5 dicas para aumentar a produtividade do gestor de frota

Existem diversas atividades a serem consideradas na rotina de um gestor de frota, profissional cada vez mais requerido para uma atuação versátil e estratégica para os negócios. Em meio a tantas exigências, demandas e projetos, é essencial que se busquem maneiras de aumentar a sua produtividade e a geração de valor em seu trabalho.

Mas como é possível vencer este desafio? Para saber mais, continue a leitura. A seguir, vamos compartilhar algumas dicas úteis para que o gestor de frota possa otimizar a produtividade em suas atividades. Você enfrenta problemas para manter a disciplina na priorização de tarefas e otimizar seu tempo? Não sabe como fazer mais e melhor, mas em menos tempo? Descubra alguns caminhos neste artigo.

5 maneiras de gerenciar melhor o tempo e aumentar a produtividade do gestor de frota

Com poucas horas disponíveis e uma lista longa de tarefas a fazer, o gestor de frota precisa saber como aproveitar da melhor forma cada minuto de seu dia. A solução para isso passa por gerenciar com eficiência seu tempo para melhorar sua produtividade.

A gestão ineficaz do tempo no ambiente de negócios em constante mudança é um risco que nenhum gerente de frota quer correr. Portanto, é fundamental encontrar soluções que ajudem a superar os inúmeros desafios que afetam a produtividade do gestor de frota.

Entre as iniciativas para isso, estão:

1. Promova melhorias contínuas para ter processos mais eficientes

Uma das principais causas da perda de produtividade do gestor de frota, são os processos ineficientes, que desperdiçam tempo e dinheiro valiosos. Por isso, uma de suas prioridades deve ser garantir que suas operações sejam executadas da maneira mais eficaz e eficiente possível.

Uma das soluções para isso é ter parceiros externos que auxiliem a otimizar e aperfeiçoar continuamente áreas críticas, como gerenciamento de combustível, manutenção, renovação de frota, inteligência de dados, segurança e conformidade.

Parceiros externos trabalham conjuntamente para ajudar a determinar as estruturas e as melhores práticas necessárias para criar processos mais eficientes para áreas como essas.

Com isso, o gestor de frota não apenas obtém a vantagem de contar com a experiência, o conhecimento e a tecnologia desses parceiros, como também otimiza seu tempo e a sua produtividade com a condução e o controle dessas atividades e consegue orientar a sua produtividade para ações mais estratégicas para a conquista das metas do negócio.

2. Limite seu tempo para as redes sociais

Apesar de sua utilidade, as redes sociais podem ser uma grande fonte de distração de seu trabalho como gestor de frota. Por isso, reserve momentos específicos de seu dia para lidar com essa demanda.

Uma boa dica é ter um painel de controle para visualização de suas principais redes sociais utilizadas profissionalmente. Dessa forma, mensagens de WhatsApp de caráter pessoal não interferem nas atividades prioritárias de interação com a sua equipe ou com clientes.

3. Utilize um método de gestão de tempo

Você tem dificuldade em organizar suas demandas e manter a concentração nas ações prioritárias? Saiba que existem diversos métodos que podem ajudar você a manter o foco nas tarefas e aumentar sua produtividade como gestor de frota. Busque aquele que melhor se encaixa em seu perfil.

O Método Pomodoro é um dos mais conhecidos. Com ele, você divide seu trabalho em blocos de 25 minutos. Dessa forma, com pequenos intervalos de 5 ou 10 minutos, você consegue maximizar sua eficiência sem lidar com um grande acúmulo de tarefas.

4. Reduza ou elimine tarefas burocráticas demoradas de sua rotina

Lidar com tarefas administrativas morosas pode criar dificuldades de produtividade para o gestor de frota. Quanto mais tempo esses profissionais utilizam para essas atividades, menos tempo eles têm para focar em iniciativas geradoras de receita que aumentam os resultados da empresa.

Uma solução para isso é se livrar dos sistemas baseados em papel. Um fluxo de trabalho digitalizado permitirá que você conclua tarefas administrativas em menos tempo, reduza falhas de comunicação e outros erros humanos e automatize tarefas como cobrança, envio de informativos para motoristas, agendamento de entregas e tantas outras.

Outra solução é a terceirização de determinadas tarefas burocráticas e rotineiras do dia a dia, algo que as melhores empresas de terceirização de frota também oferecem aos seus clientes.

5. Saiba priorizar tarefas e organizar processos enquanto gestor de frota

É importante que o gestor de frota possa otimizar os processos de transporte de sua operação. E uma boa maneira de tornar esses processos mais automatizáveis é investir em ferramentas que organizem o fluxo de trabalho.

Portanto, busque fazer uma análise das principais atividades de sua frota. A partir disso você pode, enquanto gestor de frota, delegar tarefas prioritárias e buscar formas de otimizar os fluxos. Com uma base de fluxos de trabalho preestabelecidos, sua gestão ganha escalabilidade e consegue abarcar novas tarefas prioritárias e estratégicas.

Você procura uma forma prática de aumentar a sua produtividade como gestor de frota? Conheça as soluções e projetos em terceirização e gestão da Maestro Frotas.

Fechar Menu