Como recuperar o caixa pós-pandemia com frota terceirizada?

Como recuperar o caixa pós-pandemia com frota terceirizada?

Negócios de todos os portes e segmentos foram impactados pela pandemia do novo coronavírus. Esse cenário trouxe desafios não apenas para a saúde das pessoas como também para a saúde financeira das empresas. Nesse contexto, buscar caminhos para recuperar o caixa é algo primordial para um plano de retomada das operações. E a frota terceirizada pode ser peça central nesse planejamento.

Neste artigo, saiba mais sobre como a terceirização de frota pode ajudar seu negócio a enfrentar os desafios trazidos pela pandemia, reduzindo custos, garantindo a retenção de talentos e possibilitando adaptações em sua operação. Acompanhe a seguir.

Frota terceirizada permite a gestão remota de seu negócio

Seja por obrigatoriedade ou por opção, a modalidade de trabalho remoto tem registrado cada vez maior adesão. Assim, para garantir o controle das operações de sua empresa, contar com um parceiro de frota terceirizada que disponibilize o serviço de gestão remota, com emissão de relatórios, acompanhamento da operação em tempo real e outras ferramentas é um grande diferencial para manter o giro de caixa.

Frota terceirizada moderna é sinônimo de retenção de talentos

Reter seus melhores talentos nesses tempos desafiadores também é importante para recuperar o caixa pós-pandemia. Primeiramente, porque evita que a empresa tenha custos extras, já que pesquisas indicam que o gasto com a perda de um colaborador pode custar à organização mais de 200% do valor de seu salário.

Mas, além disso, esses colaboradores também carregam parte da inteligência do seu negócio e sua perda pode representar um retrocesso na qualidade e produtividade da empresa, algo que pode ser bastante nocivo nesse momento de tantas mudanças e adaptações.

Assim, a frota terceirizada adequada e moderna pode ser utilizada como um importante benefício ao colaborador, para mantê-lo fidelizado e motivado, especialmente nesses tempos em que modalidades de transporte coletivo demandam atenção extra e receio. 

Frota terceirizada ajuda a reduzir custos 

Nesse momento, além de fazer adaptações para garantir entradas no caixa também é importante buscar formas de cortar as saídas. Manter uma frota própria – seja para a entrega de seus produtos ou seja para o transporte de seus colaboradores – apresenta diversos custos embutidos que vão além da aquisição dos veículos.

Por sua vez, com a frota terceirizada, é possível reduzir gastos com manutenção, desmobilização, gerenciamento de seguros, impostos, documentações e outros. De fato, conforme dados do DCI, o modelo de frota terceirizada pode ajudar a diminuir, pelo menos, 20% dos custos fixos das empresas.

Além disso, o veículo próprio desvaloriza rapidamente o que representa perda de dinheiro para a sua empresa. Assim, para garantir a sobrevivência e a recuperação de seu negócio, fazer a venda dos veículos próprios e adotar uma frota terceirizada pode ser uma iniciativa central para garantir caixa e manter a qualidade das operações.

Nessa avaliação, é importante lembrar de que o veículo próprio representa capital imobilizado e um bem em depreciação, já a frota terceirizada ajuda no enxugamento dos custos e possibilita fluxo financeiro para a empresa manter e adaptar suas operações para esse novo momento. 

Frota terceirizada como sinônimo de mais inteligência para a recuperação do caixa

Entre os modelos de terceirização de frota, há também o que contempla a gestão de frota da empresa, incluindo a disponibilização de ferramenta de Business Intelligence (B.I.). Essa é uma alternativa mais completa, que possibilita o acesso a tecnologias e ferramentas que ajudarão seu negócio a se munir de dados que subsidiarão melhores tomadas de decisão e a identificação de oportunidades para recuperar o caixa pós-pandemia.

Além disso, os recursos de automação e de otimização dos processos proporcionarão mais tempo para que os profissionais de RH e de gestão de frotas dediquem-se a atividades que agreguem valor ao negócio e para que contribuam mais ativa e criativamente no desenvolvimento de um plano de recuperação para a empresa.

Frota terceirizada pode ser solução para adaptar sua operação ao novo normal

Algumas mudanças trazidas pelo cenário de pandemia deverão permanecer. E, para recuperar seu caixa e adaptar o negócio a esse novo momento, a frota terceirizada pode ser uma importante aliada.

E isso pode se dar de diversas maneiras. Por exemplo, a frota própria não apresenta margem para flexibilização ou novos dimensionamentos sem trazer custos substanciais para a empresa. Já com a frota terceirizada, você pode selecionar veículos mais diversificados, por exemplo, para ampliar as possibilidades de atender clientes via delivery. Ainda, as ferramentas de gestão de frota podem proporcionar uma ampliação e a escalabilidade de suas operações, mantendo a qualidade do atendimento, por meio de recursos de rastreabilidade e roteirização, por exemplo.

Além disso, como vimos, disponibilizar veículos para seus colaboradores que precisam executar seu trabalho presencialmente é um grande benefício nesse momento e que deve permanecer bastante valorizado daqui para a frente, garantindo que sua empresa consiga atrair e reter talentos.

Para descobrir mais sobre como enxugar custos para recuperar o caixa, confira também nosso artigo sobre quanto sua empresa pode economizar com a terceirização de frota.

Fechar Menu