10 coisas que as pessoas não sabem sobre carro elétrico

10 coisas que as pessoas não sabem sobre carro elétrico

O carro elétrico está se tornando uma realidade e, aos poucos, eles começam a substituir os veículos a combustão. Compreender um pouco mais a respeito dessa tendência é fundamental, por isso, listamos algumas curiosidades a respeito dos carros elétricos. Acompanhe!

1. O valor do carro elétrico vai diminuir

O carro elétrico está se tornando uma grande tendência em alguns países. Por isso, aos poucos, ele vai começar a ser produzido e comercializado em maior volume, fazendo com que se torne ainda mais comum (até mesmo aqui no Brasil).

Dessa maneira, com o tempo, a tendência é de que o carro elétrico passe a ficar significativamente mais barato, pois vai se tornar o veículo do dia a dia das pessoas, principalmente, por possuir diversos benefícios agregados.

2. O combustível é significativamente mais barato

Uma das razões que fazem com que o  carro elétrico seja mais econômico em relação aos veículos convencionais diz respeito à sua eficiência energética. A eficiência energética de um carro elétrico ultrapassa 80%, em uma comparação com os 15% a 20% alcançados por um carro à combustão interna.

Em relação, ainda, aos a combustão, é possível afirmar que o carro elétrico acaba representando mais economia ao abastecer, pois há a possibilidade de escolher locais que utilizam a energia solar. Assim, a energia é gerada pelo Sol e você a utiliza para o seu carro.

Mesmo em tomadas convencionais, será possível abastecer o carro e pagar menos por isso, pois, a quantidade de energia elétrica para abastecer não é tão significativa, afinal, o carro já terá sido desenvolvido com o intuito de economizar.

3. O desempenho do carro elétrico é diferenciado

De maneira geral, o carro elétrico não possui uma faixa de rotação ideal, que seria o torque máximo desde o momento zero do funcionamento. Isso faz com que o seu desempenho seja diferenciado, mesmo nos carros que são vistos como “menos potentes”.

4. Não há perda de energia com calor

Uma grande diferença dos carros elétricos é que não existe a perda de energia com calor. Assim, praticamente todo o consumo é convertido em movimento para o carro, fazendo com que não se tenha desperdícios de energia.

Ou seja, o carro utiliza exatamente a quantidade de energia necessária para se movimentar, garantindo uma grande economia.

5. A manutenção é muito mais simples

Esse tipo de carro acaba tendo menos peças na sua construção, de forma com que seja mais leve e, claro, que tenha menos componentes a serem substituídos com o tempo e peças para fazer testes no momento da manutenção, o que faz com que sua manutenção seja simplificada.

No entanto, mesmo tendo sua manutenção mais simplificada, é importante saber que, por conta da produção em pequena escala, as peças de carros elétricos ainda não são baratas ao longo do tempo. A tendência é que isso mude em um futuro próximo, conforme esses veículos forem ficando mais populares.

6. Você recebe um incentivo fiscal para ter um carro elétrico

O que mais chama a atenção no carro elétrico nesse momento é que alguns estados brasileiros estão oferecendo um incentivo fiscal para quem deseja adquirir o modelo, como São Paulo.

Os carros elétricos e à hidrogênio já são isentos do Imposto de Importação, de 35%, e, além disso, os donos desses veículos pagam cerca de 50% a menos de IPVA, gerando uma economia significativa no longo prazo.

7. O carro elétrico é um veículo sustentável

Por não emitir poluentes, o carro elétrico é sustentável. Além disso, a possibilidade de utilizar a luz solar para carregar o veículo faz com que ele se torne ainda mais interessante para o meio ambiente.

Esse é um carro que não emite poluentes no ar, o que é, de longe, um dos principais benefícios desse tipo de veículo, que, no longo prazo, pode auxiliar na diminuição de poluição na atmosfera.

8. Ele traz uma imagem positiva para quem o compra

Quem possui ou dirige um carro elétrico acaba passando uma boa impressão para as outras pessoas, principalmente por ele ser sustentável. Assim, você demonstra que se preocupa com o planeta, escolhendo um carro diferenciado.

O mesmo ocorre com as empresas. Afinal, as organizações que prezam pela sustentabilidade também podem adquirir carros elétricos e se beneficiar com isso, tendo políticas diferenciadas e demonstrando para o mundo quais são as suas preocupações.

9. A pouca autonomia de bateria

Essa é uma das desvantagens do carro elétrico. Até o momento, ele possui pouca autonomia de bateria, fazendo com que seja necessário carregá-lo com mais frequência. Por isso, alguns donos ainda se sentem limitados por essa situação.

10. A falta de postos de abastecimento elétrico

Juntamente com a falta de autonomia de bateria, ainda há o problema da falta de pontos de abastecimento elétrico, sendo essa outra desvantagem do carro elétrico. Entretanto, essas questões tendem a ser minimizadas no longo prazo.

Esse problema está diretamente relacionado à legislação brasileira. Atualmente, ainda não é permitido comercializar energia elétrica fracionada, por isso, os poucos pontos de recargas disponíveis não podem cobrar pelo serviço e, por isso, o fazem de maneira gratuita.

E você, quer conhecer mais sobre os carros elétricos e quais são os benefícios de você tê-lo em sua frota? Continue acompanhando nosso blog para mais novidades! Até a próxima!

Fechar Menu