Terceirização de frota no agronegócio: quais as vantagens?

Terceirização de frota no agronegócio: quais as vantagens?

O agronegócio teve um recorde de exportações em 2021, com US$ 102,4 bilhões de movimentação. Mesmo com o aumento dos custos e obstáculos na produção, o setor segue sendo um significativo representante e uma base fundamental para o país. Logicamente, ter o máximo de eficiência da distribuição e gestão de frota nesse mercado é um grande desafio. Sendo assim, fica a questão: pode a terceirização de frota no agronegócio auxiliar e melhorar resultados também neste setor?

Seja na cadeia de produção ou distribuição do agronegócio, é preciso ter à disposição uma frota de veículos de qualidade. No entanto, nem sempre uma operação pode atender a todas as demandas e, ainda assim, manter o gerenciamento eficiente.

Por isso, no artigo de hoje, falaremos mais sobre como a terceirização de frotas tem impactado esse setor. Você gostaria de saber mais sobre os benefícios de uma frota terceirizada para os serviços e nível de desempenho que o agronegócio demanda? Então, continue a leitura e confira as dicas a seguir.

Quais são as principais vantagens da terceirização de frota no agronegócio?

Modelos de gestão de frota própria podem, naturalmente, contar com benefícios característicos. No entanto, ao implementar a terceirização de frota no agronegócio, existem vantagens únicas e diferenciais importantes de serem considerados.

Vantagens essas que podem colocar seu serviço como prioritário para futuros clientes que necessitam de um transporte ou operação logística pontual e de alta performance. Isso pode incluir:

Base de frota mais flexível a sazonalidades

O mercado do agronegócio conta com seus picos e baixas de produção, que podem variar de acordo com os insumos e demais fatores externos e internos que impactam no setor.

A vantagem da terceirização de frota nesse cenário é de permitir maior flexibilidade a escoamentos e entregas de produtos. Ou seja, a sua gestão de frota não é impactada negativamente em casos em que a produção ou demanda for menor ou maior, variando conforme as sazonalidades.

Dessa forma, com uma frota terceirizada, sua gestão ganha uma adaptabilidade que permite disponibilizar mais ou menos veículos conforme o tamanho das suas necessidades pontuais. Isso acaba repercutindo em menos gastos (como veremos em detalhes a seguir) e maior capacidade de negociação com seus clientes.

Maior previsibilidade e economia de custos

A terceirização de frota pode ser uma opção para reduzir gastos sem diminuir a qualidade em sua operação. Afinal, custos de investimento e renovação de frota, manutenção e outros comuns a esses negócios podem ser bastante altos e constantes ao se lidar com uma frota 100% própria.

No entanto, além disso, há um outro ponto estratégico que poucos consideram: a previsibilidade de custos ao se optar pela terceirização de frota no agronegócio.

Como vimos, uma frota própria enfrenta o desafio de garantir o retorno de seu investimento constantemente. E, em muitos casos, nem sempre a aquisição de um novo veículo trará esse retorno.

Em contraponto, com um capital de giro aplicado em despesas previsíveis, é possível não só economizar, como também garantir maior rentabilidade a partir de sua operação de frota. E, quando falamos de um mercado de alta demanda como o agronegócio, isso pode fazer bastante diferença nos resultados.

Possibilidade de diferenciação do modelo de frota

Com a criação da tabela de fretes pelo governo em 2018, surgiram algumas incertezas em relação ao setor de transporte rodoviário brasileiro.

Por isso o agronegócio, que depende de excelência no transporte de produtos perecíveis e de manuseio delicado, busca a contratação de fretes que possam não apenas entregar prazo, como, também, garantir maior agilidade na contratação. E uma terceirização de frota pode contribuir para trazer esse diferencial.

Em períodos de entressafra, isto é, no final da colheita, ocorre comumente uma grande ociosidade da frota própria. Por isso, com a terceirização de frota, é possível oferecer um custo competitivo para as empresas e, ainda, destacar o seu serviço de forma descomplicada e ágil, adaptando mais facilmente sua oferta à demanda.

Isso significa que, mesmo com as ameaças que o setor do agronegócio sofre, uma terceirização de frota diferenciada oferece benefícios significativos para a sua operação. Um modelo de frota diferenciado, que permite menor burocracia e tecnologias de rastreamento de carga, por exemplo, pode ser uma solução com grandes resultados para esse tipo de operação.

Você ainda tem dúvidas sobre terceirização de frota? Está em busca de soluções para a gestão de frota no agronegócio? Então, converse com nossos consultores e conheça mais sobre as possibilidades e serviços da Maestro voltados ao agronegócio.

Fechar Menu