Sinistro na frota: qual a responsabilidade da terceirizada?

Sinistro na frota: qual a responsabilidade da terceirizada?

O gerenciamento eficaz de uma frota requer uma abordagem que considere seus recursos atuais, bem como os fatores internos e externos que podem afetar a operação do seu negócio. Isso inclui a ocorrência de sinistro na frota e outros incidentes que possam acontecer com seus veículos.

A terceirização de uma frota significa não apenas alugar veículos, mas, também, terceirizar as questões burocráticas quando ocorre um incidente. Essa terceirização é projetada para facilitar a sua vida, reduzir os processos administrativos, minimizar o tempo de inatividade do veículo e ajudar a gerenciar os custos.

Quando um veículo comercial se envolve em um acidente, isso pode significar um custo elevado, tanto em tempo como em dinheiro. Sendo assim, o mais inteligente é estabelecer um plano para garantir que esses custos sejam mínimos. Felizmente, existe uma alternativa simples e econômica que vem com um pacote de benefícios: a terceirização de frota.

Neste artigo, você vai conhecer as vantagens de terceirizar a sua frota, bem como transferir a responsabilidade de gestão de um possível sinistro na frota de seus veículos. Acompanhe.

Os benefícios da terceirização de frotas

O gerenciamento de veículos envolve mais do que apenas adquirir uma determinada quantidade de carros para realizar suas atividades comerciais. Esse é um processo complexo, mas, se implementado corretamente, pode reduzir o risco e gerar economias significativas para a empresa.

Diante da instabilidade financeira, do aumento da competitividade e da maior exigência dos clientes quanto à qualidade de produtos e serviços, muitas empresas se viram obrigadas a reduzir os seus orçamentos com a frota. Nesse contexto, a terceirização evoluiu para se tornar uma prática comercial padrão e bastante vantajosa.

Embora a terceirização de veículos ajude, de modo geral, a reduzir custos, aumentar a eficiência e eliminar os riscos, seu papel também é estratégico. A terceirização de operações estratégicas engloba atividades essenciais que podem afetar substancialmente um negócio se não forem bem desempenhadas, o que é o caso da frota de veículos.

A terceirização da administração de sinistro na frota

A principal vantagem de terceirizar a responsabilidade de sinistro na frota é que você não precisa lidar com a burocracia que decorre de um acidente. A empresa terceirizada, acostumada com esse tipo de procedimento, acelera o processo de reparação do veículo e reduz o tempo de inatividade da sua frota.

Essa terceirização deixa os processos sob a responsabilidade de pessoas que têm o conhecimento e a experiência do setor de seguros para lidar efetivamente com sinistros na frota.

Todos os procedimentos quanto a sinistro, reparos e recebimento de indenizações ficam por conta da locadora. Dessa forma, sua empresa pode se manter focada nas estratégias de negócio, deixando o terceiro cuidar de toda papelada.

Além disso, essas empresas investem em sistemas sofisticados, que coletam e relatam informações sobre acidentes com frotas. Os sistemas podem gerar uma ampla gama de relatórios, permitindo que os gerentes de frota identifiquem tendências e causas de acidentes quase que imediatamente.

Todas as frotas são únicas. Dessa forma, a principal vantagem da terceirização em caso de sinistro é que o provedor de serviços tem o conhecimento e a experiência para adaptar uma frota que, ao mesmo tempo que promove economia, atende aos objetivos estratégicos da sua empresa, reduzindo tempos de ociosidade e de envolvimento com burocracias.

Com isso, o gerenciamento de sinistro da frota feito por uma empresa terceirizada se torna na escolha mais inteligente para o crescimento e a sustentabilidade do seu negócio.

E você, o que tem feito para administrar os casos de sinistro na frota? Já pensou em terceirizar essas atividades e focar em áreas mais estratégias de negócio? Entre em contato conosco e saiba como potencializar a gestão da sua frota de veículos.

Fechar Menu