Em todo início de ano, as empresas examinam suas finanças e perguntam o que podem fazer para melhorar seus resultados financeiros. Organizações que têm frotas de veículos não são diferentes: o custo de ter e operar veículos próprios, uma demanda crescente por entrega rápida a preços competitivos têm levado à decisão de terceirizar a frota nova de veículos.
No entanto, é vital escolher o parceiro certo quando for terceirizar sua frota comercial. Uma escolha errada pode ter um impacto negativo na operação do seu negócio, por outro lado, fazer a escolha correta pode ajudar sua empresa a prosperar e manter a produtividade.
Pensando nisso, a seguir, conheça as principais dicas na hora de escolher uma empresa parceira para terceirizar sua frota nova. Acompanhe.
Os benefícios de terceirizar sua frota nova
Reduzir os custos por meio da terceirização é uma opção tentadora para muitos, mas o que alguns empresários não percebem é que a economia gerada não se limita apenas ao curto prazo.
Com maior fluxo de caixa, segurança da frota garantida e disponibilidade de veículos, sua empresa ganha em produtividade. Com a operação da frota nova sendo mantida pela empresa terceirizada, o gestor fica responsável por sua administração estratégica e fica livre para se concentrar em ações, como aumentar sua carteira de clientes e lucratividade no longo prazo.
Sem a necessidade de gastar com manutenções, sinistros ou renovação de frota própria, a terceirização garante que os custos operacionais sejam reduzidos significativamente, o que aumenta seu fluxo de caixa.
Como escolher uma empresa parceira
A seleção de um parceiro é sempre uma decisão difícil, pois existem várias empresas disponíveis no mercado. Embora pareçam semelhantes, elas operam de maneiras diferentes, então, há vários prós e contras para cada uma delas. Para ajudá-lo nessa definição, preparamos algumas dicas:
Veja quais os clientes e setores que ela atende e já tem know how
A experiência do seu parceiro no mercado e seu histórico dizem muito sobre sua credibilidade. Obtenha informações úteis, como o tipo de clientes que ele atende e a quantidade.
Isso lhe ajudará a decidir se o provedor é adequado ao seu negócio. Além disso, verifique essas referências e não tenha medo de fazer as “perguntas difíceis”.
Qual é o nível de satisfação dos clientes atuais
É essencial saber se a empresa tem o conhecimento técnico e a experiência do projeto para atender bem os seus clientes. Converse com outros clientes e pergunte quais são os processos que o parceiro segue e a metodologia que usa para resolver os problemas. Assim, você terá uma ideia mais clara de como exatamente a sua frota será administrada e qual é o nível de satisfação possível sob essas circunstâncias.
Qual é a rede credenciada de oficina que os atende
Se você deseja manter a disponibilidade da sua frota, saiba quais são as oficinas que atendem o seu parceiro. Pesquise sobre a localização, credibilidade e qualidade dos serviços prestados: oficinas ruins podem prejudicar sua empresa, fazendo com que os veículos fiquem parados por muito tempo, afetando a produtividade do seu negócio.
Como é feito o pós-venda
Com o avanço da tecnologia, o trabalho de pós-venda se tornou mais fácil. Por isso, certifique-se de que o parceiro tenha disponível vários canais de comunicação, sejam eles via e-mail, telefone fixo ou mensagens instantâneas. Analise, ainda, se seus equipamentos estão atualizados e funcionando sem problemas.
Dessa forma, com todos os benefícios ao terceirizar sua frota, não é de se admirar que cada vez mais as empresas optem por esse serviço e pelo apoio de parceiros especializados.
E você, acha que sua empresa se beneficiaria ao terceirizar sua frota nova? Entre em contato com a Maestro Frotas para descobrir as oportunidades para o seu negócio e até a próxima!