O que você deve saber sobre renovação de frota?

O que você deve saber sobre renovação de frota?

Já parou para pensar se está na hora de renovar a sua frota de veículos? Grandes gestores buscam sempre otimizar suas operações, no entanto, são poucos aqueles que querem fazer investimentos para atingir tal resultado. Nesse contexto, a renovação de frota é fundamental, pois, ao não realizá-la, se torna um grande desafio garantir a qualidade e a competência dos serviços prestados sem interferir nos custos operacionais e na satisfação de seus clientes.

Como você sabe, a gestão de frota de veículos exige planejamento, controle de diversos fatores e pensamento estratégico. Para isso, é essencial pensar em maneiras para manter a frota em total operação, reduzindo o tempo de inatividade ou mesmo de propensão a acidentes.

Para ajudá-lo nisso, preparamos este artigo apresentando os principais motivos para você fazer a renovação de frota. Acompanhe.

A segurança dos trabalhadores da sua empresa está relacionada à renovação de frota

É evidente que quanto maior o uso maior será o desgaste da frota, o que aumenta a necessidade de fazer manutenção preventiva (ou corretiva) dos veículos. Relevar essa manutenção pode provocar não apenas gastos desnecessários com consertos, como, também, gerar um risco de acidente com os colaboradores da empresa.

Portanto, o ideal é fazer a renovação de frota periodicamente, oferecendo veículos mais modernos e seguros, que vão requerer menos manutenções.

Diante disso, ter uma frota própria e renovada pode sair caro, porém, se você optar pela terceirização, poderá sempre contar com veículos novos, sem riscos de prejuízos materiais e até de vida de seus funcionários ou terceiros em acidentes na estrada.

Ter diversidade de modelos disponíveis para uso é fundamental

É importante considerar que muitos veículos que atendem a sua demanda atual podem não ser os mesmos futuramente. Com a inovação e o dinamismo do mercado, é válido considerar que, para reduzir gastos e aumentar a eficiência, os gestores têm a necessidade de obter modelos que sua frota não possui.

Dessa forma, contar com vários modelos de veículos, alinhados às suas necessidades atuais e às perspectivas de crescimento da sua empresa, cria um cenário favorável para que você esteja sempre pronto para atender à diversidade de demandas que o mercado exige.

Economia no longo prazo

Quando é feita a renovação da frota, substituindo os veículos mais ultrapassados, promove-se uma redução de custos no longo prazo. Carros modernos são mais eficientes, pois consomem menos combustível e apresentam menos necessidades de manutenção por serem mais novos.

Em termos de economia, outra vantagem da terceirização é que a sua empresa poderá pagar parcelas fixas mensais e terá a renovação garantida, sem que precise se preocupar com outros custos variáveis de aquisição e manutenção de veículos – o que representa uma grande economia no longo prazo.

A tecnologia se renova cada vez mais rapidamente – e seu cliente sabe disso!

É inegável: na percepção que o cliente faz de sua empresa conta, e muito, a apresentação de sua equipe, de seus produtos ou serviços e, também, de sua frota. Inovações e novas tecnologias surgem cada vez mais rapidamente no mercado.

Por isso, optar por não atualizar sua frota, além de ficar com veículos defasados, pode prejudicar a sua imagem no mercado e levar a sua empresa a perder clientes, que tendem a olhar com desconfiança essa obsolescência.

É preciso estar de olho no desgaste de peças e veículos

Fugir do desgaste é algo inevitável, e até mesmo aqueles veículos com as manutenções em dia vão sofrer com desgastes. Vai chegar uma hora que você terá de repor alguma peça, e a sua substituição não terá mais efeito prático.

Por isso, é importante saber identificar quando algo deve ser renovado e, assim, garantir a segurança dos veículos. É preciso planejar mesmo que sua frota seja resistente e confiável, e, com o planejamento estrutural, você saberá a hora de colocar em prática a renovação.

E então, gostou de nossas dicas? Está pensando em fazer a renovação de frota optando pela terceirização? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e até a próxima. 

Fechar Menu