Como o sistema de telemetria ajuda o gestor de frota?

Como o sistema de telemetria ajuda o gestor de frota?

08/19/2021Você já ouviu falar em sistema de telemetria? Este conceito não é exatamente novo – afinal, surgiu em 1912 -, porém, sua aplicação no segmento veicular só cresce diante dos benefícios gerados por esses sistemas.

Especialmente nos últimos anos, alguns aperfeiçoamentos tecnológicos tornaram a gestão de frota ainda mais estratégica e voltada a dados. A telemetria veicular, por exemplo, faz toda a diferença quando se trata de rastrear o comportamento de seus motoristas e a condição de seus veículos, fornecendo informações valiosas para qualificar e trazer mais segurança ao processo de tomada de decisões.

Neste artigo, confira mais sobre como funciona o sistema de telemetria e como essa tecnologia pode ajudá-lo a gerenciar sua frota com mais eficiência.

O que é telemetria?

Em sua origem, o termo “tele” refere-se a “remoto” e “metron” (no grego) à “medida”. Assim, percebe-se que telemetria está associada a medições feitas remotamente.

O sistema de telemetria é um sistema de gestão, que funciona a partir da instalação de um equipamento em um objetivo (no veículo, no caso da telemetria veicular) que será monitorado remotamente, mensurando dados em tempo real – como distância, tempo, velocidade, consumo de combustível e localização – e disponibilizando-os a uma central de monitoramento.

Com isso, o uso de sistema de telemetria impulsiona uma gestão de frota mais data-driven – orientado a dados – e voltados à eficiência, economia e segurança, a partir do monitoramento e análise de informações envolvendo a aceleração, velocidade, curvas e padrões de frenagem do motorista, por exemplo.

Como o sistema de telemetria pode ajudar no trabalho do gestor de frota?

Há diversas opções de uso do sistema de telemetria para gerar benefícios na gestão de frota. Ele contribuir para se gerenciar cronogramas de entrega, rastrear a conformidade do comportamento do motorista, fornecer rastreamento de ativos para os clientes, entre tantos outros dados importantes.

Ter acesso a esses dados também pode ajudar a manter o controle da manutenção do veículo em dia e um passo adiante, com a predição de necessidades antes que demandem investimentos corretivos mais elevados.

Além disso, fornece dados valiosos para treinar e orientar a equipe quanto às melhores e mais seguras práticas no trânsito, a partir das reais necessidades de cada condutor.

O sistema de telemetria é benéfico apenas para a gestão de frotas maiores?

O sistema de telemetria oferece informações valiosas para negócios de todos os portes. Empresas com uma frota reduzida também podem utilizá-lo para terem acesso a dados para tomar melhores decisões, economizar com prevenção de incidentes e com manutenção.

Além disso, em caso de envolvimento em acidente, os dados do sistema de telemetria oferecem uma visão sobre o motivo e o nível de envolvimento do motorista de sua frota, o que pode ser fundamental para lidar com a seguradora e tomar decisões bem-informadas.

Assim, independentemente da quantidade de veículos que uma empresa possui, rastreá-los e analisar os dados telemáticos gerados na operação pode fazer toda a diferença na gestão de frota.

Por que o sistema de telemetria é essencial para o seu negócio?

Embora os benefícios diretos sejam as informações e o controle obtidos por saber exatamente como sua frota é utilizada, há também um benefício indireto crítico: custos mais baixos. A implementação de um bom sistema de telemetria em sua frota oferece insights acionáveis para evitar desperdícios, más práticas e identificar oportunidades de economizar.

Você não precisa – nem é recomendado – confiar apenas em feeling ou dados mais gerais e aproximados em sua gestão de frota. Em vez disso, a telemetria fornece informações diretas que podem ajudá-lo a cortar custos de combustível, economizar tempo e tornar a operação mais eficiente como um todo. Afinal, quando a frota não está gerando desperdício em processos e rotas ineficientes, ela está economizando dinheiro. Em um setor cada vez mais competitivo, isso é importante para todos.

Além disso, conforme uma pesquisa da consultoria McKinsey & Company, apenas um veículo gera, em torno de 25 GB de informações por hora – incluindo dados de distância, uso de combustível, velocidade média e outros. Já pensou o quanto a análise desses dados específicos de sua frota poderia gerar de valor para sua operação?

Também é importante lembrar de que o sistema de telemetria pode ajudá-lo a melhorar a experiência do cliente. Por exemplo, você pode implementar o rastreamento de ativos que permite que cada cliente fique de olho exatamente onde sua carga está a qualquer momento. Esse é um recurso simples proporcionado pela telemetria e que causa um impacto significativo junto aos clientes.

Enquanto isso, se você usar dados de telemetria para tornar sua frota mais eficiente, seus clientes terão um serviço mais rápido e entregas seguras. Fazer sua empresa se destacar com uma melhor experiência pode ser a diferença entre manter ou não um cliente fidelizado neste mercado muitas vezes, hipercompetitivo e saturado.

Que tal dar o próximo passo para sua gestão de frota e implementar um sistema de telemetria? A Maestro Frotas pode ajudar nisso! Obtenha a tecnologia de que precisa para melhorar sua frota e levar sua empresa para o futuro hoje. Entre em contato com nossa equipe e descubra mais sobre os benefícios deste serviço.

Fechar Menu