isso beneficiará sua empresa. Neste artigo, você encontrará algumas razões pelas quais a manutenção de veículos deve estar no centro da sua estratégia de negócios para superar os concorrentes e satisfazer seus clientes. Acompanhe.

A importância da manutenção de caminhão

A primeira e mais óbvia razão para fazer a manutenção de caminhão e veículos comerciais é que você pode beneficiar sua empresa ao reduzir a frequência de quebras nos veículos. Em comparação com veículos mal conservados, os caminhões com manutenção regular demandam menos tempo fora de serviço, realizando reparos ou parados na estrada.

Assim, consertar pequenos problemas imediatamente é uma solução mais barata do que esperar até que eles se tornem algo maior e mais caro. Ao reduzir as falhas, você minimiza as interrupções nas operações da sua empresa e reduz os trabalhos de reparo.

Em qualquer negócio, é fundamental que seus clientes permaneçam satisfeitos com seu serviço. Isso significa estar no horário e fazer entregas conforme programado. Contanto que você esteja cuidando muito bem de seus caminhões, fornecendo a manutenção que eles exigem, dificilmente terá que se preocupar com avarias ou com outros problemas que possam causar atrasos em seus negócios e nas entregas de seus clientes.

Além disso, um programa confiável de manutenção de caminhão ajudará a reduzir as chances de um veículo ser envolvido em um acidente devido a falhas mecânicas. Inclusive, algumas companhias de seguros recomendam e oferecem descontos para empresas que utilizam um programa confiável de manutenção preventiva e corretiva de veículos.

Boas práticas para a manutenção da sua frota

Existem inúmeras medidas que você pode adotar para prolongar a longevidade de seu veículo, o que economizará muito tempo e dinheiro. Embora não haja uma solução simples que funcione para todas as frotas, há diversas práticas para ajudar os gerentes de frota a manterem seus caminhões totalmente operacionais.

A manutenção de veículos, incluindo reparos, correções e tempo de inatividade, exerce um enorme impacto no resultado de uma frota. Um programa proativo de manutenção preventiva ajuda a manter os custos operacionais do veículo no mínimo.

Por isso, a manutenção programada é a maneira mais eficaz de minimizar o tempo de inatividade do veículo. Definir cronogramas de manutenção preventiva requer o conhecimento do tipo de veículo, seu uso (quilometragem, horas e ambiente operacional), garantias, status de recall, requisitos regulamentares, entre outros.

Ainda, é benéfico conhecer os tipos de problemas de diagnóstico que normalmente ocorrem com diferentes veículos e funcionários, visto que os gerentes de frota precisam ser capazes de monitorar e coletar dados sobre a “saúde” de seus veículos para resolver os problemas precocemente e reduzir custos. Ter acesso a estatísticas sobre diagnósticos de veículos ao longo do tempo também é importante para determinar se um caminhão está funcionando da melhor maneira possível.

Dessa forma, adotar softwares de gerenciamento de frota ajuda a monitorar o uso real que seus veículos estão obtendo. Se você começar a rastrear essas métricas, poderá identificar caminhões com maior tempo de inatividade, padrões de consumo fora da média, mau uso de veículos, entre outros fatores.

O monitoramento do uso da frota também permite que você distribua a carga de trabalho entre seus caminhões com mais eficiência, evitando o desgaste excessivo em qualquer veículo.

Além disso, quando se trata de programas de manutenção de caminhão, fazer com que os motoristas participem ativamente pode ser um desafio. Conscientizá-los sobre os impactos do tempo de inatividade de um caminhão e a adoção de boas práticas de direção é fundamental.

No entanto, para garantir a conformidade entre seus colaboradores, programas de incentivo, nos quais os motoristas possam ganhar pontos e usá-los para recompensas, como folgas, por exemplo, podem ser a solução para manter uma frota totalmente operacional.

E na sua empresa, como estão os programas de manutenção de caminhão? Quais práticas você adota? Compartilhe conosco nos comentários e continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!

Fechar Menu