Quais os pilares para uma gestão de frota eficaz?

Quais os pilares para uma gestão de frota eficaz?

Para que se tenha uma gestão de frota eficaz, deve-se levar em consideração os principais pilares da gestão de veículos. Assim, é possível focar nos aspectos mais importantes para seu negócio, obtendo os diversos benefícios de praticar uma boa gestão da sua frota para manter a produtividade de sua operação.

Afinal, gerenciar frotas é uma função complexa, que envolve uma série de variáveis, como manutenções, combustível, rotas, multas, condutores e disponibilidade dos veículos, entre outras.

Por isso, é fundamental organizar os fluxos, focando na praticidade e no planejamento estratégico. Para auxiliar nesta tarefa, apresentaremos, a seguir, os principais aspectos que devem ser levados em consideração no que diz respeito ao bom funcionamento dos veículos, proporcionando mais lucratividade para a sua empresa. Acompanhe.

O bom planejamento para uma gestão de frota eficaz

Uma gestão de frota eficaz está intimamente ligada ao bom planejamento dos percursos, dos veículos a serem utilizados e de todo o processo de carga e descarga dos veículos. Por isso, é fundamental investir em um bom planejamento.

O recomendado é realizar um mapeamento completo da sua frota atual e das operações que ela realiza, utilizando os dados do último ano, além de estabelecer metas a serem alcançadas no próximo período, dimensionando sua necessidade futura de veículos. Lembre-se de que uma frota bem dimensionada é o primeiro passo para uma boa gestão de seus veículos, controlando, por exemplo, os gastos com combustível e manutenções, focando, também, no capital humano – que é uma parte muito importante no processo de gestão.

Todos os envolvidos na operação devem ser orientados e treinados rotineiramente para alcançar uma padronização do uso da frota. Para garantir o bom planejamento, é possível contar com opções tecnológicas, que garantem a disponibilização de todos os dados fundamentais para o funcionamento da sua frota.

A otimização das rotas

Para ter uma gestão de frota eficaz, é importante focar na otimização das rotas, evitando que seus veículos percorram quilometragens desnecessárias, pois isso eleva os custos com combustíveis, ao mesmo tempo em que aumenta a necessidade de manutenções e ampliação da mesma.

Por isso, é fundamental estudar estrategicamente as rotas percorridas por sua empresa, encontrando a melhor opção tanto em diminuição de quilometragem quanto em estradas com melhores condições.

A terceirização como opção para uma gestão de frota eficaz

A terceirização contribui para a profissionalização do serviço de transporte, pois, ao contratar uma empresa especializada nesse serviço, você investe em qualidade, mais rapidez e eficiência para a sua operação, tendo a certeza de que, sempre que precisar, terá um carro disponível.

Ainda, a terceirização da frota possibilita a redução de custos sem a perda da eficiência. Assim, a terceirização pode contribuir significativamente para o crescimento das empresas, pois ajuda a agregar valor, otimizando o uso de seus recursos disponíveis – isto é, ajuda a gerar diferenciais competitivos para o seu negócio.

O monitoramento da frota

Com o monitoramento da frota, tem-se mais segurança para o produto ou os passageiros transportados, ao mesmo tempo em que se torna possível encontrar os principais problemas da rota, auxiliando na sua otimização.

Além disso, com o monitoramento, se garante que todas as estratégias de otimização de frota estejam sendo colocadas em prática, afinal, você vai perceber todo o percurso em tempo real.

Assim, é possível saber o tempo de ociosidade de cada veículo, se as rotas planejadas estão sendo seguidas e, até mesmo, qual é a média de consumo de combustível, ou seja, uma gestão de frota eficaz também se faz com um bom monitoramento.

As manutenções da frota

A manutenção eficiente da frota pode garantir uma gestão diferenciada, possibilitando a diminuição de gastos e potencializando o uso correto dos veículos. Assim, a empresa acaba se beneficiando, também, financeiramente com a gestão de frota eficaz.

Portanto, ao focar na gestão de frota, é possível obter diversos benefícios, além de auxiliar na garantia do bom funcionamento da sua empresa, principalmente em relação ao transporte contratado ser realizado com a qualidade e dentro dos prazos estipulados.

E você, como tem feito a gestão de sua frota? Quais são as dificuldades que tem encontrado? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários e continue acompanhando nosso blog.

Fechar Menu