Metas na frota de veículos pesados para adotar em 2021

Metas na frota de veículos pesados para adotar em 2021

Frotas de veículos pesados são ativos de alto custo, portanto, maximizar seu valor é crucial para empresas com este tipo de operação. Nessa hora, estabelecer metas de gestão de frota de veículos pesados, controlando-as e obtendo insights de melhorias a partir disso, é algo fundamental.

Mas, pare e avalie: você gerencia sua frota a partir de um nível tático – apagando incêndios do dia a dia – ou de um nível estratégico, com foco em alcançar objetivos específicos de longo prazo?

Para realmente ser bem-sucedida, a gestão de frota precisa ir além de gerenciar o trabalho diário de forma reativa. Ela deve ser orientada por metas e resultados, praticar o gerenciamento estratégico de frota, o que enfatiza a importância de atingir os objetivos e o uso de métricas para avaliar o progresso.

Continue a leitura e veja dicas para fazer isso e aperfeiçoar sua gestão de frota em 2021. Acompanhe a seguir.

Como fazer uma gestão de frota de veículos pesados orientada a metas?

Ao começar este trabalho, considere o provérbio chinês: “Uma jornada de mil milhas começa com a primeira etapa”. Ao medir o desempenho da frota pesada, defina metas realistas para melhorias. E, ao atingir esses objetivos, eleve o nível e continue medindo.

Tenha em mente que manter uma frota eficiente não é uma meta, mas uma jornada. Você precisa manter a alimentação de métricas em seus processos para melhorar continuamente o desempenho da frota de veículos pesados.

E, para serem realmente eficazes, as metas de gestão de frota de veículos pesados que você desenvolve e monitora precisam fazer parte do gerenciamento diário da frota. As metas mais poderosas são aquelas que medem diretamente os resultados desejados, como redução de custos, melhoria de desempenho, consistência do serviço ou qualquer coisa que tenha números associados a ela ou que possa ser quantificada.

Ainda, escolha metas e métricas que permitam tomar decisões que beneficiem não apenas as operações da frota, como também o negócio como um todo. Estabeleça quais são importantes para a organização e certifique-se de que todos os envolvidos estejam a bordo e saibam da importância dessas metas de gestão de frota de veículos pesados. Afinal, elas serão inúteis a menos que orientem, engajem e levem a melhorias.

6 metas de gestão de frota de veículos pesados para aprimorar sua operação em 2021

Lembre-se que as metas devem ser SMART (S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). Assim, elas precisam representar questões quantificáveis, o mais específicas possível, que sejam, de fato, importantes para a operação e para a empresa e associadas a um prazo e a um número (x%).

A seguir, traremos alguns exemplos de metas de gestão de frota de veículos pesados mais genéricas, para inspirar suas metas SMART que devem ser específicas de seu negócio.

1. Custo por quilômetro rodado

Essa pode ser uma das mais importantes metas de gestão de frota de veículos pesados por ser diretamente associada aos resultados financeiros da operação. E, geralmente, há uma margem significativa de redução desse custo a partir da detecção de desperdícios e gargalos na operação.

Assim, acompanhando essa meta, será possível identificar falhas, custos ocultos e oportunidades de melhorias, além, é claro, de obter redução dos custos da frota e de estabelecer uma política de precificação de serviços mais acurada.

No entanto, lembre-se que aqui não trata-se apenas dos gastos com combustível por quilômetro rodado, mas também de custos com pedágios, impostos, seguro, motorista e outros.

Se você tiver dificuldades para fazer esse levantamento e administração de custos, uma boa alternativa pode ser fazer a terceirização dessa atividade mais burocrática, agindo apenas no nível estratégico de análise e tomada de decisões para o atingimento das metas de gestão de frota de veículos pesados.

2. Tempo de ociosidade dos veículos

Outra das metas de gestão de frota de veículos pesados importantes está relacionada a manter os veículos na estrada. Afinal, altos níveis de ociosidade podem representar queda de faturamento e participação de mercado.

Para quem gerencia uma frota própria de veículos, é importante, a partir desse acompanhamento, criar táticas para minimizar o tempo que o veículo fica parado e deixa de gerar valor para o negócio.

Outra alternativa é, para evitar prejuízos e ter um correto dimensionamento de frota para sua operação, optar pela terceirização de veículos.

3. Multas por motorista ou rota

É importante monitorar e controlar esse indicador e estabelecer uma meta para reduzir essas ocorrências. Afinal, multas são desperdícios que drenam sua lucratividade e que representam problemas na operação de frota e de comportamento dos condutores que podem, também, levar à depreciação precoce dos veículos, custos extras com manutenção e prejuízos à imagem do negócio.

4. Custos operacionais do veículo

Um dos principais objetivos dos gerentes de frota é controlar e reduzir os custos operacionais dos veículos. Ao reduzir o risco de avaria, pode-se evitar os custos de recuperação do veículo, manutenções de emergência ou substituições desnecessárias de peças.

A manutenção regular também contribui para a eficiência de combustível dos veículos, ajudando a reduzir os custos de combustível da frota. Ainda, alguns exemplos de áreas onde sua frota pode estar desperdiçando combustível e que devem ser monitoradas para essas metas são marcha lenta excessiva, acelerações bruscas, RPM excessivo e uso não autorizado.

É possível utilizar a telemetria para esse acompanhamento e ter o apoio de um software de gerenciamento de frota para registrar e analisar os dados de desempenho do veículo, como economia de combustível, e planejar a manutenção preventiva para evitar o consumo excessivo de combustível e obter melhorias com essas metas de gestão de frota de veículos pesados.

5. Melhor aproveitamento e produtividade da equipe

Assim como a ociosidade e o baixo aproveitamento dos veículos podem ser onerosos e problemáticos, ter condutores com baixa produtividade também pode ser um indicativo de riscos e perdas em sua operação.

Assim, entre as metas de gestão de frota de veículos pesados, considere opções como taxa de serviço por motorista (a porcentagem de condução em serviço), taxa de inatividade do motorista, etc.

6. Satisfação do cliente de cadeia fria

A frota de veículos pesados é bastante requisitada para o transporte de produtos da cadeia fria. Entretanto, há neste tipo de trabalho diversos desafios e, muitas vezes, perde-se clientes por problemas nesse tipo de prestação de serviço.

Por isso, avalie ter entre as metas de gestão de frota de veículos pesados algum objetivo específico para se destacar nesse mercado, monitorando e atuando para reduzir indicadores como número de incidentes de temperatura e número de disputas e elevar o nível de satisfação do cliente.

Para saber mais sobre o tema, confira também o artigo: Controle de veículo de frotas em 6 passos.

 

Fechar Menu