Por que apostar na terceirização da desmobilização de frota?

Por que apostar na terceirização da desmobilização de frota?

Em algum momento, as organizações devem tomar uma decisão crítica: executar a desmobilização de frota própria. Esta não é uma tarefa fácil, considerando que uma escolha errada pode levar à perda de tempo e de dinheiro para a organização.

Nessa hora, é fundamental acompanhar o período útil de uma frota própria, considerando fatores como os custos do veículo, a depreciação do bem e a quilometragem rodada. Uma maneira de garantir que esse processo seja feito da melhor forma possível é terceirizar a desmobilização de frota.

Neste artigo, confira os benefícios dessa terceirização e como ela pode ajudar na renovação da sua frota. Acompanhe.

Os benefícios da terceirização da frota

Fazer a gestão de frotas próprias é uma tarefa complexa e repleta de demandas burocráticas, que, muitas vezes, afasta o gestor de questões comerciais e estratégicas mais importantes. Portanto, a terceirização permite que você se concentre no core business e em tarefas que agreguem mais valor e diferenciação ao negócio.

Ainda, ao operar sua própria frota e infraestrutura de manutenção, sua empresa assume enormes riscos. A terceirização da manutenção da frota permite que você reduza sua exposição a esses riscos, e a economia pode ser substancial.

Além disso, as funções administrativas da gestão de frota também podem ser bastante qualificadas e modernizadas com a terceirização da frota. Isso porque uma empresa terceirizada fornece consultoria em metas financeiras, de produtividade e outras áreas críticas, como conformidade. Comumente, esses parceiros também disponibilizam às empresas tecnologias, como telemetria e dashboards de acompanhamento de sua frota online, entre outras.

Essas empresas especializadas também podem eliminar a necessidade de mais funcionários, concentrando os recursos existentes em funções e ações mais estratégicas. Já o gestor de frotas pode se concentrar em responsabilidades de alto nível, como análise e relatórios, levando a frota a operar com maior eficiência.

Ou seja, a terceirização não acaba com a função de gestor de frota: ele continua na função, mas assumindo um papel mais estratégico nas empresas.

A terceirização da desmobilização de frota

Como vimos, a rotina de uma gestão de frota própria é bastante trabalhosa e complexa, e, entre as atividades que compõem essa administração, está a desmobilização de frota.

Nesse sentido, gerenciar a desmobilização de frota de veículos internamente está se tornando uma operação cada vez mais difícil. Lidar com legislações, regularizar documentos, garantir transparência nos reparos e escolher os veículos tomam muito tempo de uma empresa.

É inevitável que também haja pressão na redução de custos, melhora na produtividade e maximização da eficiência. Infelizmente, esses objetivos são bastante dificultados com o clima econômico atual, os recursos financeiros limitados e o mercado altamente competitivo.

A logística reversa realizada por uma empresa terceirizada permite detectar aqueles veículos que precisam ser retirados de circulação. Isso requer um processo organizado, mas reduzindo custos e mantendo a produtividade da organização.

Com a terceirização, os especialistas avaliam de forma ágil e eficiente o destino de um veículo, incluindo alternativas como vendê-lo para colaboradores da empresa de forma particular, repassá-lo para concessionárias ou colocá-lo em leilões.

Esses mesmos especialistas escolhem as oficinas de menor custo, acompanham o processo de entrega e retirada dos veículos e garantem um aumento da taxa de recuperação do investimento.

Dessa forma, ao contratar uma empresa especializada em desmobilização de frota, é possível manter seus motoristas na estrada e operar com desempenho máximo, mas sem gastar muito com custos operacionais e, ainda, otimizando o retorno financeiro envolvido na operação.

E então, ficou com alguma dúvida sobre a terceirização da desmobilização de frota? Está buscando um parceiro para esse processo? A Maestro Frotas é referência nesse segmento e está pronta para ajudá-lo, entre em contato conosco!

Fechar Menu