Maio Amarelo: como promover a segurança na sua frota pesada

Maio Amarelo: como promover a segurança na sua frota pesada

Anualmente, é realizada uma campanha para ajudar a conscientizar ainda mais a população quanto à construção de um trânsito mais seguro, humanizando dados sobre acidentes e buscando engajamento para reduzi-los. Essa campanha é conhecida como Maio Amarelo.

Em 2021, seu tema será “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”. Que tal aproveitar essa oportunidade para promover ainda mais segurança em sua frota pesada?

Para isso, continue a leitura e confira as dicas a seguir.

O que é o Maio Amarelo?

A campanha Maio Amarelo faz parte de um movimento internacional voltado à conscientização para diminuição de acidentes de trânsito.

Da mesma forma que ocorre em campanhas como o Outubro Rosa, o símbolo desta ação é, também, um laço, mas amarelo, remetendo à cor da sinalização de trânsito para chamar a atenção dos condutores e de toda a sociedade para esta causa.

No Brasil, anualmente é realizada uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para destacar essa pauta tão importante. E as empresas, especialmente as com operações de frota, exercem um papel fundamental nisso.

Afinal, ter operações mais seguras é algo de interesse de todas as partes. Então, esta é uma boa oportunidade de estabelecer ou aprimorar programas e iniciativas para promover mais segurança em sua frota pesada.

Dicas para promover a segurança na frota pesada

Melhorar a segurança da sua operação com frota pesada não deve ser apenas uma questão de reagir sempre que ocorrer um acidente. Um comportamento preventivo é o que é incentivado com ações como o Maio Amarelo.

A implementação de procedimentos e políticas de segurança antes que um evento negativo ocorra pode ajudar muito a evitar acidentes – e economizar tempo, dinheiro e, o mais importante, salvar vidas.

Para ajudar a proteger seus motoristas e veículos, aqui estão algumas boas práticas para aumentar a segurança em sua frota pesada:

1. Crie ou atualize um programa abrangente de treinamento de motoristas

O treinamento contínuo dos condutores não apenas reduz a possibilidade de acidentes rodoviários, como também padroniza os processos que os profissionais seguem para uma operação tranquila e segura.

Da comunicação a certos hábitos arriscados de direção, um programa de treinamento dos motoristas pode oferecer diversas melhorias para promover mais eficiência e segurança para todos.

Em frotas pesadas com caminhões, especialmente os com três ou mais eixos, que apresentam mais dificuldade de manobra e frenagem, treinamentos focados nas práticas seguras são cruciais.

Ainda, treinamentos de direção defensiva devem fazer parte da matriz de desenvolvimento desses colaboradores. Afinal, com eles, os motoristas estarão mais bem preparados e atentos para evitar envolvimento em acidentes, perigos potenciais e mudanças nas condições de direção ou da estrada.

2. Estabeleça políticas e diretrizes de segurança

As políticas devem abordar todos os tipos de operadores de veículos, incluindo motoristas plantonistas, se tiver em seu quadro.

É importante incluir nas políticas questões relacionadas ao bom uso dos veículos pesados, casos e restrições para o uso para fins pessoais, procedimentos em caso de incidente, etc.

3. Monitore o desempenho e o comportamento dos condutores na operação da frota pesada

Um programa de segurança da frota eficaz requer monitoramento regular do desempenho e do comportamento laboral do motorista, de modo a garantir que todos os profissionais estejam seguindo as diretrizes de segurança da frota e dirigindo com segurança.

4. Envolva as famílias dos seus motoristas em ações do Maio Amarelo

Uma das iniciativas comuns nas campanhas do Maio Amarelo e que podem ser eficientes durante o ano todo é buscar o envolvimento da família dos condutores para incentivar comportamentos mais seguros.

A família de cada motorista quer que eles fiquem seguros, e desenvolver um relacionamento significativo pode torná-los parceiros em seus esforços de segurança na empresa e nas estradas.

5. Avalie utilizar incentivo a práticas de direção segura

Para que haja um impacto significativo e longevo, é importante contar com a participação ativa e contínua de todos os motoristas. E uma forma de buscar esse engajamento é criar um programa de incentivo, que reconheça e ofereça benefícios quando se seguem práticas seguras e não há envolvimento em acidentes.

Esses benefícios podem envolver recompensas monetárias ou não monetárias – como tempo adicional de férias, folga no aniversário, entre outras. Esse tipo de prática pode ajudar, ainda, a manter seu time mais motivado e satisfeito e a reduzir as taxas de rotatividade de pessoal.

6. Crie e siga um calendário de manutenção dos veículos

A segurança de seus motoristas parte também da segurança dos veículos em que trabalham. Caminhões, reboques de tratores e outros veículos pesados, por exemplo, quando não estão em dia com sua manutenção regular, como mudanças de óleo e pastilhas de freio, têm maior probabilidade de quebrar na estrada e causar incidentes.

Portanto, é fundamental fazer a manutenção preventiva dos veículos, se certificando de que eles estão em condições adequadas e seguras.

7. Considere o uso de tecnologias para a gestão da segurança da frota 

De dispositivos GPS a software de rastreamento moderno, com as tecnologias, os gestores de frota podem ver estatísticas que variam de aceleração/desaceleração à velocidade média e tempo ocioso dos veículos, tendo, assim, dados importantes para identificar situações de risco e melhorar a segurança da frota pesada.

Ao terceirizar sua frota, esse tipo de tecnologia pode também ser fornecida pela empresa terceirizada.

E então, o que achou dessas dicas para promover a segurança na frota pesada? Sua empresa planeja se engajar no Maio Amarelo? Deixe sua mensagem nos comentários.

 

Fechar Menu