Quando o videomonitoramento embarcado é uma boa estratégia?

Quando o videomonitoramento embarcado é uma boa estratégia?

Para melhorar a segurança e o desempenho em uma gestão de frota, é importante que se tenha controle da informação. O videomonitoramento embarcado surge como uma solução que busca auxiliar o gestor da frotas na administração das operações diárias no trânsito. Mas em qual momento essa tecnologia se torna estrategicamente viável?

Antes mesmo de buscar fornecedores especializados em monitoramento veicular, é importante que a gestão saiba estabelecer parâmetros mínimos. Um sistema de videomonitoramento embarcado, sem as práticas ideais de implementação e uso, pode não contribuir para o desenvolvimento da frota.

Neste artigo, abordaremos mais sobre como o videomonitoramento embarcado pode ser uma solução adequada para sua estratégia. Confira.

O que é uma solução de videomonitoramento embarcado?

Os altos índices de acidentes de trânsito exigem, cada vez mais, que empresas de logística e que utilizam o serviço de frota ajam preventivamente. O videomonitoramento embarcado é um equipamento que realiza a gravação, disponibilização e transferência de vídeos. Sua instalação é feita nos veículos da frota de modo estratégico, monitorando pontos cruciais, tais como direção, baú e parte externa.

A solução de videomonitoramento embarcado permite que a gestão possa identificar causas de acidentes e oferecer ações corretivas adequadas. Além do aspecto da segurança, essa tecnologia é útil para outras necessidades da gestão. Garantir que normas sejam cumpridas corretamente durante a carga e descarga de determinados materiais é um exemplo de boa utilidade do videomonitoramento embarcado.

Situações que demonstram quando essa solução é uma boa estratégia

Essa solução pode facilitar e trazer ganhos em diversas situações. Entre elas, estão:

Quando o videomonitoramento embarcado é dinâmico

O videomonitoramento embarcado, enquanto solução, deve estar a favor do tempo do gestor e sua frota. Por conta disso, ferramentas que transmitam a gravação de forma dinâmica e acessível são essenciais. Muitos sistemas disponibilizam a função de envio dos vídeos através da rede 3G. Isso torna o processo muito mais ágil, permitindo que o gestor tenha acesso ao material antes mesmo de o veículo chegar ao seu destino final.

Com a velocidade da informação coletada, o gestor pode fazer com que sua estratégia se torne ainda mais dinâmica. Operações que necessitam de mais veículos, por exemplo, podem ser remanejadas e reajustadas sem que se tenha desperdício de tempo.

Quando o videomonitoramento embarcado gera análises consistentes

O diferencial estratégico na gestão de frota está em como ela organiza seus recursos para a tomada de decisão. Com o videomonitoramento embarcado, temos uma solução que depende de agilidade e apuração consistente para que traga benefícios.

Nesse ponto, a integração com a rede é vital para o videomonitoramento embarcado. Ter acesso ao conteúdo monitorado online permite que a gestão apure com clareza e tenha uma ação bem fundamentada. Em um processo judicial, por exemplo, uma ferramenta embarcada deve garantir a segurança máxima em arquivar o vídeo que será objeto de análise.

Quando o videomonitoramento embarcado é inteligente

Uma solução de videomonitoramento embarcado não se resume somente à captura e disponibilização dos vídeos. A gestão de frotas pode, também, se beneficiar de sistemas que integrem demais soluções de monitoramento. Com sistemas de telemetria e inteligência artificial, por exemplo, é possível ter o destaque de momentos de infração ou fadiga do condutor. Isso pode gerar alertas personalizados, notificando tanto motoristas quanto gestores.

Outro ponto em que o videomonitoramento embarcado se torna estratégico é na inteligência de abranger todas suas ferramentas em uma solução completa. Unindo câmeras externas e internas em um só painel, o gestor de frotas tem mais confiança nos dados gerados, o que, por sua vez, gera maior confiabilidade no retorno dos investimentos aplicados na frota.

Você utiliza soluções de videomonitoramento embarcado em sua frota? Gostaria de saber mais dicas sobre gestão de veículos? Continue acompanhando as atualizações no blog da Maestro Frotas para conhecer mais opções para alavancar os resultados de seu negócio. Até a próxima!

Fechar Menu