O que saber sobre terceirização de frota pesada

O que saber sobre terceirização de frota pesada

A opção de terceirização de frota pesada, a princípio, pode soar como uma solução que parte de uma decisão preponderantemente de economia, não é mesmo? E, embora isso seja verdade, existem muito mais fatores que podem levar a essa terceirização.

Organizações que desejam tornar a operação mais competitiva e eficiente já estão obtendo ótimos resultados por meio da terceirização. A verdade é que essa possibilidade traz consigo benefícios muito mais abrangentes para o setor e para o negócio.

Caso você esteja avaliando custos e considerando adotar essa solução, confira, no artigo de hoje, cinco coisas que você precisa saber sobre a terceirização de frota pesada.

1. A eficiência de sua operação pode ser escalável

Ao terceirizar sua frota pesada, sua operação ganha uma característica distintiva em relação a frotas próprias: escalabilidade. Isso significa que, se anteriormente sua frota estava limitada a uma quantidade de fretes e limite de serviços, com a terceirização, esse teto torna-se maior.

Essa flexibilidade permite que sua operação possa ter maior eficiência e controle de custos a cada viagem realizada e que não perca negócios de oportunidade por falta de veículos apropriados para operações especiais ou sazonais, por exemplo.

2. Sua terceirização de frota pesada elimina o custo da ociosidade

O custo de manutenção e funcionamento de uma frota de veículos pesados é grande. No entanto, em determinados casos, não é sempre que esse investimento está gerando o máximo de seu retorno em uma operação com frota própria, não é mesmo?

A verdade é que, com veículos próprios, o gestor de frota sempre luta contra a ameaça da ociosidade e seus altos custos relacionamentos. Já com a terceirização, você poderá rever qual é o dimensionamento e os veículos certos para potencializar e extrair o máximo de resultados em sua operação.

3. A terceirização de frota pesada é uma solução sustentável

Muito tem se falado da responsabilidade ambiental das empresas e como essa abordagem precisa tornar-se parte orgânica de toda gestão. Com o segmento de frotas, isso não é diferente.

Além das práticas de direção sustentável, a terceirização permite que a gestão possa contar com uma frota renovada e moderna, que tenha um uso otimizado de combustível e emissão reduzida de resíduos. Até mesmo que integre à sua frota veículos elétricos.

Isso tudo, claro, quando se conta com um parceiro de terceirização já preocupado em oferecer soluções que diminuam a pegada de carbono de sua companhia.

4. O monitoramento de processos de sua frota terceirizada é melhor

A necessidade de sistemas e análise de dados ainda é uma grande barreira em muitos mercados. No segmento de frotas pesadas, é possível que sua empresa já utilize ferramentas de monitoramento e controle de determinadas informações, certo? Mas você já parou para pensar como uma frota terceirizada pode otimizar isso?

Quando falamos de uma frota pesada, estamos falando de veículos que comumente percorrem maiores distâncias e fazem entregas de maior complexidade. Com a contratação de uma frota terceirizada, é possível abarcar ferramentas e tecnologias que modernizem sua gestão e tragam relatórios em tempo real, aumentando a competitividade do serviço oferecido e a relação entre custo-eficiência de sua operação de frota.

5. O core business de sua empresa permanece fortalecido

Quando se trabalha com uma frota própria, existem inúmeras questões que precisam ser resolvidas prontamente pela gestão. Custos, despesas, aquisição de novos modelos, manutenção e venda de frotas pesadas já avariadas, inúmeras atividades burocráticas – a lista de tarefas pode dispender muito de seu tempo administrando cada aspecto mais operacional, o que impossibilita a criação e o aprimoramento de suas estratégias.

O seu negócio principal, seu core business, mantém-se fortalecido na terceirização de frota pesada. A forma de pensar a logística de suas operações torna-se mais estratégica e proativa.

Afinal, todo o microgerenciamento passa a ser assumido pela empresa parceira. Isso permite que a gestão de frota pesada expanda seu foco e utilize-se de sua expertise na tomada de decisão para o crescimento e o sucesso do negócio.

Há algo mais que você deseja saber sobre terceirização de frota pesada? Ficou com dúvidas sobre quais serviços a terceirização pode trazer para otimizar sua frota? Então, entre em contato com a Maestro Frotas e fale com um de nossos consultores.

 

Fechar Menu