5 pontos de atenção para o gestor ao renovar frota

5 pontos de atenção para o gestor ao renovar frota

O gestor de frota terceirizada tem um grande equilíbrio a manter ao renovar frota. Afinal de contas, o processo pode ser impactado por diferentes elementos que, caso haja um investimento equivocado, podem prejudicar o desempenho e as operações do negócio. É preciso, portanto, priorizar a eficiência e a qualidade dos serviços terceirizados ao renovar frota.

Neste artigo, abordaremos alguns pontos que o gestor deve ficar atento ao realizar a renovação de sua frota terceirizada. Dessa forma, será possível ter um planejamento com tomadas de decisão mais certeiras para futuras operações. Acompanhe a seguir.

1. Personalização e quantidade de veículos ao renovar frota

Ao planejar a frota, é preciso pensar em todos os fatores que podem fazer com que sua gestão expanda ou retraia suas principais atividades. Isso envolve, ao renovar frota, pensar na quantidade ideal de veículos reserva, por exemplo, além de dados de manutenção, disponibilidade, sinistros a serem acertados e demais fatores.

O momento de renovar a frota terceirizada também é uma oportunidade para buscar por possíveis customizações. Vale a pena contatar a empresa terceirizada para checar disponibilidade, manutenções e custo de novas customizações ao veículo.

2. Modelos de veículos

Assim como detalhes de personalização e dimensão de sua frota, é importante considerar a utilidade da renovação.

Da mesma forma que uma ferramenta, um veículo pode ter sua serventia futura anulada ou substituída por um modelo mais eficiente. O segmento de logística avança, e é preciso estar preparado para satisfazer futuras demandas e oportunidades com sua frota.

A frota terceirizada é um fator que, na realidade, ajuda bastante esse aspecto. A versatilidade de modelos se torna uma vantagem e atende às necessidades e perspectivas de crescimento futuro da empresa.

3. Segurança de seus motoristas e de sua operação

Frotas precisam ser renovadas, dentre outras questões, por segurança. Veículos desgastam, exigem manutenção e, principalmente, podem causar riscos a seus colaboradores e a terceiros.

Nesse contexto, a prática ideal recomendada a gestores é renovar a frota em períodos consistentes. Assim, diminui-se o tempo e os gastos com manutenções. Com uma parceria terceirizada, essa rotatividade se torna muito mais facilitada, permitindo que sua frota tenha sempre acesso a veículos novos, modernos e mais seguros.

4. Custos envolvidos ao renovar frota

O processo de renovar a frota, infelizmente, pode bater de frente com o caixa baixo da empresa em um momento de instabilidade ou de sazonalidade desfavorável. Além do problema financeiro em si, a empresa acaba sofrendo por não cumprir com sua renovação periódica.

Frotas terceirizadas oferecem um custo acessível, além de maior agilidade e qualidade no serviço oferecido para sua empresa. É importante buscar uma opção que possa reduzir seus custos sem prejudicar a qualidade do serviço em si.

5. Economia ao renovar frota

Pontualmente, pode ser difícil estabelecer uma relação de economia na terceirização da frota renovada. No entanto, ao colocar no papel, é possível ter um cenário mais claro. Carros novos são mais eficientes, economizando na compra de combustível e com as revisões mecânicas.

Para que a decisão de renovar uma frota seja econômica, é importante ficar atento a custos variáveis. Com uma frota terceirizada, por exemplo, esses custos são minimizados e a prática pode gerar uma economia de até 25% no longo prazo.

Quais outros aspectos sua gestão prioriza ao renovar frota terceirizada? Quais são as vantagens que você já notou durante o processo? Compartilhe sua experiência conosco e até a próxima!

Fechar Menu